Marcelo Ribeiro Moreno

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Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de TI
Transcrição da apresentação:

Marcelo Ribeiro Moreno mrmlinux@hotmail.com GESTÃO DE TI Marcelo Ribeiro Moreno mrmlinux@hotmail.com

GESTÃO DE TI AGENDA APRESENTAÇÃO PARTE I – TEORIA PARTE II – GESTÃO DE TI NA PRÁTICA

GESTÃO DE TI Parte I Apresentação Professor dos cursos de SIS, ADM e Redes na FGP – Pederneiras Diretor do Depto de Processamento de Dados da Prefeitura Municipal de Bauru Passou por empresas como AT&T,HP,Oracle,revenda SAP e Totvs.

GESTÃO DE TI Parte I Introdução A concepção sobre Gestão de TI pode se apoiar em 4 pilares: Projetos Processos Pessoas Indicadores

GESTÃO DE TI Parte I Introdução O gestor pode se basear no Balance Scorecard (BSC) ou no ITIL para saber o nível de maturidade da gestão de TI.

GESTÃO DE TI Parte I Introdução Nível 0 – Caótico Neste nível a TI tenta sobreviver às demandas diárias da organização. (Base de dados não unificada, várias centrais de atendimento tentando atender uma demanda maior que sua capacidade).

GESTÃO DE TI Parte I Introdução Nível 1 - Reativo Neste nível a empresa apresenta um certo grau de organização visando à redução de problemas, já apresentando padrões e bases de dados unificadas. Mas ainda age de forma reativa.

GESTÃO DE TI Parte I Introdução Nível 2 - Proativo Este nível é considerado bastante satisfatório para a grande maioria das empresas, este nível é alcançado quando o setor é capaz de controlar completamente os seus sistemas e equipamentos.

GESTÃO DE TI Parte I Introdução Nível 3 – Serviços Completo e detalhado planejamento de capacidade dos recursos de acordo com o crescimento da empresa, podendo a área de TI comprometer-se junto a seus usuários com Níveis de Serviço SLA (Service Level Agreement).

GESTÃO DE TI Parte I Introdução Nível 4 Valor O nível 4 é identificado quando o setor de TI de uma empresa está efetivamente a serviço das estratégias de negócio da organização e é capaz não só de entregar serviços de alta qualidade como também ajuda a empresa.

GESTÃO DE TI Parte I Introdução PALAVRA CHAVE: Alinhamento estratégico entre negócios e TI.

GESTÃO DE TI Parte I Projetos O CIO (Chief Information Officer) deve contar com metodologias específicas no gerenciamento de projetos. Exemplo: PMI

GESTÃO DE TI Parte I Processos Empresas devem conhecer e mapear todos os seus processos. As organizações de software a melhorar seus processos de desenvolvimento. Exemplo: CMM para software Capability Maturity Model for software)

GESTÃO DE TI Parte I Processos

Grupo de trabalho ou time de trabalho? GESTÃO DE TI Parte I Pessoas Grupo de trabalho ou time de trabalho?

No grupo de trabalho existem organização e interação. GESTÃO DE TI Parte I Pessoas No grupo de trabalho existem organização e interação.

GESTÃO DE TI Parte I Pessoas No time de trabalho existem organização, interação, motivação das pessoas para juntas atingirem os objetivos e, ainda, a percepção clara, por todos os membros, da importância de si e dos demais membros no atingir dos objetivos.

GESTÃO DE TI Parte I Pessoas No time de trabalho: Assumem-se riscos O grupo transforma-se em time quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento;

Este pilar é o de maior dificuldade para os gestores ! GESTÃO DE TI Parte I Pessoas Este pilar é o de maior dificuldade para os gestores !

GESTÃO DE TI Parte I Indicadores O CobiT (Control Objectives for Information and related Technology) inclui recursos tais como um sumário executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria e um conjunto de ferramentas de implementação.

GESTÃO DE TI Parte I Indicadores As práticas de gestão do CobiT são recomendadas pelos peritos em gestão de TI que ajudam a otimizar os investimentos de TI e fornecem métricas para avaliação dos resultados. O CobiT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas.

GESTÃO DE TI Parte I Mudança de Foco Palavra chave: TI agora é voltada a serviços !

GESTÃO DE TI Parte I Mudança de Foco - ITIL O ITIL (IT Infrastructure Library) é um dos modelos de gestão para serviços de TI mais adotados pelas organizações. O ITIL é um modelo não-proprietário e público que define as melhores práticas para o gerenciamento dos serviços de TI.

GESTÃO DE TI Parte I Mudança de Foco - ITIL Cada módulo de gestão do ITIL define uma biblioteca de práticas para melhorar a eficiência de TI, reduzindo os riscos e aumentando a qualidade dos serviços e o gerenciamento de sua infra-estrutura.

GESTÃO DE TI Parte I Mudança de Foco - OUTSOURCING Nos próximos anos, teremos uma mudaça do outsourcing como conhecemos hoje.

GESTÃO DE TI Parte II Gestão de TI na prática Nos próximos anos, teremos uma mudaça do outsourcing como conhecemos hoje.

GESTÃO DE TI OBRIGADO! mrmlinux@hotmail.com