Universidade Federal de Pelotas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma nº5
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina social
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação da atenção à saúde dos adultos portadores de Hipertensão Arterial sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS Ada Rodrigues Viana, Manaus/AM.
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Universidade Aberta do SUS
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Especializanda: Bianca Lopes Nogueira Orientador: Mauri Caldeira Reis
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade à Distância Turma VII   Melhoria da atenção às pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus da USF N-36, Manaus - AM Yordanka Pedroso Miranda Orientadora:  Ingrid D’avilla Freire Pereira Pelotas, 2015

Introdução A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e/ou Diabetes Mellitus (DM) são graves problemas de saúde pública no Brasil. Representam um dos principais fatores de risco para o agravamento das doenças cardiovasculares (principal causa de morbi-mortalidade na população brasileira). Causas de maior redução da expectativa e da qualidade de vida dos indivíduos

Análise Situacional Sobre o Município Manaus/AM.   Sobre o Município Manaus/AM. Capital do estado Amazonas. 2.020.301 habitantes (IBGE). Principal centro financeiro, corporativo e econômico da região Norte do Brasil. O município esta dividido em cinco Distritos Sanitários de Saúde (DISA): Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

Sobre a USF N-36 Localizada em uma região urbana, no bairro Cidade de Deus, subscrita no DISA Norte. Constituída por uma equipe de saúde da família, composta por 1 enfermeira,1 medica, 2 técnicas de enfermagem, 5 ACS de saúde, 1 agente de endemias 1 dentista e um auxiliar de odontologia,e um pessoal administrativo. Atende uma população total de 2597 pessoas, divididas em 958 famílias, com uma estimativa de 395 hipertensos e 97 diabéticos com 20 anos ou mais.

Situação da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos antes do início da intervenção.   O programa já incorporado na unidade, não oferecia cobertura para todos os usuários hipertensos e diabéticos. Não existia um registros específicos para o programa. Os indicadores de cobertura encontravam-se baixos. Porém, realizávamos atividades em grupo para os usuários hipertensos e ou diabéticos, com foco em educação em saúde.

Objetivos Específicos Objetivo Geral Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus USF N-36, Manaus - AM.   Objetivos Específicos 1. Ampliar a cobertura dos hipertensos e/ou diabéticos. 2. Melhorar a qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde. 3. Melhorar a adesão dos hipertensos e/ou diabéticos. 4. Melhorar o registro das informações. 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. 6. Promoção de saúde.

Metodologia Projeto está estruturado para ser desenvolvido no período de 12 semanas. Local: Unidade de Saúde da Família (USF)N-36 Base teórica: Caderno de atenção Básica de HAS e DM/Ministério de Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde – ed.- Brasilia,2013. Grupo alvo: 323 usuários hipertensos e 97 diabéticos com 20 anos ou mais pertencentes a área de abrangência.

Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura à hipertensos e/ou diabéticos. Meta: Cadastrar 100 % dos hipertensos e dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial Sistémica e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Hipertensos Diabéticos   1º mês: 102 1º mês: 38 2º mês: 219 2º mês: 85 3º mês: 323 3º mês: 97   4º mês: 359 4º mês: 97 A meta de cobertura para os hipertensos não foi alcançada, mas,para os usuários diabéticos sim.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde. Metas : Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e diabéticos. Hipertensos Diabéticos 1º mês: 102 1º mês: 38 2º mês: 219 2º mês: 85 3º mês: 323 3º mês: 97 4º mês: 359 4º mês: 97 As metas de qualidade para ambos casos foram alcançadas ao 100% durante os três meses da intervenção com incorporação a rotina do serviço representada no quarto mês.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde. Meta: Garantir a 100% dos hipertensos e diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Hipertensos Diabéticos 1º mês: 66 1º mês: 30 2º mês: 202 2º mês: 76 3º mês: 317 3º mês: 97   4º mês: 359 4º mês: 97 A meta de qualidade para os hipertensos não foi alcançada.

Hipertensos Diabéticos Objetivo 3- Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Metas : Buscar 100% dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Hipertensos Diabéticos 1º mês: 30 1º mês: 8 2º mês: 18 2º mês: 10 3º mês: 10 3º mês: 2 4º mês: 0 4º mês: 0 Tivemos um total de 10 hipertensos e dos diabéticos faltosos á consulta no final da intervenção com o 100% das buscas ativas

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês: 102 1º mês: 38 2º mês: 219 2º mês: 85 3º mês: 323 3º mês: 97   4º mês: 359 4º mês: 97 A meta de qualidade para ambos casos foi alcançada ao 100% durante os três meses da intervenção com incorporação a rotina do serviço representada no quarto mês. Hipertensos Diabéticos

Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Meta: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Hipertensos Diabéticos 1º mês: 102 1º mês: 38 2º mês: 219 2º mês: 85 3º mês: 323 3º mês: 97 4º mês: 359 4º mês: 97 A meta de qualidade para ambos casos foi alcançada. Entre os riscos mais frequentes encontrou-se obesidade o sedentarismo, antecedente hereditários familiares, doença cardiovascular a hipercolesterolêmica , e estilos de vida pouco saudáveis.

Objetivo 6: Promoção da saúde. Metas: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável, sobre a prática de atividade física regular, sobre os riscos do tabagismo e sobre higiene bucal a 100% dos hipertensos e diabéticos.   Hipertensos Diabéticos 1º mês: 102 1º mês: 38 2º mês: 219 2º mês: 85 3º mês: 323 3º mês: 97   4º mês: 359 4º mês: 97 A meta de qualidade para ambos casos foi alcançada ao 100% durante os 3 meses com incorporação a rotina do serviço representada no quarto mês.

Discussão   Ampliação da cobertura da atenção as pessoas com Hipertensão e Diabetes Mellitus de 20 anos ou mais pertencentes a nossa área de abrangência. Capacitação e treinamento profissional da equipe de saúde. Ampliamos o vínculo entre a equipe de saúde e a comunidade. Melhoria da qualidade dos registros. Qualificamos a atenção a saúde do usuário hipertenso e ou diabético em acompanhamento. Satisfação da comunidade com o trabalho realizado. Foco na educação em saúde e prevenção. Próximo passo organizar as ações direcionadas a outros focos.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Superação de dificuldades e novos desafios(o idioma, entre os mais relevantes). Conhecimento sobre o SUS e o trabalho na Estratégia de Saúde da Família do Brasil. Conhecimento da realidade do serviço e intervenções positivas. Qualificação das práticas profissionais individuais e coletivas da equipe.

Obrigada pela atenção