Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

Aprendizado de Máquina
Amintas engenharia.
Unidades do sistema S.I. Massa Comprimento Tempo Corrente eléctrica
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Notas de aula Aula 1 Introdução ao curso Introdução a teoria de erros Forças centrais Alexandre Suaide Notas.
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Introdução a teoria de erros Alexandre Suaide Notas de aula
Física experimental I Objetivos: 1. Fixar conceitos de mecânica e termodinâmica. Conhecimento 2. Conhecimento e visão crítica de procedimentos experimentais.
MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição?
Algarismos Significativos
MEDIÇÃO ERROS - PROPAGAÇÃO (2) Prof. Cesário.
Sistemas de Unidade 4.
A física é uma ciência experimental Fazer uma experiência nada mais é do que reproduzir um fenômeno natural, sob condições controladas, propiciando a realização.
A física é uma ciência experimental
Notação Científica.
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Introdução à Instrumentação
Algarismos significativos
MECÂNICA ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS
ENGENHARIA AMBIENTAL QUÍMICA APLICADA.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos ”
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
Algarismos Significativos
Fazendo Medidas Prof. Joni.
MEDIDAS FISICAS.
Medições e Erros.
SUMÁRIO: Medição e medida. Erros sistemáticos e erros aleatórios
Como estimar incertezas de uma medida indireta
LICEU PROFESSOR FRANCISCO OSCAR RODRIGUES
Análise de Incertezas Introdução.
Tratamento estatístico de dados experimentais  conceitos básicos
Introdução à METROLOGIA
Algarismos Significativos e notação Científica.
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Laboratório 1 Medidas e Incertezas Universidade Federal de Itajubá ICE – DFQ Disciplina de Metodologia Científica Em 3 de Dezembro de 1999, a sonda Mars.
Campus de Caraguatatuba Aula 9: Noções Básicas sobre Erros (3)
MEDIDAS ELÉTRICAS Prof. Samuel Bettoni.
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Formas de calibração 1º - Padrões externos É a forma mais utilizada de calibração. São utilizadas soluções contendo concentrações conhecidas do analito.
Algarismos Significativos
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL 1
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Aula 6 Propagação de erros
Seminário de Química Geral – Cap. 01 Prof. Dr. Élcio Rogério Barrak Universidade Federal de Itajubá Engenharia da Computação 2007 Grupo: Luis Felipe Brum.
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Seminário de Química Capítulo 1 Introdução: Matéria e Medidas
Disciplina Engenharia da Qualidade II
NOTAÇÃO CIENTÍFICA 1º/2015 AULA Nº 1 CURSO: Engenharia Civil
Laboratório de Física Professores: Denes Morais José Cássio.
Física Experimental 1 Prof. Wellington Akira Iwamoto
A Máquina Crossbow – Leonardo da Vinci
Aulas Introdutórias O processo de medida;
Aulas Introdutórias O processo de medida;
01 – Algarismos significativos
CEPZ1 – 2015 – AULA 04 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
QUI 154/150 – Química Analítica V Análise Instrumental
A física é uma ciência experimental A teoria só é valida se apresenta coerência com as observações realizadas na natureza e no laboratório. Copyright ©
Valor Verdadeiro e Precisão
CEPZ1 – 2015 – AULA 06 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
1 – Estudo dos Movimentos Parte I Site:
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e INCERTEZAS NAS MEDIDAS LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Medição em Química Medir Medida Medição Determinar o nº de vezes que essa grandeza contém outra escolhida como unidade. Resulta.
Transcrição da apresentação:

Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos Bacharelado em Engenharia de Produção Aula 02 Medidas, Algarismos Significativos e Erros de Medida Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti OURINHOS-SP 2013

O que é uma Medida? Medir é comparar a grandeza com uma referência, um padrão de medida. Quando se efetua uma medida, tem-se a impressão que o valor é inquestionável. A confiança depende do instrumento de medida Quanto mais preciso o instrumento, menor a faixa de incerteza. Medir é um ato de comparar que envolve erros dos instrumentos, do operador, do processo de medida e outros.

