Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Os caminhos da gestão da saúde em MS
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Definição do público-alvo:
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
PAUTA 1. Planejamento Estratégico 2013/ Desafio Intermodal 2013 Notícias ODR.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
I EREJASudeste Avaliando os cacos, retalhos e estilhaços do processo de construção coletiva.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
MOVIMENTO FLORIPA TE QUERO BEM
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
A agenda estratégica para a política habitacional
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ SUBPREFEITURA BUTANTÃ CALENDÁRIO DE REUNIÕES EM 2010 Aprovado em 08 de.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
COMO SER PREFEITO.
FUNDAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA SÃO CAMILO DE ESTEIO
Mapa Estratégico do Prêmio de Competitividade para MPE.
COMITÊS 2011 / 2012
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
Agenda da sustentabilidade
Tudo Começou em na Expogestão com o Lançamento do Projeto Voz Única – Facisc. Em Nas eleições para governador a ACIOC elaborou o Voz.
Bruno Koerich Natália Berns Abreu Florianópolis, setembro/2010.
Ministério da Cultura.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
Minas Gerais.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
13ª. Reunião Ordinária Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Proposta de Plano de Trabalho para de fevereiro de 2012.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
Integração - Modernização - Descentralização
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Fórum Nacional de Educação
14 de abril de Secretaria de Governo Metodologia.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Novembro de Movimento Autônomo e Apartidário Criado em 2007 Rio Como Vamos Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos.
PDE Escola 2011.
ABRIL 2010.
GRUPOS TEMÁTICOS. PLANO DE AÇÃO Plano de Ação aprovado em Março de 2006 Eleições 2006 (estudos e proposta de plano de governo) Horizonte 2010 Banco de.
 .
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Movimento Nossa São Paulo 1.
AGENDA 2013 Rede Nossa São Paulo Plano Diretor Estratégico Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.
conceitos, importância e orientações metodológicas.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
HISTÓRICO DO FORUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TOCANTINS 2003 O tema da Economia Solidária ficou como mais uma bandeira do Fórum de Lutas – TO. Instituições.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
1. Equipe ca- pacitada em metodologia de dimensio- namento da força de trabalho 2. Metodologia de dimensiona- mento da força de trabalho definida 3. Comitê.
SISMUC E SISMMAC1 HISTÓRICO DAS MOBILIZAÇÕES DO ICS: ► ► Os sindicatos de servidores reivindicaram e conseguiram que em 2006 fosse formado um.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
Compromisso de cada gestor com a saúde dos cidadãos Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS Núcleo de Gestão do Pacto.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Surgimento

Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma cidade melhor, mais solidária e sustentável.

Formação Outubro/2011 – Declaração do Guga Novembro/2011 – Lançamento da campanha no Painel RBScampanha Painel RBS Dezembro/2011 – Contato com a Rede Nossa São Paulo e Programa Cidades Sustentáveis, movimentos referência para FTQB Fevereiro/2012 – Comitê de coordenação do movimento (quase 60 pessoas participando) Março/2012 – Primeira reunião do comitêPrimeira reunião Abril/2012 – Passa a avaliar a educação também

Ações Começou com foco em planejamento, saúde e mobilidade urbana -> geração de indicadoresindicadores Objetivos: 1)Elaborar um documento que aponte os problemas e projetos que são exemplo, para servir de subsídio e ajudar no planejamento de sua gestão municipal 2)Encaminhar proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal para que o prefeito estabeleça um plano de metas.

E depois? Avaliação dos resultados gerados e definição das próximas estratégias de atuação e objetivos. Será prioridade a educação e conscientização da sociedade para o acompanhamento das metas propostas pelos prefeitos, e execução de uma ação de campo que traga resultados concretos.

Resultados O documento Desafios de Florianópolis Subsídios para Elaboração do Plano de Metas entregue aos candidatos à prefeitura em 15/08, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).Desafios A proposta de emenda à Lei Orgânica do Município para tornar obrigatório a elaboração de um plano de metas foi aprovada numa primeira fase pela Câmara de Vereadores. O texto está em análise pela casa. Última revisão em 20/09, mas ainda não foi aprovada.proposta

Situação atual Avaliação dos resultados da primeira etapa Planejamento das ações do segundo semestre – criação de um observatório, por meio de parceria com uma universidade, para acompanhar os principais indicadores da cidade – continuar com sua atuação e acompanhar o desempenho da nova administração pública, cobrando as promessas de governo A proposta de emenda à Lei Orgânica do Município em aberto