Diretoria de Ensino da Região de Jacareí

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
TEMPO... (Carlos Drummond de Andrade)
III Formação de Português Ensino Regular – PAT1cf III e IV e Todos pela Aprendizagem 14 de junho
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
LÍNGUA PORTUGUESA.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Mediação e Linguagem II
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Tempo.
Apropriação de resultados SADEAM 2012
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Programa Ler e Escrever
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO - AAP
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
DIRETORIA DE ENSINO DE ITU
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
1° dia de aula Recepção.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Recuperação
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Oficina de Apropriação de Resultados
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Mensagem de Natal.
Oficina de Apropriação de Resultados
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
DESENHO DO.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
(PARTE I).
Oficina de Apropriação de Resultados
Projeto de Apoio à Aprendizagem
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Ensinamento Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
COMUNIDADE HEBROM MEDITAÇÃO 28 DE DEZEMBO DE 2008 COMUNIDADE HEBROM MEDITAÇÃO 28 DE DEZEMBO DE 2008.
1ª Formação de Professores Coordenadores
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
O poema “O Tempo”, de Carlos Drumond de Andrade sintetiza tudo, e diz:
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Transcrição da apresentação:

Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo e Mecanismos de Apoio Escolar

Diretoria de Ensino da Região de Jacareí Equipe de Língua Portuguesa

Cortar o tempo Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.  Carlos Drummond de Andrade 

Objetivos: Apresentar os dados comparativos das edições de 2012; Analisar questões da Avaliação da Aprendizagem em Processo, a fim de discutir atividades que possam contribuir para o avanço dos alunos, a partir das dificuldades apresentadas na Avaliação da Aprendizagem em Processo.

Pauta: Abertura e apresentação; Estudo comparativo dos resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012; Análise de questões da Avaliação da Aprendizagem em Processo 4ª edição; Avaliação do encontro.

A Avaliação da Aprendizagem em Processo visa proporcionar intervenções mais rápidas e pontuais, a tempo de melhorar o aprendizado do estudante no mesmo semestre letivo. Essa ação deverá interferir diretamente no aprimoramento da progressão continuada. A avaliação é voltada para estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regular, e testa os conhecimentos dos jovens em Português e Matemática. A aplicação é feita pelo professor da própria disciplina, no horário regular das aulas e em dias diferentes para língua portuguesa e matemática. Para alunos com deficiência visual são impressas provas em Braille ou com caracteres ampliados.

Complementarmente a esse diagnóstico inicial, os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo devem ser utilizados, uma vez que essa avaliação tem como objetivo principal, instrumentalizar e nortear o trabalho da equipe gestora e dos professores, com ações de intervenções mais rápidas e pontuais, a tempo de melhorar o aprendizado do aluno no mesmo semestre letivo. Além disso, a avaliação também tem a função de embasar o corpo docente durante as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo - ATPC.

Temas de leitura

Tema 1: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

Tema 2: Reconstrução dos sentidos do texto.

Tema 3: Reconstrução da textualidade

Tema 4: Reconstrução da intertextualidade e relação entre textos.

Tema 5: Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita.

Tema 6: Compreensão de textos literários.

Comparativo das edições de 2012 Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa

6º ano: 1º semestre: 2 questões com menos de 50% de acertos;

7º ano: 1º semestre: 10 questões com menos de 50% de acerto

1º ano do Ensino Médio 1º semestre: 6 questões com menos de 50% de acerto. 2 semestre: 5 questões

2º ano do Ensino Médio 1º semestre: 8 questões com menos de 50% de acertos. 2º semestre: 5 questões.

Quadro comparativo

Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição Análise de questões 9º ano

Análise de questões do 3º ano do Ensino Médio

Elaboração de Plano de Ação de Leitura Diretoria de Ensino da Região de Jacareí

Grupos para elaboração do Plano: 1 – Arujá 2 – Santa Isabel e Igaratá 3 – Guararema 4 – Jacareí (9 escolas) 5 – Jacareí (9 escolas) 6 – Jacareí (9 escolas)

Etapas para elaboração do plano de ação: Habilidades (preferencialmente 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio0; Conteúdos; Procedimentos; Estratégias; Materiais utilizados; Acompanhamento (a ser realizado conjuntamente com a Equipe de Língua Portuguesa do Núcleo Pedagógico), até o mês de agosto.

Avaliação do Encontro