Grupo de Ação Regional Encontro de 25 de março 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
e o Fundo Social Europeu
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
O Novo PRIME Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Janeiro de 2006.
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego Faro, 12 de outubro de 2012.

Abril  2014 Acordo de Parceria A Investigação e Inovação no Domínio da Competitividade e Internacionalização: oportunidades mobilizadoras Diretora.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
Plano Estratégico Regional de Turismo
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Rosário Gambôa Instituto Politécnico do Porto
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Escolas Empreendedoras Concurso de Ideias
CEC, 13 de Novembro de 2013 Luísa Bernardes CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro.
Premissas Dados das Microrregiões.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
A RIS3 do Centro de Portugal
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
1 VALORIZAR E TORNAR MAIS COMPETITIVA A REGIÃO ALENTEJO OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA NO HORIZONTE EUROPA 2020 Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
«PDR2020 E EMPREENDEDORISMO AGRÍCOLA» Coimbra, 21 de maio de 2015
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Catarina Vieira e Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro Fevereiro 2010.
Transcrição da apresentação:

Grupo de Ação Regional Encontro de 25 de março 2013 Programa Região de Leiria 2020

Estratégia 2020 – Quadro de referência Estratégia 2020 – Metodologia Índice Estratégia 2020 – Quadro de referência Estratégia 2020 – Metodologia Estratégia 2020 – Potencial de Desenvolvimento da Região (5+5) Reflexão sobre a estratégia e projetos 14-20 para a região. Próximos passos

Estratégia 2020 – Quadro de referência Estratégia 2020 – Metodologia Índice Estratégia 2020 – Quadro de referência Estratégia 2020 – Metodologia Estratégia 2020 – Potencial de Desenvolvimento da Região (5+5) Reflexão sobre a estratégia e projetos 14-20 para a região. Próximos passos

Crescimento Inteligente Crescimento Sustentável Crescimento Inclusivo Estratégia 2020 – Quadro de Referência Crescimento Inteligente Crescimento Sustentável Crescimento Inclusivo PRIORIDADES TEMAS INICIATIVAS Crescimento inteligente Inovação “União da Inovação” Educação “Juventude em movimento” Sociedade Digital “Agenda Digital para a Europa” Crescimento sustentável Energia limpa e eficiente “Uma Europa eficiente em termos de recursos” Competitividade “Uma política industrial para a era da globalização” Crescimento inclusivo Emprego “Agenda para novas competências e empregos” Pobreza “Plataforma Europeia contra a pobreza”

Estratégia 2020 – Quadro de Referência Uso mais coerente dos fundos estruturais 2014-2020 Simplificação dos processos, controlo e gestão; quadro estratégico comum Aumento da eficiência e desempenho – integração e gestão dos recursos Abordagem integrada e orientada para resultados; Acordos de parceria; Programas Multifundo; regras comuns para diferentes fundos. Enfoque no planeamento estratégico Fortalecimento do papel das regiões; envolvimento de todos os intervenientes; reestruturação dos programas de forma a melhor adaptarem-se à realidade. Orientação para resultados: um desafio comum! Da despesa ao desempenho; concentração temática; cumprimento cumulativo das regras dos fundos estruturais

Estratégia 2020 – Quadro de referência Estratégia 2020 – Metodologia Índice Estratégia 2020 – Quadro de referência Estratégia 2020 – Metodologia Estratégia 2020 – Potencial de Desenvolvimento da Região (5+5) Reflexão sobre a estratégia e projetos 14-20 para a região. Próximos passos

Metodologia Reforçar a afirmação e a competitividade da Região de Leiria no contexto regional, nacional e internacional e robustecer a cooperação e articulação estratégica entre os 10 municípios, fomentando ligações virtuosas com parceiros estratégicos.

