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1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Transcrição da apresentação:

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF ROTEIRO Os caracteres da perfeição moral Conhecimento de si mesmo O homem de bem O Bem e O Mal Origem do bem e do mal Estabelecer os conceitos de BEM e MAL O instinto e a inteligência Destruição dos seres vivos uns pelos outros Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF A PERFEIÇÃO MORAL Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Em que consiste a Perfeição Moral? Amar os vossos inimigos. Quem consegue amar aquele que lhe opõe, melhora seu estado emocional. Fazer o bem aos que vos odeiam. O ser humano é seu próprio inimigo. Por instinto ele enxerga no outro o que desconhece ou nega em si mesmo. Orar pelos que vos perseguem e caluniam. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF Aceitarmos as diferenças é o primeiro passo. Não é fácil amar quem nos odeia, ou pensa diferente da gente. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

OS CARACTERES DA PERFEIÇÃO MORAL Todos nos trazemos gravados no intimo rudimentos da lei moral. O dever é a obrigação moral do ser consigo mesmo, e em seguida com os outros. O dever intimo do homem fica entregue ao seu livre-arbítrio. Onde começa? Onde termina? Começa no ponto onde ameaça a felicidade ou a tranquilidade do próximo e termina no limite que não deseja que ninguém transpasse com você. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF “Devemos assumir nossos equívocos como resultantes da ignorância espiritual” “Culpar-se é adiar a possibilidade de ser feliz, é não aprender com os próprios equívocos.” “O segredo para a felicidade é a tolerância para consigo mesmo e a consciência das próprias limitações.” “Felicidade sem culpa”- Adenauer novaes Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

CONHECIMENTO DE SI MESMO Kardec pergunta aos espíritos qual é o meio mais eficaz que tem o homem de se melhorar ? Um sábio disse – conhece-te a ti mesmo. Kardec perguntou como conhecer- se a Santo Agostinho? R. Interrogue sua consciência diariamente quanto as suas atitudes. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

CONHECIMENTO DE SI MESMO Observando o que em você precisa de reforma. Pense sobre o bem e o mal que praticou durante o dia e peça a seu amigo espiritual esclarecimentos de como proceder melhor. Pergunte-se com que objetivo procedeu daquela forma? Muitas vezes falimos sem que suspeitemos devido não consultarmos nossa consciência. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

CONHECIMENTO DE SI MESMO O primeiro passo para que o Espirito alcance o progresso moral é conhecer-se. Nossas diversas encarnações tem por objetivo o aumento do domínio que está destinado a exercer dentro e fora de si. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF Processo de Renovação “É uma decisão interna de mudar, face à necessidade de se desligar de situações e conflitos que não mais favorecem o crescimento pessoal” Psicologia e Espiritualidade- Adenáuer Novaes Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF O Bem e o Mal Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF Conceito Platão identificou o Mal como face escura do ser Carl Jung – Sombra Joanna D’Ângelis – Ai permanecem os impulsos indomados que respondem pelo retardamento da auto iluminação. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF Conceito Fazer o BEM é proceder de acordo com as leis de Deus. É a utilização das virtudes inscritas na natureza do ser. Fazer o MAL é a ausência do conhecimento das leis de Deus. Obstáculos ou contradição à perfeição que o homem é capaz de conceber, então é infringi-la. Kardec Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF DEUS CRIOU O MAL? Sendo Deus o princípio de todas as coisas e que Ele é todo sabedoria, bondade e justiça. Como explicar que o mal que observamos não pode ter Nele sua origem. Mas, nos próprios homens. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF Origem do Bem e do Mal Emmanuel - “O determinismo divino se constitui de uma só lei, que é a do amor para a comunidade universal. Todavia, confiando em si mesmo, mais que em Deus, o homem transforma a sua fragilidade em foco de ações contrárias a essa mesma lei, efetuando, desse modo uma intervenção na harmonia divina. Eis o mal”. Os espíritos foram criados simples e ignorantes. Deus deixa ao homem a escolha do caminho. Enquanto ele não aprende as leis de Deus ele torna mais longa a sua peregrinação. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF A Causa do MAL Enquanto o livre-arbítrio não existia, o homem não cometia o mal, pois não tinha responsabilidades pelas suas ações. Com a formação na fase humana da consciência, adquirimos a possibilidade de escolhas e com isso errar e consequentemente praticar o MAL. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

COMO DISTINGUIR O BEM DO MAL? Tendo como referência o próprio ser humano, “Jesus vos disse: vede o que gostaríeis que vos fizessem ou não vos fizessem. Tudo se resume nisso. Não vos enganareis.” KARDEC- O Livro dos Espíritos 632.

