Comitê Temático Investimento e Financiamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CULTURA CREDIFÁCIL CULTURA FIXO/GIRO
Advertisements

Administração Financeira – I
MUDANÇAS NAS COMPRAS PÚBLICAS EM RAZÃO DA LEI COMPLEMENTAR 123/2006 LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 Determina um tratamento diferenciado,
BANCO DO BRASIL Soluções Financeiras para sua empresa
O Estado e o BNDES no apoio à
1 Novembro/ Em 10/03/09 o Estado de São Paulo alienou o controle do Banco Nossa Caixa ao Banco do Brasil Em 11/03/09 foi constituída a Nossa Caixa.
O BANCO DO BRASIL E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Fórum de Empreendedorismo
ELSON
Programas de Incentivo e de Fomento à Inovação às Empresas
Soluções BB para Micro e Pequenas Empresas 1 1.
VI VIGOV/SUHAB FINANCIAMENTO À PRODUÇÃO 1.
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
8ª Reunião Ordinária do Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 09 de fevereiro de 2011.
Produtos e Serviços para Micro e Pequenas Empresas
Banco do Povo Paulista Maio, 2010.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Comitê Temático Investimento e Financiamento 09 de abril de 2013.
O apoio do BNDES às exportações brasileiras 13 de maio de 2009 Belém - PA 13 de maio de 2009 Belém - PA Alessandra Marques da Silva Área de Comércio Exterior.
Departamento Jurídico-Financeiro
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
Produtos e Serviços para Micro e Pequenas Empresas
Superintendência Estadual do Paraná Junho/2010
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS - Crédito inovador com garantia imobiliária; - Refinanciamento de imóvel residencial e comercial; - Financiamento de.
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
LINHAS DE CRÉDITO – Para apoio a Processos DRS Urbanos
SIM – Sistema Integrado Imobiliário
11ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 10 de Agosto de 2011.
12ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 05 de Outubro de 2011.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Comércio Exterior 07 de dezembro de 2011.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 06 de abril de 2011 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
15h00: Abertura e Informes Gerais Secretaria Técnica e Coordenadores 15h10: Aprovação da Ata da 13ª Reunião Ordinária 15h15: Posicionamento do andamento.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
PRODUTOS COMERCIO/SERVIÇO
Fontes de Financiamento
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Produtos e Serviços para a sua Empresa
Como Financiar sua Franquia Ecio de Farias Costa Consultor de Empresas e Professor de Economia - UFPE.
Financiamentos BNDES e Investe Rio
SAMUEL CRESPI Gerente Nacional MICROEMPREENDEDORISMO.
Superintendência Regional Revisão – 08/2012
BANCO BRADESCO.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
A questão dos Juros no Brasil
Um produto da: Em convênio com: AGORA ATRAVES DA ENDOTEC VOCÊ PODE COMPRAR O MAQUINARIO QUE ESTA TE FAZENDO FALTA E TAMBEM FINANCIÁ-LO EM ATE 36 MESES.
RELACIONAMENTO ENTRE BANCOS E MPES: PONTOS MAPEADOS Ambiente de Negócios com Micro e Pequenas Empresas Abril
Programa de Geração de Emprego e Renda
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
Fórum Permanente da ME / EPP Brasília, 21/02/2008 Ações do BNB para apoio às ME / EPP do Nordeste Área de Negócios com Micro e Pequena Empresas.
28 de agosto de 2014 Dir 5/Guilherme Lacerda Evento: Congresso Unimed.
Processo de importação
PROGER URBANO – BNB COOPERFAT Condições e Operacionalização
CARTÃO EMPRESARIAL BANCO DO NORDESTE
Suporte ao Desenvolvimento
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
CRÉDITO : é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu Patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de Volta.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Administração Financeira e Orçamentária I
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
SOLUÇÕES DE CRÉDITO PARA SUA EMPRESA SOLUÇÕES DE CRÉDITO PARA SUA EMPRESA CRÉDITO EMPRESARIAL.
1 ZPE ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO SEMINÁRIO DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA Rio Branco-AC, 30 de Julho de 2010.
FINALIDADE Apoiar investimentos em projetos de infraestrutura e serviços públicos e em empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de.
FLUXO DE CAIXA.
Financiamento à Inovação em Rio Grande do Sul Abril/2013.
Transcrição da apresentação:

Comitê Temático Investimento e Financiamento Atributos para Linhas de Crédito Setembro de 2012

