JULIO FONTANA
VISÃO GERAL DO NEGÓCIO
COSAN LOGÍSTICA DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO PERFIL DE ATUAÇÃO Veículo de investimentos para os projetos de logística da Cosan Projetos integrados em Portos e Ferrovias dedicados a commodities a granel Foco nos Portos de Santos e Paranaguá PERFIL DE ATUAÇÃO Participação nas licitações em Portos e Ferrovias Solução incluindo o modelo de “Operador Ferroviário Independente” Foco no “Modelo Integrado de Logística” 12,5% 75,0% 12,5% COSAN LOGÍSTICA MAIS DE R$ 500 MILHÕES DISPONÍVEIS PARA INVESTIMENTO
OBJETIVO: MODELO INTEGRADO DE LOGÍSTICA 4 VISÃO COSAN PARA MAIS EFICIÊNCIA, CONFIABILIDADE E COMPETITIVIDADE UNIDADE PRODUTORA TERMINAIS DE TRANSBORDO FERROVIA PORTOS Retirada da produção com transportadoras Terminais na malha ferroviária e perto das principais rodovias Utilização da ferrovia para escoamento dos produtos até os principais portos Presença relevante nos principais portos do país
(Investimento Cosan/parcerias estratégicas) COSAN LOGÍSTICA OPERAÇÕES EXISTENTE E EM ANÁLISE COSAN LOGÍSTICA RUMO AÇÚCAR RUMO FERTILIZANTES RUMO GRÃOS RUMO CELULOSE RUMO LÍQUIDOS (Investimento Cosan/parcerias estratégicas) Expertise em logística ferroviária e portuária integrada Profundo conhecimento do agronegócio e energia Base de ativos portuários apta a novas operações Gestão do fluxo de movimentação de cargas VANTAGENS COMPETITIVAS
CASE RUMO
PROJETO TRANSFORMACIONAL Solução integrada de logística para exportação do açucar brasileiro
INVESTIMENTOS
TERMINAL DO PORTO DE SANTOS Elevação: 14 milhões de tons / ano Capacidade estática: 550 mil toneladas Infraestrutura: 2 berços de atracação 11 armazéns 10 moegas rodo-ferroviárias O maior terminal exportador de açúcar do mundo. EMBARQUE LAYOUT VISTA AÉREA
TERMINAL DO PORTO DE SANTOS Cobertura do berço do Terminal Sul
TERMINAL DO PORTO DE SANTOS Ampliação de armazenagem
TERMINAL DO PORTO DE SANTOS Novo Shiploader Norte no Terminal Sul - 2.000 tons/h
TERMINAL DO PORTO DE SANTOS Nova linha de alimentação do Shiploader - 2.000 tons/h
TERMINAL DO PORTO DE SANTOS CAPEX de R$ 60 milhões Capacidade de descarregamento: 18 vagões simultaneamente Descarga com o trem em movimento 3.800 tons / hora Alimenta os terminais da Rumo e da Copersucar “Moegão” em parceria com a Copersucar
TERMINAL DO PORTO DE SANTOS
INVESTIMENTOS NA VIA PERMANENTE MALHA DA ALL 99% realizado 9% realizado 84% realizado Pendente L.I. 100% realizado 88% realizado
INVESTIMENTOS NA VIA PERMANENTE Boa Vista para Canguera Canguera para Embu Perequê para Valongo Ponte Casqueiro INVESTIMENTOS NA VIA PERMANENTE ATRAVÉS DA ALL
TERMINAIS DE TRANSBORDO Localização estratégica próxima as principais ferrovias e rodovias de São Paulo Responsável por 61% da produção brasileira de açúcar Principal via de escoamento do Centro-Sul para o Porto de Santos Capacidade estática: + 1.000.000 toneladas
TERMINAIS DE TRANSBORDO Terminal de Fernandópolis (Coruripe) Capacidade estática 45.000 ton 1 Fernandópolis 2 Barretos 3 Pradópolis 4 Jaú 5 Itirapina 6 Sumaré
TERMINAIS DE TRANSBORDO Terminal de Barretos (Coopercitrus) Capacidade estática 120.000 ton 1 Fernandópolis 2 Barretos 3 Pradópolis 4 Jaú 5 Itirapina 6 Sumaré
TERMINAIS DE TRANSBORDO Terminal de Pradópolis (São Martinho) Capacidade estática 60.000 ton 1 Fernandópolis 2 Barretos 3 Pradópolis 4 Jaú 5 Itirapina 6 Sumaré
TERMINAIS DE TRANSBORDO Terminal de Jaú Capacidade estática 60.000 ton 1 Fernandópolis 2 Barretos 3 Pradópolis 4 Jaú 5 Itirapina 6 Sumaré
TERMINAIS DE TRANSBORDO Terminal de Itirapina Capacidade estática 100.000 ton (1ª fase) 1 Fernandópolis 2 Barretos 3 Pradópolis 4 Jaú 5 Itirapina 6 Sumaré
TERMINAIS DE TRANSBORDO Terminal de Sumaré Capacidade estática 300.000 ton 1 Fernandópolis 2 Barretos 3 Pradópolis 4 Jaú 5 Itirapina 6 Sumaré
PERSPECTIVAS
INVESTIMENTOS DIRETO DOS CLIENTES Integração dos ativos e serviços prestados pela Rumo atrai investimentos diretos dos clientes gerando novos resultados Cliente: Yara (Noruega) Local: Terminal da Rumo em Sumaré Projeto: Nova planta misturadora Arrendamento de terra de longo prazo: 30+10 anos de contrato Capacidade: 600 mil toneladas/ano Nova fonte de resultado: Frete de retorno de Santos, contrato de 5 anos Obras na misturadora da Yara na planta de Sumaré
PERSPECTIVAS Novas aquisições de material rodante para Rumo Carga de retorno de Santos Maximização no uso dos ativos ferroviários da Rumo; Redução da capacidade ociosa nos terminais de transbordo; Elevação de outras commodities agrícolas alavancando a utilização dos ativos portuários
PERSPECTIVAS Operador Ferroviário Independente Novo Marco Regulatório Possibilidade de operar em novos trechos; Interoperabilidade com ferrovias verticais; Modelo ‘Open access’ possibilita maior concorrência aumentando o transporte pelo modal ferroviário
OBRIGADO!