OS BENEFÍCIOS PARA A HOTELARIA COM A REALIZAÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS

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Transcrição da apresentação:

OS BENEFÍCIOS PARA A HOTELARIA COM A REALIZAÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS

O PROJETO 5 a 21 de agosto 7 a 18 de setembro Jogos Olímpicos Jogos Paraolímpicos 7 a 18 de setembro

BRASIL 2016 Jogos Olímpicos: o Maior Evento Esportivo do Planeta 10.500 atletas 3.200 árbitros 17.500 pessoas hospedadas na Vila Olímpica 22.000 jornalistas credenciados 70.000 voluntários 26 Federações Internacionais (39 modalidades) 302 eventos 16 dias de Jogos 200 mil credenciais de trabalho 205 países participantes

INDUTOR DE TRANSFORMAÇÕES Os Jogos Olímpicos são, historicamente, agentes indutores da melhoria da infra-estrutura das Cidades e Países Impulsionam a modernização de infra-estrutura; Revitalizam a infra-estrutura urbana; Ampliam a oferta de transporte público de qualidade; Aceleram programas de meio-ambiente; Impulsionam a agenda social e educacional; Poderosa plataforma para divulgação internacional do País.

O PLANO DIRETOR RIO 2016 O Plano Diretor Rio 2016 foi elaborado em uma ação conjunta do Movimento Olímpico com os três níveis de Governo, buscando integrar no projeto o planejamento de longo prazo para o Rio de Janeiro e o Brasil; No projeto RIO 2016, as instalações construídas para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 serão totalmente aproveitadas, o que confere grande vantagem a nossa candidatura;

CONCEITOS Projeto Compacto e operacionalmente eficiente para todos os participantes: 50% dos esportes entre 5 e 10 minutos da Vila Olímpica; 80% a menos de 30 minutos da Vila; Todos os esportes na cidade do Rio de Janeiro; Condições ideais para os atletas, Família Olímpica, mídia e espectadores.

CONCEITOS Utilização máxima das instalações existentes 56% já existem 20% serão construídas independentemente 24% de instalações temporárias ou construídas especificamente para os Jogos Aproveitamento máximo dos cenários naturais para promoção internacional do Rio Consistência com o planejamento de longo prazo da cidade, do estado e do país Avaliação do projeto Rio 2012 e experiência do Rio 2007 Viabilidade e sustentabilidade

RIO: UMA GRANDE ARENA OLÍMPICA 7 núcleos de competição em 4 regiões olímpicas

RIO: UMA GRANDE ARENA OLÍMPICA

REGIÃO BARRA

REGIÃO BARRA Três instalações existentes Parque Aquático Maria Lenk (3 modalidades) Arena Olímpica do Rio (2 modalidades) Velódromo (1 modalidade) Centro Olímpico de Treinamento (7 modalidades) Centro Nacional de Tênis (1 modalidade)

REGIÃO BARRA Rio Centro Vila Olímpica – 17.500 pessoas Centro Internacional de Rádio e Televisão – 90.000 m2 Hotéis da Família Olímpica 2 Vilas de Mídia – 16.000 quartos

REGIÃO BARRA

REGIÃO COPACABANA

REGIÃO COPACABANA Praia de Copacabana (3 modalidades) Estádio de Remo da Lagoa (2 modalidades) Parque do Flamengo (2 modalidades) Marina da Glória (1 modalidade)

REGIÃO COPACABANA

REGIÃO MARACANÃ CLUSTER MARACANÃ - RIO 2016

REGIÃO MARACANÃ Complexo Maracanã (abertura, encerramento e 2 modalidades) Sambódromo (2 modalidades) Estádio Olímpico João Havelange (2 modalidades)

REGIÃO MARACANÃ Entorno do Complexo do Maracanã revitalizado e integrado com a Quinta da Boa Vista Zona Portuária revitalizada com utilização do Porto do Rio para hospedagem adicional

