VALORIZAÇÃO DO PESCADO DOS AÇORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seca A importância da água !.
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA -UESB
Processamento de Alimentos de Origem Vegetal Profa. Sandra R. B. Silva
Tecnologia dos Produtos de Origem Vegetal
Professora e enfermeira : Carla Gomes
Liofilização Freeze-Drying Operações Unitárias
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
Segurança Alimentar Profª: Bruna Gratão.
Principais métodos de conservação dos alimentos
Padrões Mínimos de Segurança
INFLUÊNCIA DOS FACTORES DO MEIO NO COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
Balanceamento de Linhas
A Pesca.
Tecnologia em Logística
Pescado e Soberania Alimentar Rute B. Pontuschka - UNIR
CLÍNICA DE VACINAS 1-Documentos exigidos 2-Sala de vacinas
Boas práticas para a produção de bivalves – Ria Formosa
Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre transferida do meio.
Conservação de Energia
Calor e TEMPERATURA.
CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
Microrganismos indicadores
Manual de Segurança para PONTES ROLANTES
Um grande problema de Magalhães : “A conservação da comida”
MECÂNICA - DINÂMICA Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento Cap. 15.
INFLUÊNCIA DOS FACTORES DO MEIO NO COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
Rochas: Arquivos da História da Terra
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
Liofilização Purificação de Produtos Biotecnológicos
Condensadores resfriados a ar
Grupo 11 iElderly– Assistente de Serviços •Bruno Oliveira n.º •Tiago Alves n.º
Os Cinco Pontos-Chave da Organização Mundial da Saúde para a Inocuidade dos Alimentos Funny Chefs Na Cozinha.
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
Conservação, melhoramento e produção de novos alimentos
OPERAÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR
Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios
Estudos de Estabilidade
CHECK-LIST NR 17.
1.
Seminário de Formação Avançada "Gestão de Risco na Indústria“
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
VALORIZAÇÃO DO PESCADO DOS AÇORES
A Gestão de Higiene Tim Hogg ESB-UCP 2002 A gestão da higiene Autocontrolo incluindo HACCP Boas Práticas de Higiene Boas Práticas de Fabrico Gestão.
Material elaborado por Prof.MEng.Ivandro Bonetti
CONTROLES DE TEMPERATURAS E UMIDADES EM ARMAZENS
Operação do EVS.
2. A pesca em Portugal.
CONTROLE HIGIÊNICO SANITÁRIO DE LACTÁRIOS
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
Treinamento de uso e conservação de epis
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA “FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”.
Beneficiamento O beneficiamento se refere a todas as etapas, pós-colheita, de preparação da semente para comercialização; manipulação; pré-limpeza; secagem;
Como organizar a geladeira
Regras de ouro da “OMS” Preparação inócua de alimentos
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
Boas práticas na gastronomia de feiras
Packing House.
IMUNIZAÇÃO Rede de Frios.
A actividade piscatória. Existem várias actividades económicas relacionadas com os recursos marítimos, mas a actividade piscatória é a mais importante.
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
 Exerce ação direta sobre os m.o.  Retarda a ação das enzimas  Conserva, prolongando vida de prateleira. Processo caro: “cadeia do frio” Manutenção.
Transcrição da apresentação:

VALORIZAÇÃO DO PESCADO DOS AÇORES MANUSEAMENTO, ESTIVA , TRANSPORTE E CONSERVAÇÃO OPERAÇÕES EM TERRA M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

