Recrutamento e Seleção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
"INDICADORES DE PERFORMANCE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO" Ivan Hecke Pereira 18 de junho.
Advertisements

Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Recrutamento, Seleção e integração
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
Recrutamento e Seleção
Gestão de pessoas Funções.
Gestão de pessoas Funções.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO.
Introdução aos temas: recrutamento e seleção
CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
Gestão de pessoas Profª. Maria Luísa Dias.
CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
Gestão de Pessoas – Unidade 3
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS AULA 2
Triagem É um instrumento intermediário entre o recrutamento e a seleção Identificação de candidatos que estejam em conformidade com o perfil exigido pelo.
Nathália Alonso Raemy Rangel
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Recrutamento e Seleção de Vendedores
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
SELEÇÃO DE PESSOAS.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
MERCADO DE TRABALHO.
SEJA BEM VINDO.
Recrutamento Pode ser um processo caro devido aos termos de desempenho organizacional e alta rotaçao de mão-de-obra se não identificar as pessoas certas.
Estrutura, recrutamento, seleção, remuneração e avaliação.
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
RECRUTAMENTO EXTERNO.
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
Recrutamento e Seleção de Talentos Fontes de Recrutamento
Recrutamento de Pessoal
RECRUTAMENTO de PESSOAL
TÉCNICAS DE SELEÇÃO.
Subsistema de Provisão
FAC SÃO ROQUE Curso:. Administração Turma:. Adm 5 - A Ano/semestre:
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de recrutamento e seleção Os critérios de recrutamento e seleção Exemplo de descrição e.
A Atuação do RH nos Processos de Recrutamento e Seleção
VEJA O P DE PROMOVER NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
O RH nos Processos de Seleção de Candidatos
Recrutamento e Seleção de Pessoal
RECRUTAMENTO INTERNO.
RECRUTAMENTO. Definição de Recrutamento  O recrutamento é um processo que objetiva atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar.
PROCESSO SELETIVO.
O Processo de Recrutamento
CONSULTORIAS NA ÁREA DE R. H. Nas últimas décadas, cada vez mais, torna-se comum a utilização de consultorias que oferecem serviços de atração e seleção.
Recrutamento de pessoal
Conjunto de técnicas e procedimentos para atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização (CHIAVENATO,1999).
Recrutamento e Seleção
Profa. Mestre Marta Ajej
Projeto Ciências e a Vida Fontes e formas de Energia Aula Compartilhada.
SELEÇÃO DE PESSOAS Disciplina: Gestão de Pessoas FATEC - ITU
Sugestão de Vídeo Parte 1
Recrutamento e Seleção Programa Trainee Ethos Luê Ferreira.
Administração de Recursos Humanos
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Recrutamento e Seleção
ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
PROCESSO DE RECRUTAMENTO
Competências básicas para o sucesso profissional..
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Processo seletivo Recrutamento Seleção Período de Experiência.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
Transcrição da apresentação:

Recrutamento e Seleção Prof. Rudy de Barros Ahrens

RECRUTAMENTO??? SELEÇÃO????

Recrutamento de Pessoas MERCADO DE TRABALHO OFERTA E PROCURA; FATORES CONDICIONANTES ; AVALIAÇÃO CRÍTICA. MERCADO DE RECURSOS HUMANOS

Recrutamento e Seleção Objetivo principal Trazer pessoas altamente qualificadas para fazer parte da equipes, contribuindo de forma significativa com a organização.

Recrutamento e Seleção Recrutamento - conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para a organização.

Recrutamento e Seleção Seleção - É a escolha dos melhores candidatos para trabalhar na empresa.

Recrutamento Interno e Externo O RI, atua sobre os candidatos que estão atuando na organização, para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. O RE, atua sobre candidatos vindos de fora da organização.

Recrutamento Interno Vantagens - Aproveita melhor o potencial humano; - Motiva os colaboradores; - É mais barato; - É mais rápido. Desvantagens - Pode bloquear a entrada de novas idéias; - Facilita o conservantismo; - Não renova o patrimônio humano da organização.

Recrutamento Externo Vantagens Desvantagens - Sangue novo para a organização; - Enriquece o patrimônio humano; - Renova a cultura organizacional; Desvantagens - Acaba com a motivação dos funcionários; - Maior custo para a empresa; - É mais demorado.

As principais técnicas de RE são: - Anúncios em jornais e revistas especializadas; - Agências de recrutamento; - Contatos com Escolas e Universidades; - Cartazes e anúncios em locais visíveis; - Apresentação de candidatos por indicação de funcionários(QI); - Consulta aos arquivos de candidatos; - Internet, ...

Técnicas de Seleção Entrevista de Seleção - constitui a técnica de seleção mais usada pelas organizações; Dirigida ou livre(Simulação do processo de entrevista);

Técnicas de Seleção Provas de conhecimento ou capacidade - capazes de avaliar o nível de conhecimentos gerais ou específicos dos candidatos exigidos pelo cargo a ser preenchido. Gerais - Cultura geral ; Línguas Específicas - Conhecimentos técnicos; Cultura Profissional.

Técnicas de Seleção Testes Psicométricos - Constituem uma medida objetiva de uma amostra de comportamento no que se refere as aptidões da pessoa. Teste de Personalidade - Revelam traços gerais de personalidade. Testes de aptidões(Teste de acuidade) Expressão corporal Figura Humana

Técnicas de Seleção Técnicas de simulação - seu ponto de partida é o drama, que significa reconstituir em cima de um palco, o contexto dramático. Dinâmicas de grupo Dramatização (personalidades)

Por isso resolvemos publicar um teste que o livro traz para você saber como anda a sua capacidade de exercer seu marketing pessoal... Faça o teste e preste atenção nos resultados. O segredo do seu sucesso profissional pode estar aqui! VOCÊ SABE FAZER SEU MARKETING PESSOAL? Faça o teste e analise o resultado no final

PRATICANDO ENTREVISTA Quem é você? Qual é sua história de vida? Por que nos procurou? Quais seus pontos positivos? Quais seus pontos negativos? Por que devemos contratar você?

Dinâmicas A dinâmica de grupo é uma das técnicas mais utilizadas nos processos seletivos e uma das mais eficazes. Ao contrário do que alguns candidatos possam pensar, não se trata de uma "brincadeira", embora alguns profissionais despreparados ou inexperientes na sua aplicação possam fazê-la parecer assim. Esta técnica é um excelente instrumento de avaliação, porque permite observar o comportamento do candidato em grupo, suas reações frente a obstáculos, à liderança, à criatividade, entre outras características

TRABALHO PARA PRÓXIMA AULA Equipes 4 pessoas; Pesquisar uma dinâmica; Aplicar com a turma toda.