Universidade Federal Fluminense PÓLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Atividades Complementares Curso de Letras
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Apresentação Curso: Administração de Empresas & Gestão
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
do curso de graduação em de Ciência da Computação - UFBA -
O Curso de Bacharelado em
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Programa Especial de Formação Pedagógica de
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
SEJAM BEM-VINDOS!.
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Universidade Federal do Amapá
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
Bacharelado em Saúde Coletiva
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
TUTORIAL PARA ESTAGIOS
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
Atividades Complementares Coordenação de Administração
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Universidade Federal de Uberlândia
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Curso de Graduação em Gestão Pública
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013: Coordenadores Pedagógicos.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PÓLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
O Programa PIBID na UFRN
NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO Características do Curso
Comissão Editorial: Profª Ana Maria S. S. Poelman, Profª Suzana Faleiro Barroso, Profª Soraia Dojas M. Silva Carellos, Hellen Brandão e Andréa Faria Mello.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Programação II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
Prática como Componente Curricular
Atividades Complementares Curso de Letras
Universidade Federal de Itajubá
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
O papel do Estagio na Formação de Professores
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Atividades Complementares Curso de Letras 2012/2º
Objetivos do Curso Objetivos gerais: Delineados com base na distribuição das disciplinas em subáreas nos três primeiros anos de formação do biomédico.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal Fluminense PÓLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS

CONTATOS DO CURSO Coordenadora: Profa. Clarice da Costa Carvalho e-mail: coordenacaosspuro@gmail.com Telefone: (22) 8834-1576 Vice-coordenadora: Profa. Leile Teixeira e-mail: coordenacaosspuro@gmail.com Telefone: (21) 8210-7775 Secretária do curso: Patrícia Maria Erthal Alves da Costa Araújo e-mail: sspurouff@gmail.com Telefone: (21) 2629-4300

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 18 às 20 h Leile Patrícia Nestas dias as coordenadoras Em sala de aula Patrícia, Clarice e Leile Clarice

Nos sítios www. uff. br e no www. puro. uff Nos sítios www.uff.br e no www.puro.uff.br existem muitas informações sobre o funcionamento da universidade e do curso de Serviço Social. É importante acessar as páginas sempre.   Apoio Estudantil da UFF: Busquem informações sobre bolsas e outras iniciativa de apoio estudantil no site da Pro-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) da UFF: http://www.proaes.uff.br.

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL O Serviço Social é uma profissão interventiva, neste sentido a prática de estágio é fundamental na formação de assistentes sociais e uma das exigências do curso de graduação. O Estágio é um componente pedagógico teórico-prático e é realizado a partir da inserção em espaços socioocupacionais do Assistente Social, sendo supervisionado em campo por profissionais da área que atuem diretamente com os estagiários. Além disso, como experiências acadêmicas que qualificam a inserção dos alunos nos campos de estágio existem os componentes pedagógicos que são os Laboratórios de Instrumentos e Técnicas (I, II e III) e as disciplinas teórico-práticas ministradas por professores assistentes-sociais – Estágio Supervisionado em Serviço Social (I, II, III e IV). A Profa. Cristina Brites é coordenadora de Estágio e o e-mail desta coordenação é: estagiosesopuro@gmail.com

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Uma das exigências do bacharelado em Serviço Social é a elaboração de um trabalho de conclusão de curso. É um trabalho individual que @ alun@ realiza sob a orientação de um professor, este processo é desenvolvido a partir da disciplina de Pesquisa em Serviço Social e ao longo de dois semestres letivos nos Seminários de TCC I e II. Neste semestre foi criada a Comissão Permanente de TCC do curso de Serviço Social integrada pelas professoras:, Paula kapp, Paula Sirelli e Lúcia Soares.

COMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (COA) Equipe de professores e discente responsáveis pelo acompanhamento do currículo do curso; por processos de transferências; equivalências; estudos e pareceres sobre questões relacionadas ao curso de Serviço Social (forma, integralização e processos). É composta pelos seguintes membros: Profs. Cristina Brites, Leile Teixeira, Maria Raimunda Soares e Wanderson Melo e pela discente Maria Alice Coutinho.

O que acontece no curso LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM TEORIA SOCIAL (LETS) Mais informações: http://letspuro.blogspot.com  

JOVENS EM CONFLITO COM A LEIJOVENS EM CONFLITO COM A LEIJOVENS EM CONFLITO COM A LE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE CONFLITO COM A LEI. Profs. Bruno Teixeira, Felipe Brito, Paula Kapp. Local a definir e Periodicidade

PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO Profs PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO Profs. Clarice Carvalho, Wanderson Fábio de Melo, Leile Teixeira Periodicidade: mensal (quintas-feiras) Local e horário a definir

“QUESTÃO SOCIAL” E ARTE Profs. Clarice Carvalho, Leile Teixeira Local e Periodicidade a definir   Leitura prévia obrigatória. Mais informações: http://www.acriticavaiaocinema.blogspot.com/

Projetos de Extensão Os professores do curso desenvolvem diversos projetos de Extensão, para obter informações estejam sempre atentos aos murais e ao site (www.puro.uff.br), nestes espaços são divulgados eventos, mini-cursos e seleções para os projetos. Atualmente temos as seguintes iniciativas em andamento: - A crítica vai ao cinema - Felipe Brito, Leile Teixeira, Clarice Carvalho e Paula Kapp e a discente Raylane R. Walker. - Assessoria em questões de cidadania a movimentos sociais e populares: parceria inter-universidades para a gestão de processos de formação política. Profs. Eblin Farage, Ramico Dulcich, Katia Marro, Maria Raimunda Soares, Suenya Santos. - Observatório do trabalho em Macaé – Profa. Paula Sirelli e Prof. Ranieri Carli. Em breve mais informações.

Pesquisa O professor Wallace dos Santos Moraes desenvolve pesquisa no Observatório do Trabalho na América Latina (OTAL). Aberto aos alunos. Contato: moraesws@yahoo.com.br   Os professores Ranieri Carli e Paula Sirelli realizam pesquisas sobre Mercado de Trabalho em Macaé. Os professores responsáveis pelas pesquisas divulgam quando forem selecionar alunos para integrarem a equipe. Fiquem atentos aos murais.

Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) Para integralização do curso de Serviço Social todos os alunos devem realizar atividades Acadêmicas Complementares, que são atividades realizadas extra-classe como participação em eventos acadêmicos, monitoria, participação em grupos de estudos; defesas de TCC’s; extensão universitária; grupo de pesquisa etc. Postaremos no site do PURO uma lista com as atividades que podem ser consideradas AAC e a contabilização de carga horária.

Procurem os colegas do Movimento Estudantil!!! Por fim, desejamos que todos utilizem, descubram e construam todas as dimensões que a formação universitária possibilita, este é um espaço complexo que pode e deve ser explorado por cada um de vocês.   Procurem os colegas do Movimento Estudantil!!! Participem das atividades acadêmicas e políticas do curso e do PURO!!!

“Nada é impossível de mudar Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.” Bertold Brecht