Eduardo Afonso Viana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

A arte moderna e a arte na sociedade industrial
Música : Holding Your Hand
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Obras e Biografias de Tarsila do Amaral
Realismo - Naturalismo
ARTE POP.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
Fauvismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
Estética – Siron Franco
QUEM DETERMINA O QUE É ARTE?
Estética – Rubens Gerchman
Music: Holding your hand
A Pintura.
Arquitetura Funcional “Bauhaus”
Laura Reydon e Luana Castro
O Impressionismo.
Pierre Auguste Renoir
Artista Plástica Maria Alzira Garcia.
Cândido Portinari.
O Dórdio Gomes.
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
Carlos Carrà ( ).
Maluda ( ).
Almeida Negreiros.
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
Piet Mondrian.
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Monumento Nacional ao Imigrante
Charters d'Azevedo cd.
Museu Nacional de Arte Antiga Com som e transição automática
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
Biografia de Wassili Kandinsky
Ismael Nery.
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922
Literatura PRÉ-MODERNISMO
E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS - INDAIATUBA
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Cândido Portinari 29/12/ /02/1962.
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
José Vital Branco Malhoa, nasceu nas Caldas da Rainha em 28 de Abril de 1855 e faleceu em Figueiró dos Vinhos, a 26 de Outubro de 1933 Com apenas 12 anos.
Formadora: Janaína Lapuente
José Vital Branco Malhoa
A escultura e pintura neoclássica em Portugal
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
O Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido por Museu das Janelas Verdes, está localizado em Lisboa, Portugal. Instalado num palácio do século XVII,
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903,
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
Literatura Prof. Keila Garcia
Fauvismo.
Na visão de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas
Irving Penn Trabalho realizado por:
Denise Dubiella.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
ALL STAR & MONET.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
IMPRESSIONISMO.
José Malhoa - "Vou Ser Mãe"- (1923)
Transcrição da apresentação:

Eduardo Afonso Viana

Eduardo Viana Nascido em Lisboa a 1881, Eduardo Viana fez o curso das Belas-Artes, onde se matriculou em 1896, tendo como mestre Veloso Salgado. Colabora artisticamente na revista Contemporânea (1915-1926). Em 1925 organiza o I Salão de Outono, exposição importante no quadro da afirmação do modernismo em Portugal e que reuniu, entre os trinta nomes apresentados, "o mais interessante de toda uma geração". Nessa exposição apresenta 8 trabalhos de sua autoria, entre os quais as telas para o café «A Brasileira». Faleceu a 1967.

Suas Obras Os primeiros trabalhos da maturidade de Eduardo Viana situam-se "numa charneira entre vagas sugestões de cariz oitocentista e um sentido pré-construtivo característico da transição do século", fundindo valores herdados do naturalismo (ou mesmo das tendências simbolistas). Trabalhando de forma lenta, refletida, o pintor detém-se sobre cada tema, "explorando-o como um gozo sensual isento de sentimentalismo”, como acontece nos quadros de nus da década de 1920, "que oferecem o significado maior da sua arte essencialmente sensual e que nenhuma comparação sofrem com obras eventualmente naturalistas da pintura portuguesa anterior" .

Nu, 1925,óleo sobre tela Natureza morta

"Paisagem - Figuras ao portão" As três abóboras

Rapaz das louças, 1919 Ponte de D. Luiz

Perguntas Quem foi seu mestre? R: Veloso Salgado Como se chama o nome desta arte? R: Rapaz das louças Que tipo de tendências usava? R: Tendências simbolistas

Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Afonso_Viana

Fim