A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –"— Transcrição da apresentação:

1 LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) 984351695 – wanderson2013inhumas@gmail.com

2 LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL Acolhida https://www.youtube.com/watch?v=80Ge7UpbHIQ Pano encantado

3

4 O papel da ludicidade na educação A palavra “lúdico” inicialmente significa “jogo”. No entanto, com o passar do tempo e os estudos desenvolvidos sobre a sua importância na psicomotricidade da criança, acabou recebendo um significado mais profundo. O lúdico, portanto, está relacionado à aprendizagem por meio de atividades que promovam o desenvolvimento completo da criança, sejam brincadeiras, jogos ou brinquedos. As atividades lúdicas, por sua vez, influenciam diversas áreas do desenvolvimento infantil e refletem nos aspectos sociais, cognitivos e afetivos.

5 A ludicidade e o mundo interior O lúdico pode ser trabalhado em qualquer tipo de atividade. Despertar o prazer e estimular a participação das crianças é essencial para o sucesso da proposta pedagógica. Contudo, o adulto deve ter consciência dos objetivos e aplicabilidade por trás dessas atividades, do contrário pode prejudicar a criança ao invés de ajudá-la. É por meio das brincadeiras que a criança pode expressar suas alegrias, dúvidas, emoções diversas, sentimentos, medos e anseios.

6 A ludicidade trabalha ativamente na construção de universos imaginários, que dão suporte a todos os tipos de emoção na primeira infância. Quando uma criança brinca com um pedaço de madeira, pode imaginar que é um foguete ou um carro. Nesse momento ela dá um significado diferente ao objeto. Enquanto os brinquedos possuem esse aspecto transitório do físico para o imaginário, as histórias transpassam essa barreira.

7 Uma viagem pelos contos de fadas Quando a criança muda o significado do objeto, quer dizer que dentro dela existem anseios impossíveis de serem realizados naquele exato momento e por isso, apela para o seu mundo imaginário, onde todos os seus desejos podem ser realizados. Se o brincar da criança é a imaginação, por que não utilizar histórias como ferramenta para aplicar o lúdico na educação? Rubem Alves, psicanalista e educador, certa vez citou que “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”. Reflete-se nessa frase o mundo interno da criança, onde a imaginação é protagonista no seu dia a dia.

8 Em termos de aplicabilidade, os contos de fadas são o gênero que mais se aproxima da linguagem da criança graças a sua estrutura e simbologia. Esse tipo de narrativa faz parte do chamado conto maravilhoso, onde vivem criaturas encantadas, muitas vezes superiores à condição humana. São as fadas, elfos, magos, entre outros. É onde o impossível existe e transforma-se a cada instante. As histórias são ferramentas das atividades lúdicas, pois a criança se diverte e ao mesmo tempo trabalha a própria imaginação, encorajando, por exemplo, a soluções de questões a respeito de si e do mundo que a rodeia. Assim, os contos por meio de suas transformações impossíveis, escondem questões universais como formações de valores e conflitos de poder. Eles colaboram para o entendimento da criança e na construção de sua própria personalidade, que será refletido ao longo de toda vida.

9 O Lúdico na Educação Infantil Nas brincadeiras lúdicas as crianças desenvolvem várias aptidões, entre elas estão as linguagens oral e escrita, pois se relacionam com outras crianças onde vão aprendendo com elas. As brincadeiras dentro da Educação Infantil são um momento privilegiado de interação, pois além de socializarem-se, acabam ensinando as regras das brincadeiras/jogos.

10 E por falar em ludicidade... Grupos: 1.Música – Macaquinho sai daí... 2.Música – O rato - https://www.youtube.com/watch?v=MeDBP8OU6q4https://www.youtube.com/watch?v=MeDBP8OU6q4 3.Música – A sopa - https://www.youtube.com/watch?v=x5Dm5FcvIOwhttps://www.youtube.com/watch?v=x5Dm5FcvIOw 4.Música – Bolinha de Sabão - https://www.youtube.com/watch?v=Nn9aMGlFqHkhttps://www.youtube.com/watch?v=Nn9aMGlFqHk

11

12 De acordo com Cunha ( 2004, p. 56), o ato de brincar possibilita infinitas maneiras de trabalhar com os alunos; a interação, o lúdico, a brincadeira em geral levam o aluno à construção do conhecimento, o brincar é muito mais que um simples momento de divertir-se, é um dos caminhos que podem levar ao conhecimento.

13

14

15

16 Leitura e ludicidade Para tornar o aluno um leitor não basta que ele seja somente alfabetizado nas letras, sabemos que a capacidade de leitura não depende do valor sonoro de cada letra. É preciso conhecer as características da linguagem escrita. O Lúdico neste contexto é um importante instrumento pedagógico que facilita o trabalho e leva o conhecimento de uma forma mais significativa. O professor precisa trabalhar com a ludicidade para inovar suas aulas, deixando-as mais significativas e rica de aprendizagem, despertando nos alunos interesse e força de vontade.

17

18

19

20

21 https://slideplayer.com.br/slide/2976947/

22 MUITO OBRIGADO!


Carregar ppt "LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google