PESCADO – ALIMENTO ALTAMENTE PERECÍVEL Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação PESCADO – ALIMENTO ALTAMENTE PERECÍVEL INICIA A SUA DEGRADAÇÃO LOGO APÓS A MORTE EXIGE CUIDADO NA MANIPULAÇÃO PARA EVITAR TRAUMATISMOS ARREFECIMENTO IMEDIATO APÓS CAPTURA M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação Os sistemas refrigeração por água gelada, devem assegurar uma taxa de arrefecimento que garanta que a mistura de peixes e água do mar limpa atinja 3 °C, no máximo, 6 horas após o enchimento e 0 °C, no máximo, após 16 horas Reg. (CE) 853/2004 O PEIXE DEVE SER REFRIGERADO A BORDO LOGO APÓS A CAPTURA, QUER POR MISTURA COM GELO, QUER ATRAVÉS DA IMERSÃO EM ÁGUA GELADA, QUE PODE SER ÁGUA DO MAR LIMPA OU UMA SALMOURA PREPARADA COM ÁGUA DOCE Foto Rita Cordeiro M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação REQUISITOS APLICÁVEIS DURANTE E APÓS O DESEMBARQUE 1. Os operadores das empresas do sector alimentar responsáveis pela descarga e o desembarque dos produtos pesca devem: a) Assegurar que o equipamento de descarga e desembarque que entra em contacto com os produtos da pesca é constituído por materiais fáceis de limpar e desinfetar e é mantido em bom estado de conservação e limpeza; e b) Evitar a contaminação dos produtos da pesca durante a descarga e o desembarque, em especial: i) efetuando a descarga e o desembarque rapidamente, ii) colocando os produtos da pesca sem demora num ambiente protegido à temperatura especificada iii) não usando equipamentos e práticas suscetíveis de danificar desnecessariamente as partes comestíveis dos produtos da pesca. Reg. (CE) 853/2004 Foto Rita Cordeiro M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação 3. Quando não tenha sido possível proceder à refrigeração a bordo do navio, os produtos da pesca frescos, com exclusão dos que forem mantidos vivos, devem ser refrigerados o mais rapidamente possível após o desembarque e armazenados a uma temperatura próxima da do gelo fundente. Reg. (CE) 853/2004 Foto Rita Cordeiro M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação Fotos Rita Cordeiro M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação Fotos Rita Cordeiro M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação Os peixes são animais aquáticos e como tal para manterem a integridade da pele, esta tem que estar sempre húmida; por isso o melhor meio de conservação de pescado refrigerado é o gelo fundente M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação  Tempo médio de conservação de pescado em gelo. Temperatura 0,5 / 1ºC Humidade relativa > 95% Se forem arrefecidos nas primeiras 6 horas após captura Espécie Tempo Dias Atum, Cachucho, Bica, Sargo 15 Pregado, Linguado, Azevia 10 / 12 Cantaril, Bacalhau 10 Sarda, sardinha 5 Camarão Caranguejo 7 Ostra, Ameijoa M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação Super chilling Arrefecimento do peixe imediatamente após captura, até -1ºC e manutenção a essa temperatura durante todo o tempo de armazenagem. Permite aumentar em cerca de 50% o tempo de conservação de peixe refrigerado. Pode ser adaptada para minimizar os problemas do transporte de peixe das ilhas com dificuldades de transporte aéreo. M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação Más condições de conservação Boas condições de conservação M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação Más condições de conservação Boas condições de conservação M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores CONGELAÇÃO EXCELENTE PROCESSO DE CONSERVAÇÃO DO PESCADO c) «Produto congelado» todo o produto da pesca que sofreu uma congelação que permite obter uma temperatura no seu centro térmico de pelo menos –18º C, após estabilização térmica; D.L. 37/2004 N.P. 1724 / 2011 «Produto ultracongelado» todo o produto da pesca que foi submetido a um processo adequado de congelação, dito «ultracongelação», que permite ultrapassar tão rapidamente quanto necessário a zona de cristalização máxima, fazendo que a temperatura do produto, em todos os seus pontos e após estabilização térmica, se mantenha sem interrupção a níveis iguais ou inferiores a –18º C e que é comercializado pré-embalado, com menção de que se trata de um ultracongelado; M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

Valorização do pescado dos Açores CONGELAÇÃO SALMOURA AR FORÇADO M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação Peixe congelado embalado Estiva de longa duração Peixe congelado não embalado Estiva a granel para indústria M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação A embalagem tem uma importância fundamental na conservação de pescado congelado M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.

M. Abreu Dias - Alicontrol Lda. Valorização do pescado dos Açores Manipulação, Estiva, Transporte e Conservação A qualidade do pescado congelado depende mais do respeito pela cadeia de frio no circuito comercial, do que da rapidez da congelação As flutuações de temperatura durante a comercialização provocam desidratação, alteração do sabor e da textura do pescado M. Abreu Dias - Alicontrol Lda.