FAMÍLIA HISTÓRICO.  .

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta.
Advertisements

Ciência e tecnologia.
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
Trabalho de Sociologia
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Por que ampliar o atendimento da EI ?
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
DISCIPLINA: Ética e relações humanas no trabalho
As Diferenças entre Homens e Mulheres
Estrutura familiar e dinâmica social
Chafic.com.br Palestra de Chafic Jbeili
30/03/2017.
Influências Socioculturais
Dimensões da Globalização
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Estatísticas da Criança no Brasil
COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO
Evolução Social do Trabalho
Educação.
Salas de Matemática.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
Estrutura familiar e dinâmica social
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
Projeto Esperança Cintia Dener Juari Marcela
Emile Durkheim e o fato social
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
OS SABERES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI Lucineide Barros Medeiros (UESPI;ISEAF)
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
A Sociedade humana: generalidades
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Augusto Comte e o Positivismo
ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - AMAS
Política Educacional Brasileira
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Histórias de crianças e infâncias
Proposta A família contemporânea surge a partir de uma série de transformações históricas e sociais. Na família pré-moderna, a própria família era o centro,
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Émile Durkheim
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO GILMARO NOGUEIRA.
Família, a base para cidadania
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
Somos todos seres sociais
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

FAMÍLIA HISTÓRICO.  

1º Cenário Antiguidade   A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE PRIVADA.

HÁ UMA EXTERIORIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E DA VIDA. 2º Cenário Idade Média   A FAMÍLIA EXISTENTE NA IDADE MÉDIA SÉCULOS XIV E XV ESTÁ IMPREGNADA DE AÇÕES PÚBLICAS. HÁ UMA EXTERIORIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E DA VIDA.

“MAS DE FATO ATÉ O FIM DO SÉCULO XVII, NINGUÉM FICAVA SOZINHO “MAS DE FATO ATÉ O FIM DO SÉCULO XVII, NINGUÉM FICAVA SOZINHO. A DENSIDADE SOCIAL PROIBIA O ISOLAMENTO E AQUELES QUE CONSEGUIAM SE FECHAR NUM QUARTO POR ALGUM TEMPO, ERAM VISTOS COMO FIGURAS EXCEPCIONAIS: RELAÇÕES ENTRE PARES, RELAÇÕES ENTRE PESSOAS DA MESMA CONDIÇÃO, MAS DEPENDENTES UMAS DAS OUTRAS, RELAÇÕES ENTRE SENHORES E CRIADOS - ESTAS RELAÇÕES DE TODAS AS HORAS E DE TODOS OS DIAS JAMAIS DEIXAVAM UM HOMEM SOZINHO. ESSA SOCIABILIDADE DURANTE MUITO TEMPO SE HAVIA OPOSTO À FORMAÇÃO DO SENTIMENTO FAMILIAR, POIS NÃO HAVIA INTIMIDADE.” (ARIÉ, P. HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA, P.264)

2º Cenário Idade Média   NO FIM DO SÉCULO XVI E DURANTE O SÉCULO XVII VAI SURGIR UM NOVO SENTIMENTO DE FAMÍLIA QUE VEM ACOMPANHADO DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM RELAÇÃO ÁS CRIANÇAS. “A CRIANÇA TORNOU-SE UM ELEMENTO INDISPENSÁVEL DA VIDA COTIDIANA, E OS ADULTOS PASSARAM A SE PREOCUPAR COM SUA EDUCAÇÃO, CARREIRA E FUTURO” (ARIÉ, P. HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA, P.270)

4º Cenário Modernidade   NO SÉCULO XVIII “A FAMÍLIA MODERNA, AO CONTRÁRIO, SEPARA-SE DO MUNDO E OPÕE À SOCIEDADE O GRUPO SOLITÁRIO DOS PAIS E FILHOS. TODA ENERGIA DO GRUPO É CONSUMIDA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, CADA UMA EM PARTICULAR, E SEM NENHUMA AMBIÇÃO COLETIVA: AS CRIANÇAS MAIS DO QUE A FAMÍLIA... ESSA EVOLUÇÃO DA FAMÍLIA MEDIEVAL... DURANTE MUITO TEMPO SE LIMITOU AOS NOBRES... AINDA NO INICIO DO SÉCULO XIX, UMA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO, A MAIS POBRE E MAIS NUMEROSA, VIVIA COMO AS FAMILIAS MEDIEVAIS, COM AS CRIANÇAS AFASTADAS DOS PAIS.” (ARIÉ, P. HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA, P.271)

