Distância Topográfica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cotagem em Desenho Técnico
Advertisements

ENSAIO DE DUREZA BRINELL
Medida da resistência do circuito de terra
Medida da resistência do circuito de terra
Tipo de elementos visores
ESCALA CARTOGRÁFICA.
ALTIMETRIA NIVELAMENTOS
TOPOGRAFIA COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Aula 1
CARTOGRAFIA Definição:
Caderno de exercícios Nome. 1) O trabalho realizado por uma força é uma grandeza escalar ou vetorial? Justifique a sua resposta. Analise a equação acima.
Engenharia Industrial Madeireira AT062
Trigonometria e aplicações
LANÇAMENTO HORIZONTAL
Preparativos Antes da Montagem
Régua graduada metro e trena
ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA
Preparativos Antes da Montagem
Unidades de medidas: Medidas de comprimento Medidas Angulares
Fenômenos de Transporte I Aula teórica 07
Paquímetro: erros de leitura, utilização e conservação
Preparativos Antes da Montagem
Capítulo 11 Micrômetro interno
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Preparativos Antes da Montagem
Grandezas Físicas Prof. Climério Soares.
Escala e Precisão Gráfica
Aula 2 Movimento.
CONCEITOS GERAIS.
Os erros envolvidos nas medições de Eratóstenes
Prof.ª Letícia P. Finamore
Medidas Elétricas.
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
ESCALAS.
MECÂNICA ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS
CURVAS DE NÍVEL TOPOLOGIA – Estudo das formas da superfície terrestre e das leis que regem o seu modelado.
REFRAÇÃO DA LUZ A luz ao passar de um meio para outro sofre o fenômeno da refração, com mudança na velocidade, no comprimento de onda e na direção de propagação.
Queda Livre e Lançamento Vertical
Régua graduada, metro articulado e trena
MEDIDAS FISICAS.
Medições e Erros.
SUMÁRIO: Medição e medida. Erros sistemáticos e erros aleatórios
Cap. 3 – Estática dos fluidos
Grandezas Escalares e Vetoriais
Capítulo 17 Régua e mesa de seno
Elementos da Cartografia
NIVELAMENTO GEOMÉTRICO
Rallye de Regularidade
Prof.ª Letícia P. Finamore
Prof.ª Letícia P. Finamore
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
REPRESENTAÇÕES DA TERRA
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
Topografia Medida de distância Prof. Me Jairo Ribeiro da Costa.
Prof.ª Letícia P. Finamore
Topografia FACULDADE CEAP ARQUITETURA E URBANISMO 4 ARQ V/N
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
TOPOGRAFIA APLICADA II Parte – Topometria semestre 2009.I
TOPOGRAFIA APLICADA II Parte – Topometria semestre 2009.I
Aula 06 – Ensaio de Materiais Dureza
PLANIMETRIA: levantamento topográfico planimétrico
ESCALA.
EXERCÍCIOS.
Introdução à topografia.
Distância Medida de distâncias:
ESCALAS É A RAZÃO ENTRE AS DIMENSÕES DE UM ELEMENTO REPRESENTADO NO MAPA E AS DIMENSÕES DO MESMO ELEMENTO NO TERRENO. Ou seja é a relação existente entre.
ALTIMETRIA NIVELAMENTOS
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Autor : Lênin Charqueiro. Pelotas,8 de março de
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Medição em Química Medir Medida Medição Determinar o nº de vezes que essa grandeza contém outra escolhida como unidade. Resulta.
Transcrição da apresentação:

Distância Topográfica Medição de Distâncias Distância Topográfica Todos os levantamentos topográficos são representados em escala sobre um plano horizontal, pelo que quando se mede uma distância entre dois pontos sobre a superfície terrestre, esta deve ser em projeção horizontal. Se admitirmos que a Terra pode ser considerada como uma esfera, Até que ponto poderemos admitir que a distância projetada sobre o plano horizontal é sem erro apreciável, igual a distância real? Em outras palavras, até que ponto a Terra pode ser considerada plana?.

Erro de esfericidade (1) R = raio da Terra = 6.367 km e α, por definición de radiano. (2) (3) Para resolver o problema proposto, suponhamos com a ajuda da figura acima, que conhecemos a distância real entre o arco AB ; a distância em projeção sobre o plano horizontal tangente no ponto A é a distância AB’; a diferença entre a distancia em projeção ( AB’) e a distância real representada pelo arco AB é o erro que se comete ao considerar a Terra como plana.

Tabela (Inserindo Eq 1,2 e 3) Fonte: Casanova (2002) Sabendo que os mais modernos instrumentos de medição podem nos dar precisão da ordem de 5mm/Km poderemos neste caso adotar como limite para o plano topográfico 25 Km. Na medição de distâncias com fita métrica, onde a precisão máxima a ser atingida é da ordem de 1/10.000, este plano topográfico poderia ser estendido até 30 Km.

