EDINEUSA GOMES GUEDES DE PAIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Advertisements

Colégio Elisa Andreoli
Avaliando os Estilos de Paternidade.
Entendendo o Adolescente Normal
Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek
Por Quê os Planos Falham?
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Afeto e Comunicação Afetiva
Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.
Pais com limites, Filhos com limites
SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO
Limites, afetividade e ADOLESCÊNCIA, como conciliar?
Valor Consultoria Empresarial
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Regras e limites na educação de crianças
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
EDUCANDO FILHOS MAIS SEGUROS
Formas de Relacionamento entre Pais e Filhos
FAMÍLIA: avaliar para crescer
Limites Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores e com o esforço de abolirmos os abusos.
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
EMEF PADRE REUS REUNIÃO DE PAIS/MAIO 2009 BEM-VINDOS!
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
CULTIVANDO A HONESTIDADE
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Limites.
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
A CASA DO AMOR.
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Ética e Moral na formação dos filhos
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
LimitesLimitesLimitesLimites Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores...
A palavra conviver originou-se
Amor e Sexualidade.
O PAPEL DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Oração para um mundo melhor.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Diretrizes de um programa de prevenção
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local – Parte 3
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Desenvolvimento 1. Por que é tão importante se preocupar com a formação do caráter da juventude? LA, 15 juventude? LA, 15 Se os jovens são deixados.
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Edificando Famílias Saudáveis
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Limites.
ADOLESCÊNCIA.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
LIÇÃO 11 INTRODUÇÃO: Prov. 3:7; Rom. 14:12.
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Seção 11 (capítulos 46-49) “O amor é a chave do coração da criança, mas o amor que leva os pais a transigirem com os filhos nos desejos ilegais.
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.
Motivação Duradoura: o diferencial competitivo dos profissionais que fazem a diferença.
Professor Douglas Pereira da Silva
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
LimitesLimites Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores...
“São introduzidos demasiado cuidado e fardo no seio de nossas famílias e muito pouco de natural simplicidade, paz e felicidade é acariciado. Deve haver.
“Os pais devem considerar isso. Eles precisam compreender os princípios que fundamentam o cuidado e a educação das crianças. Devem ser capazes de criá-las.
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
O que as crianças precisam aprender e desenvolver? Psicólogo Erik Erikson.
Transcrição da apresentação:

EDINEUSA GOMES GUEDES DE PAIVA A FAMÍLIA COMO FATOR DE PROTEÇÃO AO USO INDEVIDO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. EDINEUSA GOMES GUEDES DE PAIVA AMOR-EXIGENTE

Como educar hoje? A missão fundamental da família e da escola é educar. Educar é ajudar a ser, nascendo aos poucos para a luz; é fazer passar do seio materno da natureza em dependência e ignorância para o reino da verdade e da liberdade, que é o reino do espírito. Educar é possibilitar o nascimento do ser.

Que se entende por ser bom pai ou boa mãe? Expectativas e crenças a respeito desse papel: ●estar à disposição dos filhos por tempo integral, fazendo tudo por eles e atendendo a todos os pedidos? ●acreditar que lhes estejamos dando o melhor, principalmente se não lhes causarmos frustrações maiores, abolindo, inclusive, os limites? ●acreditar que temos de ser perfeitos (Super-Heroi) ●ser mãe é padecer no paraíso.

Na relação com os filhos, o importante é estar vivendo, com intensidade, os vários momentos. Os desacertos são inerentes à relação. Só erra quem faz. A única maneira de se acertar é aprender a identificar os enganos. Comecemos, já, sendo bons pais para nós mesmos. Assim, também o seremos para nossos filhos.

AJUSTES NA FAMÍLIA ESTRUTURA DA FAMÍLIA EM PERIGO: Educação deficiente dos pais; Exemplo deficiente dos pais; Ideais deficientes dos pais. OS TEMPOS MUDARAM, MAS “NÃO” AS RELAÇÕES HUMANAS FAMILIARES QUE CONSTITUEM AS RAÍZES DA FORMAÇÃO DE CARÁTER. Os filhos precisam dos pais; Os filhos precisam de direção; Os filhos precisam de apoio. “As crianças precisam de direção, disciplina, apoio e ânimo para crescer, amadurecer e tornar-se pessoas independentes da família, adultos autônomos”.

OS PAIS PRECISAM MUDAR: As ciências do comportamento ajudam, fornecendo informações sobre: Relações Humanas; Motivação; Comunicação. Os pais podem aprender as técnicas apropriadas de: As bases da formação do caráter; A comunicação eficaz; A disciplina correta. A mudança começa em nós. “ Esta é a base da educação dos pais: promover mudanças nas atitudes e no comportamento dos pais em relação aos filhos”.

Princípios básicos que constroem o amor-próprio nos filhos: Forneçamos um modelo de auto-imagem positiva ao filho, ou seja, comecemos a respeitar a nós mesmos. Se quisermos que ele nos respeite, demos-lhe o exemplo de uma pessoa que faz o mesmo e não desistamos dessa posição. Vamos tratá-lo como um ser humano único e respeitemos a sua individualidade. Vamos deixá-lo ser ele mesmo. Aceitemos suas falhas, afinal está aprendendo. Falhas não significam fracasso: ele pode aprender com os erros e isso não diminui sua auto-estima.

Dar permissão para que assuma responsabilidades, assim ficará confiante por meio da ação. Devemos deixá-lo fazer tarefas típicas de sua idade, pois isso gera prazer, orgulho e alegria; Ensinar o prazer da vida diária é fundamental para a auto-estima da criança. Permitamos que descubra o lado positivo das coisas, até mesmo dos reveses, que nos ensinam a crescer; Elogiar mais do que criticar. Salientar o positivo. A relação de amor é a única que pode curar, promover mudança e o crescimento do ser humano; Tomar contato com os sentimentos em relação a nosso filho. Se percebermos que o rejeitamos, que sentimos raiva freqüentemente, não o escondamos de nós mesmos.Busquemos ajuda para descobrir a nós próprios

Muitas vezes, tentamos disfarçar nossa dificuldade de lidar com os próprios sentimentos, mas a agressividade, a superproteção, a preocupação exagerada, o descuido ou o desprezo com que tratamos os filhos acabam revelando essa incapacidade

Algumas tarefas ou papéis dos pais Os pais têm a responsabilidade de criar e manter uma estrutura familiar funcional, por meio da qual tantos eles quantos seus filhos possam crescer, aprender enriquecer e desenvolver todo o potencial que lhes foi dado por Deus; Os pais têm a responsabilidade de ensinar e guiar os filhos para que eles desenvolvam a capacidade, a força e os conhecimentos de que precisarão para cuidar de si próprios ao assumir a vida adulta; Os pais têm a responsabilidade de exigir que os filhos tomem decisões e que ajam de forma responsável;

Sempre que o pai toma a si a responsabilidade dos atos do filho, esse filho exime-se da responsabilidade. Com isso, perde a oportunidade de desenvolver a capacidade, a força e o conhecimento de que precisará para cuidar de si próprio quando se tornar adulto.

“A DESESTRUTURAÇÃO FAMILIAR ESTÁ NA RAIZ DE COMPORTAMENTOS ANTI-SOCIAIS DOS JOVENS” SOMOS AS PRIMEIRAS GERAÇÕES DE PAIS DECIDIDOS A NÃO REPETIR COM OS FILHOS OS ERROS DE NOSSOS PROGENITORES. E COM O ESFORÇO DE ABOLIR OS ABUSOS DO PASSADO, SOMOS OS PAIS MAIS DEDICADOS E COMPREENSIVOS, MAS POR OUTRO LADO , OS MAIS TOLOS E INSEGUROS QUE JÁ HOUVE NA HISTÓRIA.

SOMOS A ÚLTIMA GERAÇÃO DE FILHOS QUE OBEDECERAM A SEUS PAIS E A PRIMEIRA GERAÇÃO DE PAIS QUE OBEDECEM A SEUS FILHOS... OS ÚLTIMOS QUE TIVEMOS MEDO DOS PAIS E OS PRIMEIROS QUE TEMEMOS OS FILHOS. OS ÚLTIMOS QUE CRESCERAM SOB O MANDO DOS PAIS E OS PRIMEIROS QUE VIVEM SOB O JUGO DOS FILHOS.

OS ÚLTIMOS QUE RESPEITAMOS NOSSOS PAIS E OS PRIMEIROS QUE ACEITAMOS (ÀS VEZES SEM ESCOLHA...) QUE NOSSOS FILHOS NOS FALTEM COM O RESPEITO. A MEDIDA EM QUE O PERMISSÍVEL SUBSTITUIU O AUTORITARISMO, OS TERMOS DAS RELAÇÕES FAMILIARES MUDOU DE FORMA RADICAL PARA O BEM E PARA O MAL.

SE O AUTORITARISMO SUPLANTA, O PERMISSÍVEL SUFOCA. SE O AUTORITARISMO DO PASSADO ENCHEU OS FILHOS DE MEDO DE SEUS PAIS, A FRAGILIDADE DO PRESENTE OS PREENCHE DE MEDO E MENOSPREZO AO NOS VER TÃO FRÁGEIS E PERDIDOS COMO ELES. SE O AUTORITARISMO SUPLANTA, O PERMISSÍVEL SUFOCA. APENAS UMA ATITUDE FIRME, RESPEITOSA, LHES PERMITIRÁ CONFIAR EM NOSSA IDONEIDADE PARA GOVERNAR SUAS VIDAS ENQUANTO FOREM MENORES, PORQUE VAMOS À FRENTE LIDERANDO-OS E NÃO ATRÁS, CARREGANDO-OS E RENDIDOS À SUA VONTADE.

A RUPTURA FAMILIAR PRODUZ, INEVITAVELMENTE, UM DESAJUSTE AFETIVO. A CRISE DA FAMÍLIA ESTÁ APRESENTANDO DRAMÁTICAS CONSEQUÊNCIAS ANTI-SOCIAIS. A RUPTURA FAMILIAR PRODUZ, INEVITAVELMENTE, UM DESAJUSTE AFETIVO. A TRANSGRESSÃO É, FREQUENTEMENTE, UMA FUGA, UM RECADO REVOLTADO. A AUSÊNCIA DE VÍNCULOS AFETIVOS GERA INSTROSPECÇÃO E FRIEZA.

Situações em que os pais concordam ou até promovem a transgressão de normas e leis: Entregar o carro nas mãos do filho menor; Entregar o carro nas mãos do filho não habilitado; Mentir ao porteiro do cinema sobre a idade do filho; Dar dinheiro a uma ‘autoridade’ para quebrar o galho do filho; Encobrir deslizes do filho; Fazer uso da ‘Lei de Gerson’, sempre querendo levar vantagens sobre os outros; Dar bebida alcoólica para seu filho adolescente.

Comportamentos que colocam os filhos em altíssimo risco: Direitos sem deveres; Cultura do ‘compra-se tudo’; Cultura do ‘tira dor’; Falta de vida espiritual; O prazer como meta ÚNICA de vida; Medo de tomar atitudes; Papéis indefinidos na família; Constantes e insolúveis conflitos familiares; Autoritarismo no lugar da autoridade; Pais fechados para o outro e para o mundo; Pais que vivem no passado; Filhos privados da oportunidade de reparar suas falhas.

OS VALORES NA EDUCAÇÃO ♥ CONVIVÊNCIA; ♥ SOLIDARIEDADE; ♥ TOLERÂNCIA; ♥ DIÁLOGO; ♥ CONSCIÊNCIA MORAL; ♥ BOAS MANEIRAS; ♥ BONDADE; ♥ VONTADE; ♥ RESPEITO; ♥ HONESTIDADE.

UMA VERDADEIRA PREVENÇÃO SERÁ FEITA: Se formos sensíveis aos problemas gerados pelas drogas na sociedade atual; Se formos bem informados e buscarmos uma permanente ação preventiva em todas as áreas da vida; Se agirmos de modo claro e eficiente, norteados pela filosofia do Amor-Exigente “EU AMO VOCÊ, MAS NÃO ACEITO O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO DE ERRADO”

CONCLUSÃO PREVENIR ACREDITAR AGIR O QUE FAZER??? Tudo o que se pode e se deve fazer é PREVENIR ACREDITAR AGIR “ O sucesso e a felicidade das próximas gerações depende de nós estarmos aptos para promover o desenvolvimento de programas de promoção de saúde e prevenção ao uso de drogas, amplos, coerentes e integrados que possam ser efetivos em múltiplos domínios” (Flay 2002) TODOS PODEMOS LUTAR POR UM ESTILO SAUDÁVEL DE VIDA.

É preciso que os pais sejam “PAIS”, para que os filhos possam ser “FILHOS”. Amor-Exigente Rua Jaguarari,2530 – Lagoa Nova Fones: 3615 4341 – 3615 4342 E-mail: eggpaiva@yahoo.com.br www.amorexigente.org.br HORÁRIO DAS REUNIÕES: TERÇAS-FEIRAS – 18:30