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF Quanto mais desconhecido do mundo intimo, mais perturbações e prejuízos o mal ocasiona. Ignorá-lo é uma forma de deixa-lo livre, tentar esmaga-lo sendo rígido é inútil, permitindo- lhe manifestações frequentes e danosas no comportamento. Dias Gloriosos - Joanna De Ângelis Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF Objetivo Divino O bem e o mal é necessário na experiência evolutiva. Para o ser conhecer o BEM e o MAL, tivemos de prova-los. Com a consciência e valor moral o ser começa fundamentar o seu progresso. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF BEM E MAL Evolução em dois mundos André Luiz traça a trajetória do principio inteligente através dos reinos. A repetição dos atos cria a herança e o automatismo. Na fase hominal, ele adquire o pensamento continuo, o livre- arbítrio e a razão e vai se responsabilizando pelo seu uso. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF Responsabilidade Com a consciência o homem está mais comprometido, quando estende o seu instinto pouco lapidado, prejudicando direta ou indiretamente o outro. O ser é responsável em induzir ou conduzir o outro a praticar ou viver o MAL. Todo desequilíbrio (MAL) que o homem causa ao outro, necessitará de reequilibra-lo(BEM). Cada um responderá por todo o mal que tiver ocorrido por causa do bem que deixou de fazer. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Do Instinto e a inteligência A medida que o homem sai da ignorância tende a não mais praticar o MAL. O conhecimento intelectual das Leis de Deus é um step para o interiorização real destes valores. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF Resistir ao MAL Haverá desânimo, mal- entendidos e incompreensões alheias. Resistir ao MAL não significa nega-lo e sim pacientemente lidar com a sua presença, mas sem perder de vista o BEM. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Processo entre o MAL e o BEM Evitar o MAL é ainda um step no processo do BEM. Porém, isso ainda não coloca o homem na situação de desejar praticar o BEM. Muitos se veem estacionados na zona de conforto de que não praticam MAL. Eu faço a minha parte, não prejudico ninguém, não desrespeito ninguém.....o mundo é assim por que o outro não faz sua parte. Quando não praticamos o MAL ainda não potencializamos o BEM dentro de nós. O pratica, o exercício, a exposição no BEM é o caminho para sua interiorização. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF Visão Psicológica Para aprendermos a nos AMAR temos que integrar o BEM e o MAL que existe dentro de nós. O BEM e o MAL são polaridades necessárias, através do MAL se chega ao BEM. A sua existência é real, negar sua realidade constitui perigosa forma de escamoteá-lo. Quando só aceito minha parte BOA e nego o meu lado MAL, reprimo dando mais força a medida que não lido com ele na minha consciência. Quando estes sentimentos reprimidos vem a tona, vem como um Tsunami e fica fora do meu controle, pois você não os conhece ou lida com eles. Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

COMO TRANSFORMAR AS TEMPESTADES DO MAL EM ATITUDES DO BEM

TRANSFORMAR TEMPESTADES DO MAL EM ATITUDES DO BEM - Vigilância dos pensamentos; - Oração sincera; - Prática do bem e da caridade; - Não à fofoca e a maledicência; - Não aos vícios e as drogas; - Não ao ódio e a raiva; - Auto vigilância e exame de conduta Correção imediata de qualquer erro cometido; Luta contra as injustiças; Pensamento constante no bem; - Evolução a cada dia

Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF TREINE PRATICAR O BEM Kardecian Spiritist Society of Florida-KSSF

Bibliografia DENNIS, Léon. Depois da Morte. 1 ed. Especial. Rio de Janeiro: FEB, 2008. Cap. XLIII, p. 344. KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro, 124. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Cap. 17, item 8; Cap. 11, item 11 a 12. KARDEC, A. A Gênese.Tradução de Guillon Ribeiro, 42. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002. Cap. III, itens 1, 6 e 7. KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro, 124. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Questões, 21, 629, 632, 636, 637, 639, 642, 643, 785, 893, 917. RIZZINI, Carlos Toledo. Evolução para o terceiro milênio: um tratado psíquico para o homem moderno. 16. ed. Sobradinho, DF: EDICEL, 2005. p. 312 ROCHA, C. Estudo sistematizado da doutrina espírita: programa fundamental, v.1. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2007. p. 300-311. TORCHI, Christiano. Espiritismo passo a passo com Kardec. Rio de Janeiro: FEB, 2007 (p. 99-100) XAVIER, Francisco Cândido. O consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 17. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1995, questão 135, p.86-87.

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