Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Referência Descentralizado Dr. Paulo Ivo Cortez de Araujo
Advertisements

- Praça do Avião, Canoas, RS
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Estado de Santa Catarina
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
O processo saúde-doença e a família
A Escola e as Mudanças Sociais
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Habilidades em Comunicação V
Como funcionam as unidades de saúde da familia
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
ESF Integralidade da assistência
Articulação e Fortalecimento
Saúde na comunidade Prof Rodrigo Bueno. Saúde na comunidade A saúde na comunidade deve contar com o apoio de equipe multidisciplinar. A saúde deve estar.
Por que uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem?
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Programa : Estratégia de Saúde da Família
Assistência ao Idoso.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Determinantes Sociais: Conceito e Ação para a Promoção da Saúde
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Importância da Atenção Básica no Estado do Paraná Maria José Scochi UEM/DEN Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências da Saúde/Departamento de.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança AIDPI
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Extensão do HOSPED: formando estudantes mais humanizados Principais projetos: Cuidado integral - LASFACE CD: crescimento e desenvolvimento - Casa de Passagem.
Estratégia de Saúde da Família
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Programa Saúde da Família
Lílian Rodrigues de Oliveira
SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
CRIAÇÃO DO NASF.
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
Projeto rio+10 Saúde,Trabalho e Cidadania. COORDENADORES: Claudia D’Oliveira – Fonoaudióloga - Especialista em Saúde do Trabalhador Claudia D’Oliveira.
Transcrição da apresentação:

Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)

A Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância permite avaliar de maneira sistemática os principais fatores que afetam a saúde dos menores de Cinco anos de idade. Promove a identificação de sinais e sintomas de forma precoce, favorecendo, ainda, a integração de ações curativas com medidas de prevenção e promoção da saúde.

"A estratégia introduz o conceito de integralidade, surgindo como alternativa para aplicar os programas de controle específicos já existentes (IRA, Diarréia, Crescimento e Desenvolvimento, Imunização, etc.), englobando os principais problemas de saúde que afetam as crianças menores de cinco anos de idade, afecções geralmente preveníveis ou facilmente tratáveis, mediante a aplicação de tecnologias apropriadas e de baixo custo“.

O enfoque desta estratégia é tratar a criança como um todo em vez de se dirigir somente para uma parte do problema. AIDPI permite avaliar de maneira sistemática os principais problemas e doenças que afetam a saúde das crianças, para detectar e tratar qualquer sinal geral de perigo ou doença específica.

A estratégia AIDPI contém também ações de prevenção e de educação dos pais sobre o cuidado das crianças a nível domiciliar, contribuindo assim para evitar o adoecimento, bem como para melhorar suas condições gerais de saúde.

A mesma enfatiza a visão integrada da criança, ao invés de enfocar apenas uma doença ou uma condição individual. Além disso, procura enfatizar os diversos setores envolvidos na saúde da criança, como, por exemplo, a capacitação dos profissionais de saúde, a organização dos serviços e a educação da família e a comunidade no que tange à sua saúde.

Está sendo implantada no contexto do Programa de Saúde da Família - PSF. Essa estratégia, juntamente com o Programa do Agente Comunitário de Saúde - PACS, constitui o novo paradigma para implementação das políticas públicas do MS, com ênfase especial na atenção básica de saúde.

Os municípios que fazem a adesão a esse programa na atenção primária, definem as suas áreas prioritárias onde as equipes do PSF-EPSF devem ser implantadas. Essas são baseadas nas unidades públicas de atenção primária, chamadas Unidades do Programa de Saúde da Família - UPSF. Uma unidade pode sediar uma ou mais EPSF, dependendo do tamanho da população atendida.