Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista

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Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista Café Grão Espresso Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista

Metodologia Estudo de caso em uma empresa que atua no setor de produtos alimentícios; Nesse trabalho foram utilizados como principais instrumentos de análise para obtenção de dados e pesquisa, a entrevista com os donos e funcionários da empresa, os dados expostos no site da empresa e informações obtidas de livros e artigos acerca do assunto.

O que é logística empresarial Logística empresarial é um conceito relativamente novo, apesar de que todas as empresas sempre desenvolveram atividade de suprimento, transporte, estocagem, e distribuição de produtos. A novidade se encontra no fato de que as empresas passaram a desenvolver atividades de forma intregada e coordenada.

O que é logística empresarial Logística é entendida como a junção da administração de materiais com a distribuição física, assim reduzindo os custos. Planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento eficiente e eficaz em termos de custos, dos bens, serviços e informações relacionadas, desde a origem até o consumidor, com objetivo de obedecer às exigências dos consumidores.

Mercado de café no Brasil O mercado de café no País, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), registrou um crescimento de 5,81% entre maio de 2006 e abril de 2007, enquanto o consumo mundial cresceu apenas 1,5% ao ano, em média, segundo dados da Organização Mundial do Café (OMC). O mercado brasileiro representa 14% da demanda mundial de café e 39% do consumo de toda a Europa, incluindo os 30 países do leste europeu. O brasileiro está entre os povos que mais consomem café no mundo: 5,52kg de café em grão cru ou 4,41kg de café torrado, quase 73 litros por cidadão ao ano. Os números estimulam o crescimento das franquias de café e atestam a viabilidade do negócio, apontando as lojas de café expresso como o empreendimento do futuro. O mercado de café expresso tem crescido apostando no requinte e na sofisticação. Com foco nos cafés especiais, inclusive os orgânicos.

Café grão expresso Ao contrário do que alguns pensam um espresso (ou café expresso) não leva esse nome porque é preparado ou consumido de forma rápida, com pressa A expansão do Grão Espresso ocorreu em 1992, desde a inauguração da primeira loja, a Grão Espresso tem se empenhado em construir uma sólida estrutura de atendimento a franqueados, para que os franquiados possam levar ao consumidor final irresistíveis sabores, em um excelente ambiente, com o melhor serviço

Café grão expresso O sistema de franquias da Grão Espresso é chancelado pela ABF com o Selo de Excelência de Franchising 2010. O sistema de franquia define um suporte inicial de gestão de estoque que, o franqueado deve manter e saber identificar as características do público de sua região, para poder administrar o estoque com maior eficácia. Apesar do suporte inicial prestado pelo franqueador, o franqueado deve se envolver nas operações e identificar as características da região de atuação e as necessidade do seu público-alvo. O planejamento, coordenação, direção e controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.

Estoque O estoque é necessário para que o processo de produção- venda da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis. Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.

Estoque na empresa O empresa possui um conjunto de fornecedores pre estabelecidos que fornecem os produtos com o melhor preço possível. Seu estoque é formado por produtos definidos pela marca e também por produtos previamente analisados. A empresa possui um estoque de segurança para garantir o andamento do processo produtivo caso ocorram aumento na demanda do item por parte do processo ou atraso no abastecimento futuro.  

A estrutura de uma loja de café expresso É importante considerar o perfil do cliente, a linha de produtos que será colocada à venda e os equipamentos a serem adquiridos. Basta um balcão para atendimento dos pedidos e um salão para a colocação das mesas. Os processos de uma loja de café expresso são divididos em: Serviço de recepção e atendimento ao cliente – é o processo no qual se dá o primeiro contato com o cliente, o entendimento da sua necessidade e a entrega do produto desejado; Serviço de preparação dos alimentos – é o momento de preparação dos alimentos que são elaborados na loja. Geralmente são de responsabilidade do cozinheiro, que atende em ambiente separado da loja, Serviço administrativo – trata-se da gerência e controle das atividades produtivas da loja de café expresso. Geralmente é exercido pelo proprietário;

Cadeia de suprimentos A cadeia de suprimento é o grupo de fornecedores que suprem as necessidades de uma empresa na criação e desenvolvimento dos seus produtos, no caso da franquia , os produtos básicos são enviados da Matriz e os demais são comprados em hipermercados locais.

Classificação ABC Classicamente uma análise ABC consiste da separação dos itens de estoque em três grupos de acordo com o valor de demanda anual, em se tratando de produtos acabados, ou valor de consumo anual quando se tratarem de produtos em processo ou matérias- primas e insumos.

Conclusão A utilização da logística na gestão dos estoques é indispensável para empresas que querem se manter no mercado competindo de igual para igual com seus concorrentes, pois a cada dia que passa, eles estão percebendo que existe uma necessidade de maior agilidade no atendimento aos clientes, de controles adequados para evitar gastos desnecessários ou desperdício e principalmente para obter informações em momentos oportunos. Dessa forma a logística age integrando os setores de forma que com a comunicação e inter-relação as atividades organizacionais passem a ser mais eficientes e eficazes.