Medida direta de distâncias Alguns autores afirmam que o processo de medida de distâncias é direto, quando esta distância é determinada em comparação a uma grandeza padrão previamente estabelecida; outros autores, porém, afirmam que a medição é direta quando o instrumento de medida utilizado é aplicado diretamente sobre o terreno. Segundo ESPARTEL (1987) os principais dispositivos utilizados na medida direta de distâncias, também conhecidos por DIASTÍMETROS, são os seguintes: Fita e Trena de Aço; Trena de lona; Trena de Fibra de Vidro; Odômetro; Telêmetro.

Fita e Trena de Aço são feitas de uma lâmina de aço inoxidável; a fita é graduada a cada metro; o meio metro (0,5m) é marcado com um furo e somente o início e o final da fita são graduados em decímetros e centímetros; a largura destas fitas ou trenas varia de 10 a 12mm; o comprimento das utilizadas em levantamentos topográficos é de 30, 60, 100 e 150 metros; normalmente apresentam-se enroladas em um tambor (figura a seguir) ou cruzeta, com cabos distensores nas extremidades;

Trena de lona é feita de pano oleado que lhe dão alguma consistência e invariabilidade de comprimento; Não é um dispositivo preciso pois deforma com a temperatura, tensão e umidade; Tem pouca utilização nos dias atuais

Trena de Fibra de Vidro É feita de material bastante resistente (Produto inorgânico obtido do próprio vidro através de processos especiais); Conforme a fig. Abaixo pode ser encontrada com ou sem invólucro, com alguns modelos apresentando manoplas em suas extremidades; Deforma menos em relação a temperatura e a tensão; É resistente a umidade e produtos químicos;

Odômetro O odômetro ou roda de medição (fig. abaixo), é uma roda que ao girar sobre a superfície do terreno, converte o número de revoluções obtidas em distância inclinada, a qual pode ser lida diretamente sobre um contador ou tela digital (Automóveis). A máxima precisão que se pode obter com o odômetro é da ordem de 1:200

Telêmetro O telêmetro (fig. abaixo), é um instrumento óptico que mede distancias inclinadas por simples colimação, sem necesidade de colocar miras nem sinais no punto ao qual se deseja determinar a distância. Devido a sua baixa precisão, seu uso ficou restrito praticamente a atividades militares.

Precisão e cuidados na medida direta de distâncias Segundo DOMINGUES (1979) a precisão com que as distâncias são obtidas depende, principalmente: • do dispositivo de medição utilizado, • dos acessórios, e • dos cuidados tomados durante a operação. E, segundo RODRIGUES (1979), os cuidados que se deve tomar quando da realização de medidas de distâncias com diastímetros são: • que os operadores se mantenham no alinhamento a medir, • que se assegurem da horizontalidade do diastímetro, e • que mantenham tensão uniforme nas extremidades.

Métodos de medida com diastímetros Lance único Fonte: Veiga (2007) Deve-se ter o cuidado para realizar a medição 2 operadores para esticar a trena e deixá-la na horizontal e um terceiro operador (opcional) para fazer as anotações.

Medição em vários lances

Tipos de erros cometidos com o uso de diastímetros Erros Sistemáticos Inclinação; Graduação; Temperatura; Tensão; Catenária.

Tipos de Erros (Cont.) Erros grosseiros Confundir marcas no terreno; Erro de leitura; Erro de anotação; Erro aritmético ao somar distâncias parciais.

Correção de erros sistemáticos Erro de inclinação: DH = distancia horizontal Di = distancia inclinada α = ângulo de inclinação da trena φ = ângulo zenital Dv = distancia vertical ou desnível (4) (5)

Erro de Inclinação – Exemplo 1 Calcular a distancia entre os pontos A e B da figura abaixo, conhecendo: Solução: Aplicando a eq (4)

Erro de Inclinação – Exemplo 2 Com os dados da figura abaixo, calcule a distancia entre A e B: Solução: Aplicandoa a eq. (5)

ERROS DE AFERIÇÃO DO DIASTIMETRO Quando medimos a distância entre dois pontos, descobrimos depois que a trena utilizada não tem o comprimento que deveria ter, o resultado estará errado. Para a correção analítica, usa-se uma “REGRA DE TRÊS INVERSA”, já que quanto maior for à trena, menos vezes ela caberá na distância a medir. Em geral se prefere a correção analítica, por ser mais rápida e exata. Consiste em usar normalmente a corrente, corrigindo os valores obtidos. onde: lr = comprimento real da linha; c = comprimento da trena é o valor encontrado ao compará-la com uma trena correta; lm= comprimento medido com a trena não aferida; ln= comprimento nominal da trena represento o valor que ele deveria ter.

Exercícios As distâncias seguintes foram medidas nominalmente com uma trena de 20 metros, que se verificou ter só 19,95 metros. Corrigir. Resolução para a linha 1-2. Sabemos que: c = 19,95; lm= 32,42; ln = 20,00. Faça as demais correções.