5º Cenário Pós- Guerra  A Europa como civilização mais avançada, promove/sofre guerras que vão alterar as formas de relações pessoais e sociais. Impondo um sentimento de urgência em viver todas as coisas já. Neste contexto a família também será alterada, a criança será entendida como esperança, há uma extensão da família pelo espírito da solidariedade, espírito de comunidade e de cuidado mútuo.

FAMÍLIA HOJE FAMÍLIAS TRADICIONAIS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS     DIVERSIDADE ESTRUTURAL MAIS COMUM FAMÍLIAS TRADICIONAIS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FAMÍLIAS RECASADAS FAMÍLIAS AMPLIADAS FAMÍLIAS NÃO CONVENCIONAIS

NÃO EXISTE UMA FAMÍLIA IDEAL OU UM MODELO PRÉ-DETERMINADO DE FAMÍLIA, EXISTEM FAMÍLIAS REAIS. INDEPENDENTE DE SUA CONFIGURAÇÃO, A FAMÍLIA CONTINUA SENDO A INSTITUIÇÃO SOCIAL RESPONSÁVEL PELOS CUIDADOS, PROTEÇÃO, AFETO E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS, OU SEJA, É O PRIMEIRO E IMPORTANTE CANAL DE INICIAÇÃO DOS AFETOS, DA SOCIALIZAÇÃO, DAS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM.

FAMÍLIA: DESIGUALDADE ECONÔMICA   DADOS DO IBGE/1999: 30,5% DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS COM CRIANÇAS ATÉ SEIS ANOS VIVEM COM RENDA PER CAPITA MENSAL IGUAL OU INFERIOR AO SALÁRIO MÍNIMO. RESULTA EM TODA ORDEM DE EXCLUSÃO E INFÂNCIA REDUZIDA. FAMÍLIA E DESIGUALDADE ECONÔMICA 

AS CRIANÇAS DE FAMÍLIA RICA COSTUMAM TER UMA INFÂNCIA DE LONGA DURAÇÃO, RECEBENDO UMA PROFUSÃO DE BENS QUE NÃO LHES PERMITEM ENTENDER A DIFERENÇA DO TER E NÃO TER, NÃO APRENDEM A REPARTIR, E NÃO SABEM O QUE É REALMENTE DESEJAR CONFUNDINDO DESEJAR COM CONSUMIR POR CONSUMIR.

PROMOÇÃO DE JUSTIÇA SOCIAL CONHECIMENTO E PROMOÇÃO DE JUSTIÇA SOCIAL   ACESSO AO CONHECIMENTO SOBRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, SOBRE SAÚDE, SOBRE DIREITOS ENTRE OUTROS SABERES, PODEM SER UM IMPORTANTE CONTRAPONTO ENTRE SABERES TÉCNICOS, SABERES COTIDIANOS, VALORES E AS REALIDADES DAS FAMÍLIAS. QUALIFICANDO E AMPLIANDO AS OPORTUNIDADES DE DIGNIDADE PARA FAMÍLIA BRASILEIRA.

FAMÍLIA CONCEITOS FAMILIA, NO LATIM IA É PLURAL.   FAMILIA, NO LATIM IA É PLURAL. FAMULUS (SINGULAR) SIGNIFICA ESCRAVO, LOGO: FAMÍLIA É CONJUNTO DE ESCRAVOS

(Minidicionário Luft. p.321). FAMÍLIA: NÚCLEO PARENTAL, FORMADO POR PAI, MÃE E FILHOS; 2. PESSOA DO MESMO SANGUE, PARENTELA; 3. LINHAGEM, ESTIRPE; 4. GRUPO DE GÊNEROS DE ANIMAIS OU PLANTAS COM CARACTERES COMUNS; 5.CONJUNTO DE TIPOS COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS.

A FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE TEM ESPECIAL PROTEÇÃO DO ESTADO.   A FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE TEM ESPECIAL PROTEÇÃO DO ESTADO. (C.F capítulo VII, Art,226. 1988)

FAMÍLIA   A RELAÇÃO MATRIMONIAL É O FULCRO DA ESTRUTURA FAMILIAR. A SUA PADRONIZAÇÃO EM TERMOS DE SOCIEDADE, QUE A INCLUI, DEPENDE DE UMA VARIEDADE DE FATORES AMBIENTAIS, ADMITINDO A COEXISTÊNCIA DE FORMAS PECULIARES A SETORES DISTINTOS DA SOCIEDADE. (LENHARD, R. IN SOCIOLOGIA EDUCACIONAL, VIII-P.50)

FAMÍLIA FAMÍLIA DE ORIGEM É AQUELA DE NOSSOS PAIS;   FAMÍLIA DE ORIGEM É AQUELA DE NOSSOS PAIS; FAMÍLIA DE REPRODUÇÃO É AQUELA FORMADA PELO INDIVÍDUO COM OUTRO ADULTO E OS FILHOS DECORRENTES. (PRADO, D. IN O QUE É FAMÍLIA, P.13)

FAMÍLIA FAMÍLIA UMA NOVA ÉTICA UM NOVO COMPROMISSO IDENTIDADE/VÍNCULO   FAMÍLIA UMA NOVA ÉTICA UM NOVO COMPROMISSO IDENTIDADE/VÍNCULO E DIREITO A DIFERENCIAÇÃO.

REPRODUÇÃO SOCIALIZAÇÃO AFETO PROTEÇÃO EDUCAÇÃO... FUNÇÕES DA FAMÍLIA   REGULAÇÃO SEXUAL   REPRODUÇÃO  SOCIALIZAÇÃO   AFETO  PROTEÇÃO  EDUCAÇÃO... 

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA SOCIALIZAR E PRODUZIR CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA QUALIFICAR A VIDA CIDADÃ

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA CONCEITOS CIENTÍFICOS TEMPO RELAÇÕES SÓCIOS-CULTURAIS RELAÇÕES C/ NATUREZA ESPAÇO Os conceitos científicos são produções histórico-culturais que estabelecem relações entre si e com os conceitos cotidianos DISCIPLINAS DO CURRÍCULO Os conteúdos das disciplinas são meios para a apropriação de conceitos

CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA PROPOSTA CURRICULAR/SC “ A IDÉIA DE INFÂNCIA, COMO SE PODE CONCLUIR, NÃO EXISTIU SEMPRE, E NEM DA MESMA MANEIRA. AO CONTRÁRIO ELA APARECE, COM A SOCIEDADE CAPITALISTA, URBANO-INDUSTRIAL, NA MEDIDA EM QUE MUDAM A INSERÇÃO E O PAPEL SOCIAL DA CRIANÇA NA COMUNIDADE. SE, NA SOCIEDADE FEUDAL, A CRIANÇA EXCERCIA UM PAPAEL PRODUTIVO DIRETO (“ DE ADULTO”) ASSIM QUE ULTRAPASSAVA O PERÍODO DE ALTA MORTALIDADE INFANTIL, NA SOCIEDADE BURGUESA ELA PASSA A SER ALGUÉM QUE PRECISA SER CUIDADA, ESCOLARIZADA, E PREPARA PARA UMA SITUAÇÃO FUTURA.”

CONCEPÇÃO DE ADOLESCÊNCIA PROPOSTA CURRICULAR SC CONCEBE-SE PELA LEI, ADOLESCENTE DOS 12 AOS 18 ANOS, “ NO ENTANTO A ADOLESCÊNCIA NÃO ACONTECE DE MODO IGUAL EM TODAS AS CULTURAS E TAMPOUCO NUMA MESMA CULTURA, ATÉ PORQUE AS MANIFESTAÇÕES QUE CARACTERIZAM ESTA E OUTRAS ETAPAS DA VIDA NÃO SÃO PERMANENTES.” A ADOLESCÊNCIA É UM FENÔMENO CULTURAL, HISTÓRICO E GEOGRÁFICO.