RULESCOOP Soluciones de la economía social y solidaria a un mundo en crisis ROMPENDO BARREIRAS SOCIOECONÔMICAS: O CASO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO RURAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
PLANOS DE CADEIAS TERRITORIAIS
O desafio institucional frente a um novo cenário de desenvolvimento rural X CONFASER Murilo Flores.
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Alimentação Escolar e a Agricultura Familiar
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Programa Bolsa Família
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
A construção de Saberes e as possibilidades de projetos pedagógicos nas escolas do campo "Pedagogia da Alternância: desafios e possibilidades para as escolas.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
ADÃO CARLOS DOS SANTOS - SECRETÁRIO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL - ATER
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
no Extremo Sul Catarinense
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
CONAI 14/05/10. A Fundação Unimed foi criada no ano de 1995 e hoje atua nacionalmente de forma próxima às Unimeds, respeitando as peculiaridades de cada.
ECONOMIA SOLIDÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Juventude??! - Delimitação etária 15 – 29 anos (conceitos ainda em disputa); - Não existe apenas uma Juventude; mas inúmeras (heterogeneidade na.
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE “Equipe de Formação Cresol Central SC/RS”
PLANO DE FORMAÇÃO Área de Ações Estratégicas - Baser Instituto de Formação.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Trajetória Profissional
Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Estratégias para concretização de ações prioritárias para o fortalecimento da Agricultura Familiar na Dinamização Econômica dos territórios PLANOS DE CADEIAS.
Hacia la internalización de la Recomendación 193 de la OIT: Promoción de las Cooperativas Conferencia Intergubernamental SESSÃO BRASILEIRA.
Finanças Solidárias e Desenvolvimento Rural Sustentável
POLITICAS PUBLICAS E O PAPEL DO COOPERATIVISMO SOLIDARIO AILTON CRODA PRESIDENTE CONFESOL
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
FINANÇAS SOLIDÁRIAS: Una Bandera Prioritária. Qual o “Problema”? - O Sistema Financeiro não é Solidário - Lógica privada: Mercado e Lucro - “Bancarização”
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Departamento de Organização do Sistema Financeiro Luiz Edson Feltrim Chefe COLÓQUIO COOPERATIVISMO Desafios e Oportunidades Estímulo ao Cooperativismo.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO DE LIDERANÇA PARA COOPERAÇÃO Barbára Barrachi Gabriela Leonardo Scalon Gabriela Souza Giovanna Ricci Lellis Isabella Bolsonaro.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

RULESCOOP Soluciones de la economía social y solidaria a un mundo en crisis ROMPENDO BARREIRAS SOCIOECONÔMICAS: O CASO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO RURAL DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO VALE DO RIBEIRA-PARANÁ. Dirceu Basso / UNILA – Brasil Cláudia L. B. Soares / UNILA – Brasil Exzolvildres Queiroz Neto / UNILA– Brasil Gilson Batista de Oliveira / UNILA – Brasil

RULESCOOP Soluciones de la economía social y solidaria a un mundo en crisis Contextualização Território Vale do Ribeira – PR Agricultores Familiares Cooperativismo de Crédito Desenvolvimento Rural Condições de vida.

RULESCOOP Soluciones de la economía social y solidaria a un mundo en crisis O Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Sistema Cresol) I novação dos agricultores familiares; Fundos de Crédito Rotativos (FCR); Cooperativa Central de Crédito (Cresol Baser); Cooperativa Regional Base de Serviços; Cooperativas Singulares; Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos);

RULESCOOP Soluciones de la economía social y solidaria a un mundo en crisis Ferramentas de capacitação e formação do Sistema Cresol Cursos de capacitação e formação (Curta duração); Cursos de Pós-graduação; Programa Agentes Comunitários de Desenvolvimento e Crédito; Curso Pós-Médio em Qualificação Profissional em Gestão do Desenvolvimento com ênfase no Cooperativismo; Planos Municipais de ATER; Revistas, informativos, programa de rádios e de Tvs.

RULESCOOP Soluciones de la economía social y solidaria a un mundo en crisis As falas dos dirigentes e colaboradores Constituição de cooperativas com base em experiências; Cresóis, serviços financeiros e agricultores; Aval Solidário e o acesso ao crédito; Sinergias nas ações (cooperativas e governos); Os agricultores, cooperativas e o Pronaf; Percepção da importância do cooperativismo; Educação cooperativas e educação financeira; Melhorias de qualidade de vida das famílias rurais.

RULESCOOP Soluciones de la economía social y solidaria a un mundo en crisis Considerações finais Agricultores, práticas de cooperação e condições de vida; Cooperativismo, território e políticas públicas; Agricultores interagem como projetos de outros atores; Agricultores como sujeitos; Melhorias nas condições de vida; Novos desafios.