Metodologia Grupo de Ação Regional Envolvimento, copromoção e corresponsabilização de todas as partes interessadas em torno de uma visão e estratégia comuns. Alinhamento entre investimetnos públicos e privados. Grupo de Ação Regional Alinhamento de investimentos públicos e privados. Estratégias de desenvolvimento integradas e contratos territoriais de parcerias Quadro de referência comum Identificação do potencial de desenvolvimento e atividades regionais que possam contribuir para melhorar a competitividade, em conjunto com o desenho de políticas específicas para promover esse potencial (incluindo a forma de mobilizar partes interessadas) Especialização inteligente Fonte: http://s3platform.jrc.ec.europa.eu/s3pguide

Metodologia Fase 1. Planeamento detalhado do projeto Fase 6. Desenvolvimento do Programa Estratégico Região de Leiria 2020 Fase 5. Definição de Estratégia Regional Região de Leiria 2020 Fase 4. Apoio no estabelecimento de redes e parcerias supra regionais Fase 3. Criação e dinamização do Grupo de Ação Regional Região de Leiria 2020 Fase 2. Análise do potencial de desenvolvimento regional Fase 1. Planeamento detalhado do projeto

Metodologia FASE 1. PLANEAMENTO Planeamento detalhado Reunião com CCDR-C Elaboração de materiais de comunicação Definição de mecanismos de acompanhamento FASE 2. ANÁLISE DO POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Análise de instrumentos regionais e locais Recolha e tratamento de dados quantitativos Entrevistas e inquéritos online Elaboração de análise SWOT

Metodologia FASE 3. CRIAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DO GRUPO DE AÇÃO REGIONAL 2020 Identificação de domínios chave Identificação de entidades a envolver Ciclo de debates Análise, avaliação e disseminação dos resultados FASE 4. APOIO NO ESTABELECIMENTO DE REDES E PARCERIAS SUPRA REGIONAIS Contactos com entidades nacionais e internacionais relevantes Recolha e tratamento de dados quantitativos Apoio no levantamento e participação em eventos relevantes Apoio no contacto com outras regiões tendo em vista a integração em redes

Metodologia FASE 5. DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA REGIONAL REGIÃO DE LEIRIA 2020 Identificação de tendências no horizonte 2020 Definição de visão e objetivos estratégicos Definição e prioritização de domínios e desafios estratégicos para o desenvolvimento regional Definição de modelo de avaliação FASE 6. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA ESTRATÉGICO REGIONAL REGIÃO DE LEIRIA 2020 Identificação de atividades/projetos regionais Modelo de cooperação e de governação Definição de plano individualizado Desenvolvimento e disseminação do Programa Estratégico Região de Leiria 2020

Metodologia Mês 1 2 3 4 5 6 7 8 9 FASE … FASE 1. PLANEAMENTO FASE 2. ANÁLISE DO POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL … FASE 3. CRIAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DO GRUPO DE AÇÃO REGIONAL REGIÃO DE LEIRIA 2020 FASE 4. APOIO NO ESTABELECIMENTO DE REDES E PARCERIAS SUPRA REGIONAIS FASE 5. DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA REGIONAL REGIÃO DE LEIRIA 2020 FASE 6. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA ESTRATÉGICO REGIONAL REGIÃO DE LEIRIA 2020

Metodologia Região de Leiria 2020 Subgrupo Crescimento Inteligente Subgrupo Crescimento Sustentável Subgrupo Crescimento Inclusivo CONSELHO EXECUTIVO EQUIPA TÉCNICA COMIITÉ ESTRATÉGICO DE ACOMPANHAMENTO Aconselha Orienta Solicita apoio Reporta Representa os Subgrupos Gere as atividades Valida a informação Divulga a informação Subgrupos de Ação Regional Núcleo de Representação Região de Leiria 2020 Solicita aconselhamento Coordena e articula as atividades Divulga informação aos subgrupos Disseminam os resultados dos debates temáticos

Metodologia Datas ? Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Atividades Reuniões de trabalho 1.apresentação GAR 25 março 2013 11. Sessão conjunta de apresentação de resultados e compromisso Debates temáticos 2, 3 e 4. Reuniões setoriais de preparação 5. Debate temático 1 6. Debate Temático 2 7. Debate Temático 3 8, 9 e 10 Reuniões setoriais de reflexão conjunta Datas ?

