Introdução à Engenharia Mecânica CANAL DO PANAMA Bruno Nanni Lucas Zanardi Renato Gonçalves Kássio Freire
CANAL DO PANAMÁ
Foi considerado o maior e mais caro projeto de engenharia Sete maravilhas do mundo moderno (sociedade norte americana de engenheiros civis) localização no Oceano Atlântico é 9° 18'40.47" N 79° 55' 07.25 O Oceano Pacífico 8° 55' 36.05" N 79° 33' 08.69 O Construido Pelos EUA Proporciona Menor tempo Menor consumo de Combustível Maior segurança para carga 10 anos para conclusão da obra 27000 Mortos
Comprimento 82 km Largura de 152,4 m a 304,8 m Profundidade máxima 26 m Tempo de travessia de 8 a 10 horas Força de trabalho 9.500 funcionários Pedágio mais caro US$ 153.662,66, do transatlântico Rhapsody of the Seas (1997) Pedágio mais barato US$ 0,28, do nadador Richard Hallibarton, em 1928
1878 - Tentativa francesa – Ferdinand de Lesseps 1903 - Início do interesse dos EUA 1904 - John Findlay Wallace - 10 milhões em investimentos 1905 - John Stevens - Sistema de eclusas 1908 - George Washington Goethals - Represas 1913 - Explosão do último dique 1914 - Início das atividades 1999 - Controle passa a ser do Panamá 2014 - Centenário do canal
ECLUSAS O Canal do panamá tem dois grupos de eclusas no lado do Pacífico e um no lado do Atlântico. No lado Atlântico, as portas de aço das eclusas triplas de Gatún têm 21 m de altura e pesam 745 toneladas cada uma. O acionamento destas é feito por um motor de apenas 30kw.
O Carro Smart é movido com um motor de 30kw e pesa apenas 750kg, mil vezes mais leve que uma eclusa no Canal do Panamá
5X
Na primeira eclusa, oito locomotivas são necessárias para conduzir o navio, distribuídas quatro à frente e quatro atrás, sendo quatro de cada lado. As Locomotivas puxam os navios por cabos de aço presos ao casco dos mesmos, de forma a proporcionar uma condução mais segura, já que os navios mais largos passam com cerca de 1m de folga entre o navio e as paredes do canal.
Por ano passam pelo canal cerca de 13 mil navios Por ano passam pelo canal cerca de 13 mil navios. As principais trajetórias saem do litoral leste norte-americano com destino, principalmente, à costa oeste da América do Sul, há também fluxo de origem européia para a costa oeste dos EUA e do Canadá. Apesar da grande importância no fluxo marítimo internacional, que hoje corresponde a 4% do comércio mundial, há um problema para os navios mais modernos, pois o canal é mais estreito que eles.
Esta ampliação finalmente começou a ser executada no ano de 2007. As obras de expansão do canal consistem na construção de um terceiro conjunto de eclusas que conectam o Oceano Pacífico ao Mar do Caribe Cada uma delas com três câmaras, as quais incluirão três áreas inundáveis. O custo total do projeto está estimado em 5,2 bilhões de dólares As obras deverão estar concluídas em 2014.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA http://wikipedia.com.br http://youtube.com http://discoverybrasil.com http://apolo11.com http://ideiaguia.com.br