REGIÃO MARACANÃ

REGIÃO DEODORO

REGIÃO DEODORO Centro Nacional de Tiro (2 modalidades) Centro Nacional de Hipismo (3 modalidades) Centro Nacional de Pentatlo Moderno (1 modalidade) Parque Radical do Rio (3 modalidades)

REGIÃO DEODORO

SEDES REGIONAIS DO FUTEBOL

SINERGIA E LEGADO DA COPA 2014 PARA OS JOGOS RIO 2016 Estádios construídos e renovados Investimentos em aeroportos, infra-estrutura de transportes e acomodações Investimentos em telecomunicações Investimentos em segurança Agentes públicos e privados com experiência em mega eventos “O Rio 2016 será beneficiado com os investimentos realizados para a Copa do Mundo da Fifa” Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional

SEDES REGIONAIS DO FUTEBOL* Sinergia com o projeto da Copa do Mundo de 2014 Belo Horizonte Brasília Salvador São Paulo Critério de escolha: Cidades-sede da Copa 2014 População Vôos diretos de/para Rio de Janeiro Infra-estrutura das cidades *sujeitas à confirmação final pela FIFA como sedes da Copa do Mundo de 2014

HOSPEDAGEM E ACOMODAÇÕES

EXIGÊNCIAS DO COI Carta de garantia do Órgão Nacional de Turismo descrevendo classificação dos meios de hospedagem; Definição de um ponto de referência para os Jogos; Tabelas com números de meios de hospedagem existentes e planejados em um raio de 0-10km e de 10-50km do ponto de referência; Média de tarifas para o mês dos Jogos; Plano para atender requerimento de 40.000 quartos para clientes obrigatórios; Plano para hospedagem de Mídia.

DESAFIO Acomodações (e infra-estrutura geral) possuem o maior peso na avaliação do COI Competidores (Chicago, Madrid, Tóquio) oferecem fortes programas de acomodação

PROPOSTA RIO O Plano de Acomodações do Rio de Janeiro propõe 40.000 quartos para atender as exigências do COI, em um raio de até 50km a partir do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

HOTÉIS - ESTRATÉGIA 22.136 quartos em hotéis já existentes; Mais de 2.684 quartos em hotéis em construção; Tarifas garantidas em contrato para 2008 e projetadas para 2016;* Contratos assinados com todos os hotéis de 2 a 5 estrelas dentro desse raio de ação; Cláusula no contrato que requer até 90% dos quartos disponíveis de cada hotel; Implantação de matriz de classificação hoteleira, em processo de finalização pelo Ministério do Turismo. *Tarifas negociadas e reduzidas para competir com concorrentes

VILAS - ESTRATÉGIA 02 (duas) Vilas de Mídia na área da Barra da Tijuca; 15.000 quartos no total; Vila de árbitros na área da Barra, Deodoro e Maracanã; 2.965 quartos. Negociação dos terrenos com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Defesa Negociação do financiamento com o Ministério das Cidades através do Ministério do Esporte.

NAVIOS - ESTRATÉGIA Revitalização do porto e áreas próximas; Utilização de até 7 navios de cruzeiro; 9.830 cabines. Navios contratados de 1 a 31 de agosto Previsão de utilização por patrocinadores e espectadores

OS BENEFÍCIOS PARA A HOTELARIA COM A REALIZAÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS 36

BENEFÍCIOS PRÉ-JOGOS Viajantes de negócios planejando os Jogos; Membros da mídia cobrindo os Jogos; Encontros e conferências dos grupos de clientes (COI, CONs, FIs, Patrocinadores e Mídia); Eventos-teste, treinamentos de equipe; Encontros, incentivos, conferências e exibições atreladas à cidade; Possibilidade de ampliação do tempo de hospedagem por conta da proximidade com o período de férias. 37

BENEFÍCIOS DURANTE OS JOGOS Contrato Olímpico Sólido: muitos quartos reservados, boas tarifas, pagamento antecipado, longa estada; Oportunidade de mais dias, semanas ou até meses; Lucros de comida e bebida nos eventos nos restaurantes e/ou grupos; Jogos Paraolimpícos após os Jogos Olímpicos. 38