CRESCIMENTO INTELIGENTE Metodologia CRESCIMENTO INTELIGENTE CM Batalha Escola profissional de Pombal CM Leiria Escola Profissional de Leiria CM Marinha Grande Escola Profissional da Marinha Grande CM Pombal ISLA CM Porto de Mós Associação Empresarial de Penedo Granada (AEPG) ADAE Associação Empresarial do Pinhal Interior Cm Alvaiázere AEDA - Associação Empresarial de Ansião Cm Ansião Associação de Desenvolvimento de Empresas Concelho Alvaiázere Cm Figueiró dos Vinhos Escola Tecnológica e Profissional de Sicó Cm Castanheira de Pera Escola Técnica da Zona do Pinhal (ETPZP) Cm Pedrógão Grande Trilhos do Zêzere - Organização de Eventos Turísticos Ministério da Economia ADXTUR - Aldeias do Xisto CCDRC Armando Carvalho, Eng.º Pinhais do Zêzere Aldear - Turismo Rural e de Habitação Direção Geral de Cultura do Centro RUSTINVEST IPL CASALFRIAS - Turismo no Espaço Rural POOL NET / CENTIMFE Região de Turismo do Centro CEFAMOL Albano Morgado SA. NERLEI Francisco Batista Têxteis APED - Ass. Emp. Diversões TIEL, S.A. ENERPELETS TIEL Transportes Terras de Sicó Associação Nacional de Jovens Empresários FORESTIS – Associação Florestal de Portugal LUÍS de MATOS   José Silva Duarte - Produção de Azeite 47 entidades

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL Metodologia CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL CM Batalha ADXTUR - Aldeias do Xisto CM Leiria Armando Carvalho, Eng.º CM Marinha Grande Aldear - Turismo Rural e de Habitação (ALV) CM Pombal RUSTINVEST (FVN) CM Porto de Mós CASALFRIAS - Turismo no Espaço Rural (ANS) ADAE CEPAE CM ALVAIÁZERE ENERDURA CM ANSIÃO DRAPC CM FIGUEIRÓ DOS VINHOS PARQUE NATURAL SAC CM CASTANHEIRA DE PERA VALORLIS CM PEDRÓGÃO GRANDE SIMLIS Ministério da Economia Biomassa CCDRC APFLOR Pinhais do Zêzere Associação de Caça e Pesca Direção Geral de Cultura do Centro Associação Refúgios de Pedra (FVN) Terras de Sicó Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas FORESTIS – Associação Florestal de Portugal Autoridade Nacional de Protecção Civil Trilhos do Zêzere - Organização de Eventos Turísticos 34 entidades

CRESCIMENTO INCLUSIVO Metodologia CRESCIMENTO INCLUSIVO CM Batalha Escola Profissional de Leiria CM Leiria Escola Profissional da Marinha Grande CM Marinha Grande ISLA CM Pombal Escola Tecnológica e Profissional de Sicó CM Porto de Mós Escola Técnica da Zona do Pinhal (ETPZP) ADAE Armando Carvalho, Eng.º Cm Alvaiázere Instituto Português do Desporto e Juventude Cm Ansião Segurança Social - Centro Distrital de SS de Leiria Cm Figueiró dos Vinhos IEFP regional – Centro de Emprego Leiria Cm Castanheira de Pera Centro Formação -IEFP Cm Pedrógão Grande ARS Centro, IP Ministério da Economia ACILIS CCDRC Santa Casa da Marinha Grande (em representação das SCM) Pinhais do Zêzere CerciPom Direção Geral de Cultura do Centro CerciLei Escola profissional de Pombal Misericórdia de Pombal 32 entidades

Estratégia 2020 – Quadro de referência Estratégia 2020 – Metodologia Índice Estratégia 2020 – Quadro de referência Estratégia 2020 – Metodologia Estratégia 2020 – Potencial de Desenvolvimento da Região (5+5) Reflexão sobre a estratégia e projetos 14-20 para a região. Próximos passos

Estratégia 2020 – Potencial de desenvolvimento Sessão regional PINHAL LITORAL 2020 Desenvolvimento de elementos de comunicação: Página Web (pinhallitoral2020.cimpl.pt), brochura. Entrevistas com os presidentes dos cinco municípios do Pinhal Litoral Questionário à população: “como quero a região em 2020” Questionário a entidades. Desenvolvimento do D3. Avaliação do Potencial Regional do Pinhal Litoral

