Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I

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Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I Aula I – O curso

Objetivos do curso Ao ser aprovado na disciplina, o aluno deverá ser capaz de: Elaborar um projeto de pesquisa, definindo a questão básica e a metodologia a ser empregada; Comunicar os resultados de uma pesquisa na forma escrita; Comunicar os resultados de uma pesquisa na forma oral. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Unidades Unidade I – A Estrutura de Projetos de Pesquisa – 08 horas; Unidade II – Delineamentos de Pesquisa – 16 horas; Unidade III – Técnicas de coleta e análise de dados – 24 horas; Unidade IV – Formas de comunicação científica – 08 horas; Unidade V – Ética na pesquisa com seres humanos – 04 horas paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Sistema de avaliação Sete trabalhos (peso 1); Preparação de um projeto de pesquisa (peso 4); Trabalhos isolados, cuja média contribui com peso 2. A média é calculada por: paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Qual o objetivo da Metodologia da Pesquisa (HOUAISS Versão eletrônica 1.0)? O que é metodologia? 1 Rubrica: lógica. ramo da lógica que se ocupa dos métodos das diferentes ciências 1.1 parte de uma ciência que estuda os métodos aos quais ela própria recorre 1.2 Rubrica: literatura. em literatura, investigação e estudo, segundo métodos específicos, dos componentes e do caráter subjetivo de uma narrativa, de um poema ou de um texto dramático 2 Derivação: por extensão de sentido. corpo de regras e diligências estabelecidas para realizar uma pesquisa; método paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Qual o objetivo da Metodologia da Pesquisa (cont.)? O que é o Método? 1 procedimento, técnica ou meio de se fazer alguma coisa, esp. de acordo com um plano Ex.: há dois m. diferentes para executar essa tarefa 2 processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa, instrução, investigação, apresentação etc. Ex.: m. analítico, dedutivo 3 ordem, lógica ou sistema que regula uma determinada atividade Ex.: ensinar com m. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Qual o objetivo da Metodologia da Pesquisa (cont.)? O que é o Método? 4 modo de agir; meio, recurso Ex.: encontrou um bom m. para economizar 5 conjunto de regras e princípios normativos que regulam o ensino ou a prática de uma arte Ex.: aprendeu a ler pelo m. da silabação 6 Rubrica: filosofia. conjunto sistemático de regras e procedimentos que, se respeitados em uma investigação cognitiva, conduzem-na à verdade. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Qual o objetivo da Metodologia da Pesquisa (cont.)? O que é pesquisa? conjunto de atividades que tem por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico etc.; investigação ou indagação minuciosa. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Qual o objetivo da Metodologia da Pesquisa (cont.)? Portanto, o objetivo da Metodologia da Pesquisa é o estudo dos métodos pelos quais podemos obter novos conhecimentos. Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências, então, é o estudo dos métodos que nos permitem descobrir novos conhecimentos no Ensino de Ciências, ou novos conhecimentos sobre como ensinar Ciências. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

A estrutura do trabalho científico O “V” epistemológico de Gowin Evento paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

A estrutura do trabalho científico (cont.) Os aspectos operacionais: formulação do problema científico; estabelecimento de estratégias para encontrar a solução procurada: o problema e a sua delimitação; formas de obter a resposta à questão que formulamos (aspectos metodológicos). Os aspectos formais: meio de apresentação do trabalho produzido; regras para a elaboração de monografias, dissertações e teses, bem como de artigos e projetos científicos. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

A estrutura do trabalho científico (cont.) Formulação do problema Questão Básica Planejamento Projeto de Pesquisa Execução Desenvolvimento da Pesquisa Comunicação dos resultados Socialização paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Fases do trabalho Científico (RUNKEL e McGRATH, 1972) Delineamento Formulação do problema Plano Operacional Execução do Plano Operacional Conclusões Trabalho Científico Registros-> Dados Relações entre variáveis Dados -> Variáveis paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Alguns aspectos éticos na execução de trabalhos científicos (inclusive os trabalhos deste curso). Não citar o que não foi lido; Não copiar trechos de trabalhos alheios sem a citação devida. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Alguns aspectos formais do trabalho científico Citar apenas o que for relevante para o trabalho; Cuidar da redação: usamos a língua padrão (ou culta) nos trabalhos científicos; Cuidar da apresentação estética do trabalho; Respeitar as normas do meio para o qual enviamos nosso trabalho. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Por que citamos? Perigo: recurso à autoridade! Suporte a asserções de conhecimento – usamos o trabalho de outra pessoa, que obteve determinado resultado de pesquisa aceito como correto, como suporte a afirmações de conhecimentos que tomamos por hipótese. Exemplo: Podemos dizer que o uso da informática em Ensino de Física possibilita a aprendizagem de conceitos ligados à Eletricidade (ROSA, 2012); Suporte a asserções de valor (juízos) – usamos a opinião de alguém como suporte à nossa própria opinião ou ideia: Podemos dizer, concordando com Rosa (2012) que o domínio dos meios telemáticos será fundamental nas ações políticas no futuro próximo. Perigo: recurso à autoridade! paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Como citamos? Ao comentar ou descrever ideias dos outros usamos nossas palavras e colocamos a referência no final. Exemplo: Segundo Paulo Rosa, não é aceitável um trabalho produzido por um mestrando ser apresentado sem uma revisão cuidadosa da redação (ROSA ,2011). Ao transcrever o que outras pessoas escreveram, temos duas regras: Transcrições com até três linhas: podem vir no meio do texto. Exemplo: Concordamos com Rosa (2011) quando diz que “não deve ser usada mais que uma família de fontes em um texto”; paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Como citamos (cont.)? Transcrições com mais de três linhas devem vir separadas do texto, em destaque, com recuo (4 cm em relação à margem) e em letra menor que a letra do texto. Exemplo: Segundo Rosa (2011): “No momento, com o grande número de tipologia de fontes para uso no computador, há certa dificuldade por parte dos alunos, em escolher qual a fonte a ser usada em seus textos. Nossa sugestão é a seguinte: obedeça a padronização do meio pelo qual pretende divulgar seu trabalho.” paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Referências Instituto Antônio Houaiss. Dicionário Houaiss Versão eletrônica 1.0. 2001. RUNKEL, P. J. & MC GRATH, J. E. (1972) Research on human behavior. New York: Holt, Rinehart and Winston. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 1 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS