Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Orientadora Gabriela Studzinski
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5 Melhoria da Atenção à Saúde da Mulher, UBS Diamantino Augusto Macedo, Feijó/Acre. AIMARA LARDUET TORRES Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch PELOTAS 2015 

INTRODUÇÃO   AÇÃO PROGRAMÁTICA: Programa de Prevenção e Detecção dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama. No Brasil o câncer de mama e de colo de útero são os tipos de câncer que mais acometem mulheres, apresentando um aumento crescente na taxa de mortalidade nos últimos anos. (Pinho et. al., 2012)

INTRODUÇÃO Município Feijó >Estado Acre (AC) População de 34.241 habitantes (IBGE, 2014) Unidades Básicas de Saúde (UBS)> 7 Equipes Básicas de Saúde,(EBS)>8 Hospital regional>1 Centro de fisioterapia>1 Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF)>1 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)>1

INTRODUÇÃO UBS >Diamantino Augusto Macedo (zona urbana) Habitantes cadastrados 2786 Famílias 950. Sexo masculino 1560 Sexo feminino 1224 EBS 1 Médico da família, 1 Enfermeira 3 Técnicas em enfermagem 5 Agentes comunitários de saúde 2 Auxiliares de serviços gerais.

INTRODUÇÃO UBS tinha dificuldades para um atendimento de qualidade e rastreamento de forma adequada no Programa de Prevenção e Detecção dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama.

OBJETIVO Melhorar a atenção à saúde no Programa de Prevenção e Detecção dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama na UBSF Diamantino Augusto Macedo, município Feijó- Acre.

METODOLOGIA Detalhamento das Ações Monitoramento e avaliação Organização e gestão do serviço Engajamento público Qualificação da pratica clínica  

LOGÍSTICA   Manual Técnico do Caderno de Atenção Primária sobre Câncer de Colo do Útero e Câncer de Mama do Ministério de Saúde, de 2013 (BRASIL, 2013) Caderno de Atenção Primária de Rastreamento, do Ministério de Saúde de 2010 (BRASIL, 2010) Prontuário da usuária Fichas-espelho Planilha de coleta de dados

OBJETIVOS E METAS Objetivo1: Ampliar a cobertura de detecção precoce de câncer do colo do útero e câncer de mama. Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce de câncer do colo do útero nas mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos de idade para 100% da área de abrangência. Meta 1.2: Ampliar para 90% a cobertura de detecção precoce de câncer de mama nas mulheres de 50 a 69 anos de idade  

RESULTADOS Cobertura de detecção precoce de câncer do colo do útero de mulheres entre 25 e 64 anos de idade. Cobertura de detecção precoce de câncer de mama de mulheres entre 50 e 69 anos de idade

OBJETIVOS E METAS Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo do útero e câncer de mama na unidade básica de saúde Meta 2.1: Obter 100% das amostras satisfatórias do exame citopatológico do colo do útero

RESULTADOS

OBJETIVOS E METAS Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo do útero e mamografias Meta 3.1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico de colo do útero alterado sem acompanhamento pela UBS Meta 3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografias alteradas sem acompanhamento pela UBS

RESULTADOS

OBJETIVOS E METAS Meta 3.3: Realizar busca ativa em 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade básica de saúde  Meta 3.4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde.

OBJETIVOS E METAS Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter o registro da coleta de exame citopatológico de colo do útero em registros específicos em 100% das mulheres cadastradas Meta 4.2: Manter registro da realização da mamografia em registros específicos em 100% das mulheres cadastradas  

RESULTADOS Mulheres com registro adequado do exame citopatológico do colo do útero.

Resultados Mulheres com registro adequado da mamografia.

OBJETIVOS E METAS Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo do útero e de mama Meta 5.1: Pesquisar sinais de alerta para câncer do colo do útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos de idade (dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo)  Meta 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres de 50 a 69 anos de idade.

RESULTADOS

OBJETIVOS E METAS Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce para câncer do colo do útero e câncer de mama Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo do útero Meta 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama

RESULTADOS

DISCUSSÃO - IMPORTÂNCIA PARA EQUIPE Ajudou-nos a organizar nosso trabalho A equipe ficou mais unida com nossa intervenção Proporcionou novos conhecimentos em relação ao manejo das usuárias desta faixa etária, segundo os protocolos do Ministério da Saúde nesta ação programática (exames, periodicidade deles, fatores de risco, sintomas de alarme destas doenças, avaliação de risco, importância de ter estes exames em dia, como fazer mudanças de hábitos e estilos de vida)  

DISCUSSÃO - IMPORTÂNCIA PARA O SERVIÇO   Permitiu aumentar a qualidade no atendimento, examinando as usuárias em cada atendimento clínico e fazer uma avaliação integral, escutando seus problemas de saúde Ajudou a melhorar a saúde de todas elas, através de modificações em seus estilos de vida Permitiu fazer palestras educativas para promover hábitos e estilos de vida saudáveis Manter uma atualização qualitativa dos registros, além de ter melhorado o acolhimento destas mulheres

DISCUSSÃO - IMPORTÂNCIA PARA A COMUNIDADE Permitiu chegar a cada uma das usuárias da faixa etária Abordar prevenção de câncer de colo de útero e câncer de mama Trocar experiências e conhecimentos com todas as usuárias Fazer visitas domiciliares às usuárias acamadas e fazer atendimento clínico às mesmas.  

MUDANÇAS Implementar na rotina de nossa UBS todas as ações propostas em nossa intervenção para alcançar uma cobertura do 100% Disponibilizar pelo SUS vagas para mamografias 

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM O curso, abordou elementos necessários para a atuação adequada dos profissionais no Brasil e foi uma ótima oportunidade no aperfeiçoamento profissional O curso complementou os conhecimentos e habilidades necessárias para atuação no SUS O curso está bem desenhado, pois o aluno dispõe de múltiplas e diferenciadas informações para sua aprendizagem Tem caráter prático e aplicado porque permitiu, com os casos interativos, conhecer o manejo das doenças no Brasil

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Permitiu interatuar com outros colegas e poder trocar experiências e dúvidas com situações clínicas Os métodos de avaliação utilizados, de modo geral, foram ótimos e contribuíram para a construção do conhecimento, facilitando-me a prática profissional, no contexto no Brasil. Além disso, ajudou a aperfeiçoar o português Os orientadores, que no meu caso foram dois, têm muita experiência no processo de ensino: Obrigada pela dedicação e compromisso com o Programa Mais Médicos!

REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2. ed. Brasília: Editora Ministério da Saúde, 2013. 124 p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13).   BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. INCA. Estimativa – 2014: incidência de câncer no Brasil. 2014a. Disponível em: http://www.inca.gov.br/estimativa/2014/sintese-de-resultados-comentarios.asp. Acesso em: 27 set. 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. INCA. Programas e ações no Brasil: controle do câncer do colo do útero. 2014b. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_nacional_controle_cancer_colo_utero/deteccao_precoce. Acesso em: 27 set. 2014.

FOTOS DA INTERVENÇÃO

OBRIGADA!!