Anorexia, Bulimia e Vigorexia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distúrbios Alimentares
Advertisements

A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
Transtornos Alimentares
Dra Celeste C. Tacaci N. Baptista Médica Psiquiatra
Bulimia e anorexia nervosa
ANOREXIA NERVOSA.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Distúrbios Alimentares
Transtornos alimentares
higiene nas fases da vida
Alimentação.
Bulimia Trabalho Elaborado por: Ana 8ºB nº1 João Pinto 8ºB nº12.
Diabetes.
Uma caloria, uma tortura!
Anorexia Nervosa Trabalho elaborado por: - Ângela Santos
10 dicas para uma alimentação saudável
Atividade Física e Distúrbios Alimentares
Diabetes.
Problemas na Adolescência
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Distúrbios alimentares !
Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)
A influência da tecnologia no sedentarismo
Autores: Diogo Simão Francisco Valente Pedro Gil
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Distúrbios alimentares
Palestra ministrada pelos alunos da 7ª série “B”
Bulimia Sobre.
“Bulimia” Escola Básica Secundaria Dona Lucinda Andrade
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
Desmaios os síncopes.
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
DISTÚRBIOS ALIMENTARES
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Distúrbios alimentares
Anorexia Luiz Gabriel Manini Minto Maria Laura Ferreira Rodriguês 7°A
Motivações relacionadas com a dependência
Os Perigos do corpo perfeito
Trabalho elaborado por: Henrique Araújo nº7 Sebastião Pereira nº16 Escola Secundária Dr. António Granjo Educação para a Saúde Ano lectivo:2010/2011.
Alimentação e Saúde Ortorexia e Vigorexia.
Dra.Bruna de Castro Scarabucci Nery Fisioterapeuta
Diabetes - A criança na Escola -
Transtornos Alimentares
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
PSICOFISIOLOGIA Aula 2- Comportamento Alimentar.
Distúrbios alimentares
Anorexia.
Transtornos alimentares:
Distúrbios alimentares
TRANSTORNOS ALIMENTARES. Anore xia ANOREXIA Perturbação da imagem corporal Busca incessante pela magreza Inanição.
Nosso corpo é formado pela comida que ingerimos. Há constante desgaste dos tecidos do corpo; todo movimento de qualquer órgão implica um desgaste, o.
Transtornos da Alimentação
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
ADOLESCÊNCIA… …E os seus problemas. INTRODUÇÃO No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, foi- me proposto, pelo professor, a elaboração de um trabalho.
Profª. Me. Jaqueline Della Torre Martins. TRANSTORNOS ALIMENTARES 1 - ANOREXIA NERVOSA - PREOCUPAÇÃO OBSESSIVA COM A PERDA DE PESO - RECEIO FÓBICO DO.
Professor– Alison Pereira Batista
Distúrbios alimentares: Anorexia e bulimia
Elaborado por: Prof. Susana Viegas. Doenças do comportamento alimentar: Anorexia Bulimia Desejo em manter o peso muito baixo Incapacidade de aceitar as.
HIPERGLICEMIA E HIPOGLICEMIA
Transcrição da apresentação:

Anorexia, Bulimia e Vigorexia Três problemas do século XXI

A origem dos problemas Estes três problemas são originados num só local… na mente de cada um. A mente possui duas funções distintas: o consciente e o subconsciente. O consciente é a parte racional da mente, esta tem a função de tomar decisões, raciocinar, escolher, decidir e pensar, é formada pelas emissões neurais emitidas pelos cinco sentidos (tato, audição, olfato, paladar e visão). Por outro lado, o subconsciente armazena as lembranças, é intuitivo, não é seletivo e está totalmente sujeito ao consciente, ou seja, o consciente comanda o subconsciente. Assim, tudo o que a mente consciente aceita como verdadeiro, a mente subconsciente produz como realidade.

Anorexia A Anorexia, é um dos distúrbios alimentares mais discutidos em todo o mundo. Este, ao contrário da Vigorexia é um distúrbio resultado de uma preocupação exagerada com o peso corporal, que pode levar a problemas psiquiátricos graves, e a sua incidência é mais proeminente no sexo feminino. Nestes casos, mais uma vez, a mente a pregar-nos partidas. Ao olhar-se ao espelho, a pessoa vê-se de uma forma distorcida (vê gordura onde não existe), o que a leva a deixar praticamente de comer, isto é, apesar destas pessoas estarem extremamente magras, vêem-se obesas e usam roupas largas, e com medo de engordar ainda mais, jejuam e vomitam, usam laxantes e diuréticos.