Estratégia 2020 – Potencial de desenvolvimento DOMÍNIOS DIFERENCIADORES DA REGIÃO CENTRO: Atividade agroflorestal; Mar Turismo TICE Materiais Biotecnologia Saúde e Bem-Estar “PRIORIDADES ESTRATÉGICAS NUCLEARES para a Região Centro entre 2014-2020: Criar Valor Acrescentado; Reforçar a Coesão Territorial; Gerar, captar e reter talento; Dar vida e sustentabilidade a infraestruturas existentes; Consolidar a Capacitação Institucional Fonte: Crer2020 – CCDRCENTRO, pp. 44 e 45.

Estratégia 2020 – Potencial de Desenvolvimento Território e população Crescimento Inteligente Especialização setorial Mapeamento das TIC Políticas de inovação Políticas de Empreendedorismo Internacionalização Educação e I&D Crescimento Sustentável Alterações climáticas Gestão da água e resíduos Crescimento inclusivo Emprego Ensino e Formação Pobreza e Exclusão social

“CIMPL” “CIMPIN 5” Estratégia 2020 – Trabalho desenvolvido Fonte: Crer2020 - CCDRCENTRO

Máquinas e equipamentos Estratégia 2020 – Potencial de Desenvolvimento Áreas de especialização industrial específicas da região Quociente de localização (nº empresas). Volume de negócios/ Emprego. Materiais de construção Agroalimentar? Moldes e ferramentas Alimentares Cerâmica Máquinas e equipamentos Rocha Plásticos e borrachas Madeiras Vantagens competitivas. Exportações. Atividades de I&D / Patentes (IPL). Marcas Registadas. Diferenciação do produto. Suporte institucional… Vidro Metálicos Cimento Têxteis Vestuário? Automóvel Habitação Material Elétrico Embalagens

Estratégia 2020 – Potencial de Desenvolvimento … estruturas de apoio à inovação: Instituto Politécnico de Leiria Incubadora de Empresas D. Dinis Incubadora de Empresas OPEN Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos Polo de Competitividade e Tecnologia “Engineering and Tooling”

Estratégia 2020 – Potencial de desenvolvimento Moldes e ferramentas Indústrias em plena competição no mercado global Cluster de empresas e estruturas de apoio à inovação Competitividade assente na diferenciação do produto. Aplicação e resultados de I&D (patentes e marcas registadas) Acesso a SCT conhecedor e atividades de I&D nas empresas. Ganho de quotas de mercado. Elevada dependência do setor automóvel Capacidade limitada de imposição dos preços. Predomínio das exportações em bens de baixa tecnologia. Lacunas na gestão e inovação não tecnológica (organização, marketing, etc.) Posicionamento na respetiva cadeia de valor.

Materiais de construção Estratégia 2020 – Potencial de desenvolvimento Materiais de construção Cluster de empresas e estruturas de apoio à inovação. Competitividade assente na diferenciação do produto. Procura pelos produtos em mercados estratégicos (esp. Angola, Espanha, França). Posicionamento desvantajoso na cadeia de valor (ex. Rocha) Atividades dependentes de recursos locais. Dificuldade na expansão da base económica dos produtos de exportação. Margens reduzidas de valor acrescentado.

Estratégia 2020 – Potencial de desenvolvimento Agroalimentar Concentração de empresas do setor primário (pecuárias) I&D efetuada nas empresas Unidades industriais de referência Empresas maioritariamente tradicionais - inovação limitada a determinadas indústrias de transformação. Atividades dependentes de recursos locais. Escassa concentração de empresas transformadoras. Escassa ligação à agricultura. Ligação insuficiente entre setor primário e transformação (cadeia de valor pouco desenvolvida).

Têxteis Estratégia 2020 – Potencial de desenvolvimento Setor exposto à concorrência global Forte presença a nível nacional. Produção baseada na diferenciação do produto. Tradição e know-how Português Posicionamento de mercado vulnerável a concorrência baseada no preço Escassa ligação ao I&D regional. e distante do I&D nacional. Marcas pouco reconhecíveis. Baixo nível educacional e de formação profissional. Tendências generalizadas de individualismo. Fonte: http://www.atp.pt/fotos/editor2/Plano%20Estrategico.pdf

Alterações climáticas Estratégia 2020 – Potencial de desenvolvimento Crescimento sustentável Alterações climáticas Elevada área ocupada por coberto vegetal. Existência de potencial de aproveitamento de energias renováveis: biomassa (florestas), energia eólica (litoral) e biogás (explorações suínas) Aposta crescente na eficiência energética Problemas estruturais graves na gestão florestal (ex. cadastro) Forte dependência energética (combustíveis fósseis ) Dificuldade de controlo e prevenção de fogos florestais Predominância de edifícios antigos e mal preparados em termos de isolamento de calor, Elevado desperdício de energia ao nível dos edifícios e espaços públicos.

Gestão de águas e resíduos Estratégia 2020 – Potencial de desenvolvimento Crescimento sustentável Gestão de águas e resíduos Qualidade do ar e da água nos concelhos interiores. Existência de sistemas multimunicipais de gestão de água e resíduos Má qualidade da água do Rio Lis e dos meios hídricos que lhe estão associados. Baixos níveis de reciclagem, apesar da evolução positiva registada nos últimos anos. Elevado grau de vulnerabilidade dos lençóis freáticos no maciço calcário. Necessidades pontuais de redes de água complementares para complementar a malha existente. Problemas de tratamento ambiental de resíduos industriais

Emprego, Pobreza e exclusão social Estratégia 2020 – Potencial de desenvolvimento Crescimento inclusivo Emprego, Pobreza e exclusão social Taxa de desemprego inferior à média Portuguesa. Resiliência do emprego nas principais indústrias da região. Baixo nível salarial. Escassez de emprego qualificado nos municípios do interior. Envelhecimento populacional nos municípios do interior. Índice baixo de desenvolvimento social. Níveis crescentes de situações de pobreza e exclusão social.

Educação e Qualificação Estratégia 2020 – Potencial de desenvolvimento Crescimento inclusivo Educação e Qualificação Evolução muito positiva da formação superior ao nível dos jovens. Aposta na requalificação profissional e inserção social de desempregados. Taxa superior à média de retenção e desistência no ensino básico*. Baixa qualificação dos trabalhadores e dos empresários. Baixa qualificação da população em geral. Elevado abandono escolar. Baixo nível de formação superior. *Índice de efetivos escolares que permaneceram no ensino básico. Fonte: CCDRC (2012), “Região Centro: um território diversificado” (adaptado).

Estratégia 2020 – Quadro de referência Estratégia 2020 – Metodologia Índice Estratégia 2020 – Quadro de referência Estratégia 2020 – Metodologia Estratégia 2020 – Potencial de Desenvolvimento da Região (5+5) Reflexão sobre a estratégia e projetos 14-20 para a região. Próximos passos

Que desafios para as políticas públicas regionais? Reflexão sobre a estratégia e projetos 14-20 Que prioridades para a Região de Leiria? Alinhadas com os princípios e as prioridades Europeias e da Região Centro. Que desafios para as políticas públicas regionais? Que áreas estratégicas? Que metas e objetivos a alcançar em 2020?

Estratégia 2020 – Quadro de referência Estratégia 2020 – Metodologia Índice Estratégia 2020 – Quadro de referência Estratégia 2020 – Metodologia Estratégia 2020 – Potencial de Desenvolvimento da Região (5+5) Reflexão sobre a estratégia e projetos 14-20 para a região. Próximos passos

Próximos passos TAREFAS DATA Estabelecimento de subgrupos nos três temas chave: crescimento inteligente, crescimento sustentável e crescimento inclusivo. Dia 18 de abril das 09h30 às 13h – subgrupo Crescimento Inclusivo (leiria) Dia 18 de abril das 14h às 17h30 – subgrupo Crescimento inteligente (Leiria/IPL) Dia 19 de abril das 14h às 17h30 – subgrupo Crescimento Sustentável (Ansião) Debates regionais nos 3 temas chave Abril e Maio Debate sobre a Estratégia e Programa de Ação Junho Compromisso regional Final junho 2013

Programa Região de Leiria 2020