BENEFÍCIOS PÓS-JOGOS De acordo com a percepção formada sobre o Rio durante os Jogos; Reuniões relacionadas aos Jogos Olimpícos, conferências e eventos esportivos; RICE Internacional (Reuniões, Incentivos, Convenções e Exibições); Turistas comuns visitando locais olímpicos; Turistas em geral, atraídos para a cidade sede pela exposição da cidade na mídia mundial. 39

BENEFÍCIOS DE MÍDIA Da organização ao pós-Jogos... 10-12 anos de cobertura da mídia internacional, especialmente nos 7 anos anteriores aos Jogos (após o anúncio); Durante os Jogos, transmissão global, com audiência de 3,9 bilhões de telespectadores (220 países) em Atenas 2004 e cerca de 4,7 bilhões de telespectadores, 70% da população total do planeta, em Beijing 2008. Cerimônia de Abertura — recorde de audiência nos maiores mercados do mundo (80% de share na China, 50% de share nos EUA e nos maiores mercados europeus). Oportunidade de ouro de criar um perfil internacional, melhorar a imagem e aumentar a percepção enquanto está sob o foco mundial. 40

BENEFÍCIOS DO LEGADO DE HOSPITALIDADE Preparar a comunidade hoteleira para os Jogos, também a prepara para o crescimento do turismo. Melhoria na infra-estrutura do turismo: sistema de transporte, aeroportos, portos, hotéis; Preparação para os Jogos e seminários para grupos de clientes oferecidos pelo Comitê Organizador; Serviço ao cliente e estrutura empreendidas por donos e gerentes de hotéis e agências de turismo. 41

Jogos Olímpicos passados 42

Jogos Olímpicos passados 43

BARCELONA - 1992 Turisme de Barcelona Beneficiou-se com a exposição das Olimpíadas Foco na promoção do turismo Diversos segmentos de mercado Grupos de interesses específicos 44

Ranking de pernoites nas cidades européias BARCELONA 1992 - RESULTADOS Ranking de pernoites nas cidades européias Rank City 1990 2000 Variation 1 London 91,300,000 120,400,000 +32% 2 Paris 31,166,000 31,633,000 +2% 3 Dublin 15,359,000 16,898,000 +10% 4 Rome 12,915,000 14,781,000 +14% 5 Madrid 9,482,000 12,655,000 +34% 6 Berlin 7,244,000 11,413,000 +58% 7 Prague 4,524,000 7,922,000 +75% 8 Barcelona 3,796,000 7,778,000 +105% 9 Amsterdam 5,721,000 7,766,000 +36% 10 Munich 6,924,000 7,756,000 +12% 45

BARCELONA 1992 - RESULTADOS 46

BARCELONA 1992 - RESULTADOS 47

BARCELONA 1992 - RESULTADOS 48

Jogos Passados 49

SYDNEY - 2000 “Austrália é a primeiro país-sede a tirar verdadeira vantagem dos Jogos para o turismo, em benefício de todo o país. Isso é algo nunca visto antes neste nível e é um modelo que gostaríamos de ver nos Jogos de Atenas e seguintes.” Michael Payne, COI, 2001 50

SYDNEY – 2000 - RESULTADOS Anúncio dos Jogos , SCVB taxa de sucesso aumentou em 34% 1993-1996 chegadas de viagens internacionais do segmento RICE cresceu 78% 1997 & 2000: Sydney nomeada cidade Nr. 1 do mundo em convenções – ICCA ICCA: International Congress and Convention Assn. 51

SYDNEY – 2000 - RESULTADOS Os esforços de marketing da “Marca Austrália” avançaram 10 anos O programa de relações de Mídia gerou A$6.1 bilhão em publicidade para Austrália O programa Olímpico de patrocinadores (TOP) A$300 milhão em propaganda para Austrália 52

O seu apoio a candidatura é fundamental para que o Rio seja a próxima Cidade Sede dos Jogos Olímpicos