As principais características deste distúrbio alimentar são a perda de peso sem causa médica aparente, redução da quantidade de alimentos ingeridos, têm comportamentos ritualizados à refeição (separam toda a comida no prato), não assumem a fome, tornam-se mais críticos e menos tolerantes, praticam exercício físico exageradamente, só comem produtos magros ou de baixo valor calórico, acham-se sempre gordos e possuem um extremo autocontrole. No entanto, este distúrbio tem graves conseqüências ao nível de saúde: problema cardíacos, hipotensão arterial, problemas renais, deterioração do tecido muscular, perda de massa óssea, falta de menstruação (nas mulheres), desnutrição, desidratação, fadiga, fraqueza e tonturas.

Tipos de Anorexia Anorexia Nervosa Tipo restritivo Tipo convulsão periódica/purgativo Anorexia Alcoólica Drunkorexia, ou anorexia alcoólica termo criado nos EUA para definir o alcoolismo associado a distúrbios alimentares. Este distúrbio é muito comum entre jovens e adultos de idade entre 20 e 40 anos, que ingerem bebidas alcoólicas no lugar da refeição. O ato restringe a absorção de calorias necessárias ao corpo humano sob o objetivo de manter um visual esbelto e na moda. Entre as celebridades artísticas o costume da “drunkorexia”, além de causas estéticas, é impulsionada por cobranças do mercado, angústias e compulsões profissionais.

Bulimia A Bulimia é também um distúrbio alimentar muito grave, que normalmente aparece depois da anorexia, ou seja, a bulimia é resultante muitas vezes da anorexia. Esta consiste em não conseguir deixar de comer determinadas coisas, principalmente alimentos bastante calóricos, mas terem medo de engordar. Estas pessoas ingerem estes alimentos e vomitando-os logo a seguir, ficando com o desejo realizado. Outro caso, consiste em mulheres com têm um corpo escultural cuidando dele de forma obsessiva, que vivem em dieta constante e que, de repente, ingerem uma quantidade absurda de alimentos e depois vomitam tudo para evitar o aumento de peso, tomando também laxantes e diuréticos e praticando exercícios até ficarem extenuadas. Assim, comem descontroladamente e punem-se a si mesmas obrigando-se a vomitar, usando laxantes, diuréticos e praticando exercício físico desenfreadamente.

As principais características deste distúrbio são apresentar desculpas para ir a casa de banho depois das refeições, grande variação de humor, inchaço anormal à volta dos maxilares, comem freqüentemente de forma exagerada e compulsiva. As consequências que existem em decorrência deste distúrbio são o desequilíbrio de fluidos corporais, dentes apodrecidos (conseqüência da provocação de vômitos), feridas na garganta e no estômago, dependência de laxantes, inchaço e infecção das glândulas salivares.

Tipos de Bulimia Bulimia Nervosa Purgativo Não purgativo Um anoréxico gira em torno dos cuidados corporais, a sua dieta é minuciosamente regulada, eliminando-se totalmente de gorduras, aos bulimicos não interessa o que ingerem, pois a seguir vomitam tudo o que ingeriram de forma a não engordarem (normalmente ingerem alimentos com imensas calorias). Os vigoréxicos consomem proteínas em excesso, para conseguirem treinar exageradamente.

Vigorexia Acontece mais aos homens, pois eles preocupam-se em ficar fortes a todo o custo. Mesmo quando passam horas e dias inteiros no ginásio e são bastante musculados, eles vêem-se magros e fracos. As pessoas que sofrem deste problema tem pensamentos obsessivos, e todos eles executam alguns rituais repetitivos diante do espelho, onde a sua mente lhes mostra uma imagem distorcida da realidade.

As principais características deste distúrbio são a vergonha do seu próprio corpo e a utilização de fórmulas "mágicas" para ficarem mais fortes (anabolizantes, esteróides, etc.). Estas pessoas são obcecadas com algumas partes dos seus corpos e passam imenso tempo à frente do espelho. A Vigorexia tem conseqüências muito graves, como, a insônia, falta de apetite, problemas circulatórios, irritabilidade, redução dos níveis de testosterona, desinteresse sexual, fraqueza e cansaço constantes, dificuldade de concentração, problemas de fígado, problemas nos ossos e nas articulações devido ao peso excessivo no treino.

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO – BEIRA RIO 2º SEMESTRE B - NOTURNO HUMANIDADES II – PROF.ª REJANE APARECIDA DISCENTES: RAIANNY ALMEIDA, ELAINE, THAÍS BATISTA, ARYAN LARYSSA E JÉSSICA JESUS JUNHO/2010