Atributos linha de Crédito - Sugestões Necessidade MPE Soluções que a linha de crédito deve apresentar Capital de Giro; incrementar o fluxo de caixa, cobrir gasto emergencial; Promover investimentos; investir em novos negócios; melhorar produtos e serviços; melhorar a produção; comprar veículo e equipamentos; Acessar novos mercados; Investir em capacitação; qualificar colaboradores e proprietários da empresa, educação para o crédito; Reformar o imóvel; adaptar instalações; Comprar oportunidades ( exemplo, oportunidade para compra de matéria prima ou um ponto comercial); Ser compreendido pelo banco (atendente do crédito qualificado); Ter consultoria para o crédito. Menos burocracia e exigência documental; Juros e encargos financeiros reduzidos (sem indexação) e compatíveis com a dimensão econômica; Garantias: maior ênfase nas fidejussórias (aval) e flutuantes do que nas reais; Oferecer longo prazo com satisfatório prazo de carência e amortização; Implantar cadastro positivo e considerá-lo na análise do crédito; Proporcionar o crédito orientado; Ampliação de itens financiáveis (equipamentos importados e usados).

Atributos linha de Crédito - Sugestões Opções de forma de Pagamento Tipos de Garantia Opções de forma de Pagamento Fundo de aval ou FGO; Sociedade de Garantia de Crédito; Estoque, mercadorias; faturamento; recebíveis; Veículos; alienação; Aval, fiança; garantias patrimoniais , edificações, hipoteca; aporte de Investidores; Seguro garantia; Cédula de Crédito Microempresarial. Garantia compatível com valor do empréstimo; Carência de no mínimo 6 meses; Carência conforme o valor do financiamento; Longo prazo compatível com o retorno do investimento; Pagamento bimestral ou trimestral para o capital de giro de acordo com o valor do crédito; Prazos de pagamentos parcelados em 24 meses para capital de giro. Revisão dos juros na vigência do contrato; a linha de crédito deve prever alterações de juros no decorrer do contrato.

Atributos linha de Crédito- Sugestões Aprimoramentos Considerações Possuir um consultor financeiro na negociação do crédito; capacitar os operadores de crédito; Análise do crédito no momento da consulta; Licença ambiental – aceitar o protocolo; Empréstimo sem atrelar a comprovação do uso do recurso, sem destinação específica; Análise de crédito flexível e simplificada; Enquadramento de todas as atividades produtivas lícitas; Linhas do Programa Crescer para novos clientes, pois todo empréstimo desta linha está sendo utilizado para os clientes antigos do Banco do Brasil; BNDES agilizar as análises/aprovação do sempréstimos, estabelecendo metas para os operadores; Utilizar tecnologia (cartões de débito e crédito, crédito via web), com taxas compatíveis. Solicitar a reclassificação do enquadramento de porte no programa Crescer, de acordo com a LC 123; Altos juros e taxas das operadoras de cartão de crédito; Associações e federações de instituições financeiras elaborarem e disponibilizarem de forma massiva cursos básicos em nível tecnológico sobre finanças empresariais, de baixo custo e voltados especificamente para as MPE; BACEN interferir para que as instituições financeiras não cobrem mais do que 4,5 % a.m de títulos vencidos; BACEN interferir e proibir que instituições financeiras encaminhem títulos vencidos para cobrança em cartório com menos de 10 dias consecutivos.

Atributos linha- Sugestões de Crédito Aprimoramentos Considerações Os limites do BNDES serem compatíveis com o negócio da empresa (são inatingíveis para o Comércio); Empréstimo acompanhado de uma possibilidade de capacitação por meio do SEBRAE, devendo uma das capacitações presenciais serem obrigatoriamente em Gestão Financeira (considerando o curto e o longo prazo), um acompanhamento in loco; Regulamentar crédito coletivo – Aval Solidário para as MPEs; Simplificar as exigências e operar com taxas de juros diferenciadas; Análise de crédito baseado no faturamento real e considerar os recebíveis disponível na data da análise. Propor a criação do cartão empresarial para as MPEs de forma que possam usufruir de tratamento diferenciado no mercado financeiro; Tornar público o montante total do crédito para MPEs de acordo com a Lei Geral; o Fórum Permanente das MPEs, divulgaria o montante de aplicações pelos bancos dos depósitos a vista, em crédito microempresarial; BNDES deve divulgar os empréstimos destinados às ME de modo separado das EPP; Combater de forma mais ativa a "venda casada" em troca do crédito;

Sugestões Recebidas Agradecimentos AMICOESTE/PR ABIGRAF Banco do Nordeste do Brasil CDL/Belém, Confederação Nacional do Comércio - CNC Confederação Nacional da Indústria – CNI CONAJE. FECOMÉRCIO/MG, Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte - FIERN Fórum da Micro e Pequena Empresa do Estado de Santa Catarina Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa do Estado do Paraná Fórum Permanente das MPEs do Estado de Goiás SEBRAE/GO Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá

Desenvolvimento, Indústria Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas Ministério do Desenvolvimento, Indústria E Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços