GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL - ATER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTADO DA BAHIA ÁREA DO PROJETO TERRA DE VALOR E
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
SUPERVISÃO DE ORGANIZAÇÃO RURAL E GERAÇÃO DE RENDA
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Gerência de Planejamento
Gerência de Planejamento
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
Política Nacional de Assistencia Técnico e Extensão Rural - PNATER
Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
Boas Práticas de Gestão Aplicadas na Prática – Visão Empresarial
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
RULESCOOP Soluciones de la economía social y solidaria a un mundo en crisis ROMPENDO BARREIRAS SOCIOECONÔMICAS: O CASO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO RURAL.
ASSESSORIA TÉCNICA - ASTEC
no Extremo Sul Catarinense
Banco do Brasil e o Agronegócio
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
ORGANOGRAMA GERAL PREFEITO MUNICIPAL CONSELHOS MUNICIPAIS
SUPERVISÃO DE PECUÁRIA AÇÕES COORDENADAS PELA SUPERVISÃO ATÉ DEZEMBRO – Seminário Controle de Ectoparasitos em Bovino de Leite (Meta 1) Convênio.
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
MINHAS ATUAÇÕES, AO LONGO DA VIDA, EM DEFESA DA CLASSE MENOS FAVORECIDA Estive e sempre estarei ao lado do povo fazendo com que seus anseios sejam atendidos.
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL
PROGRAMA FLORESTAR BRASIL AGRICULTURA FAMILIAR APRESENTA UMA IDÉIA SIMPLES ECONOMICAMENTE VIÁVEL SOCIALMENTE JUSTA E AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL.
PROJETO HORTO CARIANGÓ Das espécies nativas do semiarido Conscientizar para a preservação, a recomposição ambiental e o uso sustentável do bioma da.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 1 ATER 2015 UM NOVO CICLO SEMINARIO ASBRAER - REGIAO NORDESTE 20 e 21 de novembro de 2014 Eng. Agr.
Pronaf Microcrédito Rural
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
PLANO DE FORMAÇÃO Área de Ações Estratégicas - Baser Instituto de Formação.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Fundamentos de Extensão Rural
FORMAÇÃO DE AGENTES DE ATER Goiânia – Goiás 01 de abril de 2013 Bernadete M. de S. Janke Médica Veterinária Márcia Maria de Paula Engenheira Agrônoma Paulo.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade Universitária de Cassilândia Curso: Agronomia Disciplina: Extensão Rural Importancia da ATER Prof.
Ações de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
SECRETARIA DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
BRUNO HENRIQUE BEILFUSS
Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
UNINDO FORÇAS PARA CRESCER
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Banco do Brasil e o Agronegócio. R$ bilhões Carteira de Agronegócios Evolução do Saldo Compromisso com o Brasil. Maior Financiador do Agronegócio Brasileiro.
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
Curso de Formação para Compra e Venda de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar BRASÍLIA, 03 E 04 DE MARÇO DE POLÍTICAS.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Diagnóstico dos Órgãos de Vigilância Sanitária Municipais.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
SECRETARIA DE REORDENAMENTO AGRÁRIO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA 1.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
1. Relatório das Atividades da UL de Alto Paraíso de Goiás /2016 Apresentação do Relatório de atividades da UL da Emater no período de 02/01/2015.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL - ATER EQUIPE: Luiz César Gandolfi – Gerente Selma Portilho do Prado – Administrativo Supervisões

SUPERVISÕES DA ATER: Supervisão de Agricultura – Alípio Magalhães de Oliveira Supervisão de Pecuária – Jesus Xavier Ferro Supervisão de Agroecologia e Meio Ambiente – Léo Lince do C. Almeida Supervisão de Administração e Crédito Rural – Maria de Fátima de Souza Supervisão de Organização Rural e Geração de Renda – José Araújo Oliveira Supervisão de Ação Solidária e Segurança Alimentar – Janete A. Soares da Rocha

GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL - ATER Planejar, organizar, coordenar, acompanhar e controlar programas e projetos de desenvolvimento, assistência técnica e extensão rural nas áreas de produção animal e vegetal, capacitação e profissionalização de agentes rurais, desenvolvimento social e rural, associativismo e cooperativismo, juventude rural, administração de crédito rural, agroindustrial e agrícola, agroecologia e meio ambiente, bem como outras atividades correlatas.

REGIÕES ADMINISTRATIVAS

REGIÕES ADMINISTRATIVAS

Quadro Resumo das Regiões

ATIVIDADES/FLUXO HIERÁRQUICO: Contratos Convênios Chamadas Públicas Termo de Cooperação Técnica Termo de Parceria

RESPONSABILIDADES E COMPROMISSOS: Metas Objetivos Resultados SUGESTÕES: Representação Apresentação anual nas Câmaras Municipais Visitas a Agentes Financeiros, Cooperativas, Sindicatos, Associações, Conselhos e outros

Engenheiro Agrônomo Luiz César Gandolfi OBRIGADO !!! Engenheiro Agrônomo Luiz César Gandolfi Telefone: (62) 3201-8739 gandolfi@emater.go.gov.br

GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL - ATER