Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Advertisements

História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
AINEL: QUESTÕES AMBIENTAIS DE IVORÁ. Meio Ambiente e Uso dos Recursos Naturais Aspectos da nossa região.
As primeira civilizações. Civilização do Egito.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Revolução Agrícola. Durante muito tempo nossos ancestrais viveram da caça, pesca, coleta de frutas e raízes. A agricultura modificou os hábitos do ser.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
O Surgimento dos Seres Humanos Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
A chegada dos primeiros homens à América Prof. Enock Prado.
Valorização do corpo: a sociedade do culto ao corpo perfeito
Deepak Nayyar: A corrida pelo crescimento
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS Profa. Ana Cláudia.
HISTÓRIA DA ARTE Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
COLÉGIO MARIA IMACULADA
Características da agricultura no Brasil
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
Trabalho de Geografia-Apartheid
Mesopotâmia A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, já que foi na Baixa Mesopotâmia onde surgiram as primeiras civilizações por volta.
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Atividades com bases de sistemas de numeração
Ciências da Natureza e suas
ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA
Antiguidade Oriental.
HISTÓRIA Professora Marta Cibele
Hidrografia GG.06- p.36.
África: aspectos físicos
PRIMEIROS HUMANOS º ANO.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
História de Portugal I Aula n.º 2 Arte Rupestre Neolítico
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
O LUGAR E A PAISAGEM PROFª LUCIENE “ O CENTRO DO MUNDO ESTÁ EM TODO LUGAR.O MUNDO É O QUE SE VÊ DE ONDE SE ESTÁ”. MILTON SANTOS.
O HOMEM O ser humano é um ser social.
PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Ecologia A ciências da natureza.
A INVENÇÃO DO NÚMERO Tania Elisa Seibert.
A Pré-História no Brasil
FLORESTA DA ARAUCÁRIA E PAMPAS. MATA DE ARAUCÁRIA CARACTERÍSTICAS: Mata de araucária também chamada de pinheral ou floresta de araucárias; Sua formação.
Agrotóxicos Tecnologia de controle ambiental para evitar contaminação do solo.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
Nomadismo X Sedentarismo.
Ecossistemas Terrestres
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
Pré-História IIi.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
As primeiras sociedades produtoras
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. O que é tecnologia de alimentos?
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS “A HISTÓRIA NÃO SE APRENDE. APREENDE-SE”. Lucien Febvre.
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
O Processo de Hominização
GEOGRAFIA Prof. Orlando Castro. Relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. PROF. ORLANDO CASTRO.
Cidades, reinos e impérios Aula 1
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Cursinho pré-vestibular
Prof: Marcus Ferrassoli
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Nome: Rute da Luz Faria N°:20 geografiageografia  Território africano.  Faixa se sarhel.  vegetação.  Climas.  População.  Religião.  Ásia das monções.
TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Tecnologia e Sociedade.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Biologia Fósseis. Componentes: Deivid Garbrecht Feltz; Thiago Ferreira Lick. Orientador(a): Meris Teresinha Tênis Vila Pavão-ES 2019.
Transcrição da apresentação:

Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.

Introdução Ao longo de todo o período Paleolítico, o homem desenvolveu uma série de habilidades físicas e técnicas que lhe permitiram aprimorar a sua vida na terra. Contudo, o aspecto rústico destes instrumentos lhe permitia realizar um campo bastante limitado de intervenções na natureza. Em geral, o indivíduo desse período histórico assegurava sua sobrevivência coletando alimentos oferecidos pela natureza ou realizando outras atividades, como a pesca e a caça.

No momento em que alguma alteração climática ou esgotamento de recursos inviabilizasse a sua existência, nossos ancestrais paleolíticos se deslocavam no território em busca de um lugar que oferecesse melhores condições. Dessa forma, podemos avaliar que a vida nômade foi uma das mais importantes características que marcaram a vida humana até aquele momento. Contudo, estando em constante mudança, esse homem transformou o seu modo de vida com a chegada do período neolítico.

O fim da última era glacial transformou as condições climáticas em seus mais variados aspectos. A diminuição das temperaturas provocou a formação de um clima temperado em grande parte do continente europeu. O norte da África se transformou em uma região extremamente árida e a região do Saara sofreu um grande processo de desertificação de suas terras. Em meio a essas mudanças, homens e animais foram obrigados a se espalharem por regiões diversas em busca de água e vegetação

Quando alcançamos a entrada do Neolítico, há cerca de dez mil anos, os grupos humanos existentes já acumulavam um variado leque de saberes apreendidos graças à sua habilidade de raciocínio. Ao longo do tempo, já sabiam distinguir quais tipos de fonte de alimento eram próprias para o seu consumo. Além disso, construíam pequenas embarcações e criavam utensílios mais resistentes do que aqueles que foram inicialmente desenvolvidos.

Foi nesse contexto que uma profunda transformação passou a se desenvolver no cotidiano do homem pré-histórico. A observância da própria natureza permitiu que as primeiras técnicas de cultivo agrícola fossem pioneiramente desenvolvidas. Com isso, a garantia de alimento se tornava cada vez mais acessível e a constante necessidade de deslocamento se tornou cada vez menor. Essa transformação, que se difundiu ao longo dos próximos seis mil anos, deu origem à chamada

“Revolução Neolítica” “Revolução Neolítica”. Conforme indicado por alguns estudiosos, essa transformação, também conhecida como “Revolução Agrícola”, primeiro ocorreu na região do chamado Crescente Fértil, ampla faixa de terras que abrangia desde o Rio Nilo, indo até o lugar onde se encontram os rios Tigre e Eufrates, local onde hoje identificamos a Síria e o Iraque. Com o passar dos séculos, o aprimoramento dessas técnicas agrícolas e a sedentarização permitiram uma dieta alimentar mais rica e um expressivo crescimento dos grupos humanos. Por Rainer Sousa Mestre em História

História Professora Viviane Grance 1º ano A Alunas: Julianne, Anita, Kevellyn, Thamara e Deborah fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/revolucao-neolitica.htm