Algarismo Significativos São os algarismos corretos mais o primeiro algarismo duvidoso de uma medida. Depende do instrumento de medida utilizado. Exemplos:

Algarismo Significativos Mais exemplos:

Algarismo Significativos Observações: 1. Os zeros antes do primeiro algarismo diferente de zero não são significativos e dão apenas a ordem de grandeza da medida Ex: A=0,0000071 (2 algarismos significativos): 2. os zeros depois de algum algarismo significativo são significativos. Ex: B = 230,0 tem quatro significativos. C = (0,005600 ± 0,000005) tem quatro algarismos significativos.

Algarismo Significativos Observações: 3. Notação Científica: Para que a ordem de grandeza de uma medida fique bastante clara, devemos escrevê-la na ordem das unidades (com todos os seus significativos) multiplicada por uma potência de 10. Essa é a notação científica. Exemplos: A = 7,1 x 103 (dois significativos) B = 2,31 x 102 (três significativos) C = (5,600 ± 0,005) x 103 (quatro significativos)

Arredondamento Se o algarismo a ser abandonado for maior ou igual a 5 acrescenta-se uma unidade ao algarismo anterior. Ex: A = 3,2359 arredondando-se para 4 algarismos significativos, temos: A = 3,236. Se o algarismo a ser abandonado for menor que 5, abandona-se o ultimo algarismo e conserva-se o anterior. Ex: B = 3,2359 arredondado-se para 2 algarismos significativos, temos: B = 3,2.

Sistemas de Unidades Sistema Internacional de Medidas ou SI: É o sistema mais usado. Suas unidades básicas são: o metro (m), o quilograma (kg), o segundo (s), o ampère (A), o kelvin (K), a candela (cd) e o mol. Sistema CGS: Denominado assim porque suas unidades básicas são o centímetro cm), o grama (g) e o segundo (s).

Sistemas de Unidades Mudança de unidades A quantidade de algarismos significativos da medida não pode ser aumentada, portanto é necessário trabalhar com potências de 10. Exemplos:

Erros de Medida Existem dois tipos de Erros de medida que são: Erros sistemáticos: são causados por fontes identificáveis, e podem ser eliminados ou compensados. Podem ser causados pelo instrumento de medida, pelo método utilizado, efeitos ambientais ou simplificação do modelo teórico utilizado. Para amenizá-los realiza-se a eliminação da fonte de erro antes ou durante o experimento. Erros aleatórios: são causados por fonte de difícil identificação. Podem ser causados por causa do método de observação e interferências do ambiente. Para amenizá-los realiza-se um tratamento estatístico após as medidas.

Erros de Medida Tratamento estatístico de medidas com erros aleatórios Estimativa do valor correto da grandeza medida Como os erros aleatórios tendem a desviar aleatoriamente as medidas feitas, se forem realizadas muitas medições aproximadamente a metade das medidas feitas estará acima e metade estará abaixo do valor correto. Por isso, uma boa estimativa para o valor correto da grandeza será a média aritmética dos valores medidos ou Fonte: Guia de Física Experimental da UNICAMP / Autor: Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz

Erros de Medida Tratamento estatístico de medidas com erros aleatórios Estimativa do valor correto da grandeza medida Média aritmética dos valores medidos Exemplo: cálculo da média aritmética de uma mesma medida repetida 5 vezes: Deslocamento (m) Tempo (s) 1,5 0,234 0,230 0,235 0,237 0,232 Fonte: Guia de Física Experimental da UNICAMP / Autor: Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz

Tratamento estatístico de medidas com erros aleatórios Erros de Medida Tratamento estatístico de medidas com erros aleatórios Dispersão das medidas e precisão da estimativa Ao realizar várias medições da mesma grandeza nas mesmas condições, a incidência de erros aleatórios faz com que os valores medidos estejam distribuídos em torno da média. Quando eles se afastam muito da média, a medida é pouco precisa e o conjunto de valores medidos tem alta dispersão. Quando o conjunto de medidas feitas está mais concentrado em torno da média diz-se que a precisão da medida é alta, e os valores medidos tem uma distribuição de baixa dispersão. Quantitativamente a dispersão do conjunto de medidas realizadas pode ser caracterizada pelo desvio padrão do conjunto de medidas, definido como: ou Fonte: Guia de Física Experimental da UNICAMP / Autor: Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz

