SANDRINE GONÇALES PEREIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de conclusão de curso
Melhoria da Qualidade do Pré-natal e Puerpério na ESF São Gregório, Dom Pedrito - RS Andréia Jorge Bohn Orientadora: Louriele Soares Wachs Co-orientator:
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma nº5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
MARIA Eugenia Legra Silot Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Atenção à Saúde da Criança na UBS Armour em Santana do Livramento-RS: implantação de um Serviço de Puericultura Autor: Evelise Pazetto Holzschuh Orientador:
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Principais Alterações Bucais Prevalentes no Envelhecimento.
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Aprimoramento da Atenção à Saúde dos Idosos na Unidade de Saúde do Bairro Piratini do Município de Panambi/RS Gabriela Fantinel Bisognin Schott Orientadora:
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Luís Daniel Cechella Vieira Orientadora: Simone Gomes Dias Oliveira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Atenção Odontológica às gestantes
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Cristina Beatriz Stein Langaro
CAMILA ROTTA PEREIRA Orientadora: Wâneza Borges Hirsch
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora Lenise Menezes Seerig
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Eliana de Fátima Baldissera Cobalchini
Deborah Todeschini Orientadora: Alexandra Rosa Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – UNASUS/UFPEL Trabalho de Conclusão de Curso   Qualificação da atenção à saúde das crianças de 0 a 72 meses.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
Universidade Federal de Pelotas
Lenise Patrocinio Pires Cecilio
Maria Zilvaneide de Paula Lima
Especialização em Saúde da Família
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

SANDRINE GONÇALES PEREIRA PROMOVENDO QUALIDADE NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, PESQUISA-INTERVENÇÃO. SANDRINE GONÇALES PEREIRA

INTRODUÇÃO: AÇÃO DESENVOLVIDA NO MUNICIPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR, RS, MUNICIPIO COM 30990 HABITANTES, COM 3 ESFS E 7 UNIDADES BÁSICAS; A INTERVENÇÃO OCORREU NA UBS ARTILINA MESQUITA; A ESCOLHA DO TEMA, MOTIVO.

OBJETIVOS: GERAL: APRIMORAR A QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA IDOSA POR MEIO DE MELHORIAS NA QUALIDADE DA ATENÇÃO A SAÚDE PRESTADA A ESSES INDIVIDUOS;

OBJETIVOS: ESPECIFICOS: AMPLIAR A COBERTURA DE ATENDIMENTO PARA O GRUPO POPULACIONAL COM IDADE ACIMA DE 60 ANOS; ORGANIZAR E EXECUTAR AS AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM A PESSOA IDOSA, PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS E SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL; PROMOVER ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS RESIDENTES NA AREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS.

METAS: CRIAR GRUPO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO; CONVIDAR 100% DOS IDOSOS A PARTICIPAR DO GRUPO DE CONVIVÊNCIA; CADASTRAR 80% DOS IDOSOS MORADORES NA AREA DE ABRANGÊNCIA; DISTRIBUIR E ATUALIZAR DADOS DA CADERNETA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA À 100% DOS IDOSOS CADASTRADOS; CAPACITAR 100% DOS PROFISSIONAIS PARA ATENDIMENTO AO IDOSO; REALIZAR AVALIAÇÃO GLOBAL EM 100% DOS IDOSOS CADASTRADOS.

METODOLOGIA: ELABORAÇÃO DO PROJETO; APRESENTAÇÃO DO PROJETO A EQUIPE DA UBS; ORGANIZAÇÃO DO GRUPO DE IDOSOS; ENTREGA DE CONVITES (UBS, BAIRRO E RÁDIO); DESENVOLVIMENTO DOS GRUPOS E CADASTRO DE IDOSOS DA AREA DE ABRANGÊNCIA; AVALIAÇÃO DA INTERVENÇÃO.

RESULTADOS: CADASTRADOS 70% DOS IDOSOS DA AREA DE ABRANGÊNCIA (71); 100 % DOS CADASTRADOS RECEBERAM OU ATUALIZARAMDADOS DA CADERNETA DE SAÚDE DO IDOSO (71); TODOS OS PROFISSIONAIS DA EQUIPE FORAM CAPACITADOS PARA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO AO IDOSO ( RECEPCIONISTA, SERVIÇOS GERAIS, MÉDICOS-2, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM-2, ENFERMEIRA-2,ODONTÓLOGA) REALIZADA AVALIAÇÃO GLOBAL EM 100% DOS IDOSOS CADASTRADOS.

DISCUSSÃO: MELHORA NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO (HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO); CRIAÇÃO DE GRUPO DE IDOSOS (ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA); MELHORA NO SISTEMA DE REGISTROS DA UBS (CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA); FALTA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.

REFLEXÃO: DIFICULDADE NO COMEÇO DO CURSO (IMPORTANTE PARA REFLETIR SOBRE OS PROBLEMAS DO DIA-DIA DE TRABALHO); ENTUSIASMO NO MOMENTO DA INTERVENÇÃO; DESANIMO COM ALGUMAS DIFICULDADES (FALTA DE AGENTE COMUNITÁRIO E MAU TEMPO); GRATIFICAÇÃO COM OS RESULTADOS E OBJETIVOS FUTUROS (CANCHA DE BOCHAS, OFICINAS, ETC), PROPOSTOS PELOS IDOSOS.

MENSAGEM FINAL: Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida... velho é quem perdeu a jovialidade. A idade causa a degenerescência das células... a velhice causa a degenerescência do espírito. Você é idoso quando sonha... você é velho quando apenas dorme. Você é idoso quando ainda aprende... você é velho quando já nem ensina. Você é idoso quando se exercita... você é velho quando somente descansa. Você é idoso quando tem planos... você é velho quando só tem saudades. Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa... para o velho a vida se acaba a cada noite que termina. Para o idoso o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida... para os velhos todos os dias parecem o último de uma longa jornada. Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs... para o velho o calendário só tem ontens. Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho.

OBRIGADA