Erros de Medida Tratamento estatístico de medidas com erros aleatórios Estimativa do valor correto da grandeza medida Cálculo do desvio padrão Exemplo: cálculo do desvio padrão de uma mesma medida repetida 5 vezes: Deslocamento (m) Tempo (s) Desvio 1,5 0,234 |0,234-0,234|=0 0,230 |0,234-0,230|=0,004 0,235 |0,234-0,235|=0,001 0,237 |0,234-0,237|=0,003 0,232 |0,234-0,232|=0,002 Fonte: Guia de Física Experimental da UNICAMP / Autor: Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz

Erros de Medida Tratamento estatístico de medidas com erros aleatórios Estimativa do valor correto da grandeza medida Representação da medida experimental Exemplo: como representar a medida experimental após o cálculo dos erros Deslocamento (m) Tempo (s) Desvio 1,5 0,234 |0,234-0,234|=0 0,230 |0,234-0,230|=0,004 0,235 |0,234-0,235|=0,001 0,237 |0,234-0,237|=0,003 0,232 |0,234-0,232|=0,002 Assim , temos para o nosso conjunto de dados acima, a medida final: Fonte: Guia de Física Experimental da UNICAMP / Autor: Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz

Exercício Dada a tabela abaixo, proveniente de uma medida experimental de um movimento retilíneo uniforme, faça o tratamento estatístico dos dados e represente a medida experimental: Deslocamento (m) Tempo (s) 2,3 1,462 1,454 1,448 1,469 1,470 Resposta: Fonte: Guia de Física Experimental da UNICAMP / Autor: Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz

Propagação de Erros Operações práticas para os casos em que a quantidade V =(Vx,y). Nessas relações todos os termos posteriores ao sinal  devem ser tomados em módulo. Quando o erro aleatório calculado for nulo, o erro adotado deve ser o erro do próprio aparelho, que será o menor erro possível cometido na medida. Fonte: Guia de Física Experimental da UFJF / Autor: Prof. Carlos R. A. Lima

Adição e subtração de grandezas afetadas por erros Operações com Medidas Suponha que se queira operar com as seguinte medidas: L1 = (125,3910,025)m L2 = (12,70,8)m L3 = (2,170,39)m Adição e subtração de grandezas afetadas por erros Neste caso operamos normalmente com a medida e aplicamos a média quadrática para os erros. Fonte: Guia de Física Experimental da UFJF / Autor: Prof. Carlos R. A. Lima

Multiplicação e divisão de grandezas afetadas por erros Operações com Medidas Suponha que se queira operar com as seguinte medidas: L1 = (125,3910,025)m L2 = (12,70,8)m L3 = (2,170,39)m Multiplicação e divisão de grandezas afetadas por erros Neste caso operamos normalmente com a medida e aplicamos a média quadrática para os erros. Multiplicação Fonte: Guia de Física Experimental da UFJF / Autor: Prof. Carlos R. A. Lima

Multiplicação e divisão de grandezas afetadas por erros Operações com Medidas Suponha que se queira operar com as seguinte medidas: L1 = (125,3910,025)m L2 = (12,70,8)m L3 = (2,170,39)m Multiplicação e divisão de grandezas afetadas por erros Neste caso operamos normalmente com a medida e aplicamos a média quadrática para os erros. Divisão Fonte: Guia de Física Experimental da UFJF / Autor: Prof. Carlos R. A. Lima

Exercícios Fazer a lista de exercícios desta aula que está no site do Prof. Alysson Beneti e tirar as dúvidas na próxima aula: http://fisicasemmisterios.webnode.com.br/estacio-ourinhos/ Não deixe acumular conteúdo, cada conteúdo visto em sala de aula deve ser estudado o mais rápido possível. Não deixe para a véspera da prova! Não funcionará! Estude!!!