O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Clima e cultura de escola
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Registro de Estudo de Caso.
PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) O Projecto KU TIVA, que em changana quer dizer saber, conhecimento, é o 1º Projecto da ISSO, Inovação Social e Solidária,
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Aplicação da metodologia HACCP na fileira dos laticínios.
PROJECTO SITUS – Sítio de Utilização Simplificada Nº de Origem 276/4.2/C/REG.
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
(digite aqui o nome do jogo) (digite aqui o seu nome) (digite aqui seu ) Como jogar (digite aqui as regras e modo de jogar) Materiais necessários.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Avaliação de desempenho dos docentes
Língua de escolarização: estudo comparativo
“Ver para Dizer Ciência”
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Moodle.
Carnaval 2007 campanha Brasília Fevereiro de 2007.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
ÁREA PROJECTO.
Projeto de Educação para a Saúde
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Educação sexual Tema: Actividades e idades Mais factos sobre Bibliografia Recomendada em “Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras”
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
O papel pedagógico do órgão gestor
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Termo de Terminalidade
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras” Disponibilizamos muito mais informação em www.move.com.pt

Onde gostas que te toquem? (10/11 anos)

Penetração (dos 6 aos 12 anos)

Penetração - cont. (dos 6 aos 12 anos)

Linguagem e Sexo

Acabou de ver fotocópias do livro “Para me conhecer Para te conhecer Acabou de ver fotocópias do livro “Para me conhecer Para te conhecer...” editado pela APF (Associação para o Planeamento da Família) e referido pelo Ministério da Educação nas Linhas Orientadoras como...

"Este é um manual destinado à intervenção nos 1 ° e 2° Ciclos do Ensino Básico, com propostas de exercícios práticos já testados em sala de aula. As actividades propostas abarcam temas dos quais o corpo, as relações interpessoais, a resposta sexual humana e o planeamento familiar são apenas alguns exemplos. A obra constitui, por isso, um bom recurso para os professores a outros profissionais, descrevendo as vantagens a desvantagens dos diferentes estilos pedagógicos, técnicas a ideias de atelier. Muito úteis são ainda as sugestões para intervenções junto dos pais a encarregados de educação. Apesar de ser explícita a sua aplicabilidade para as faixas etárias dos referidos ciclos de ensino, as sugestões que o livro contém permitem que cada profissional as adapte a situações diversas, inclusivamente a outro tipo de populações-alvo." «Educação Sexual em Meio Escolar - Linhas Orientadoras», pág. 122

Orientação Sexual

Orientação Sexual – cont.

Como nos manifestamos sexualmente

Como nos manifestamos sexualmente

Fontes de Prazer

Acabou de ver fotocópias do livro “Educação Sexual na Escola” editado pela Texto Editora e referido pelo Ministério da Educação nas Linhas Orientadoras como...

“Esta obra, sob a forma de um manual, é constituída por um conjunto de sugestões de actividades específicas para a educação sexual, desde o 2° Ciclo até ao Ensino Secundário, cobrindo várias áreas temáticas ‑ relações interpessoais, reprodução, contracepção, ITS, papéis de género, abusos sexuais... Seguindo um esquema semelhante a «fichas», para além da descrição das actividades, são indicados os materiais e os recursos necessários para a sua execução.” «Educação Sexual em Meio Escolar - Linhas Orientadoras», pág. 117

Linhas Orientadoras Tudo isto se passa ao abrigo da publicação «Educação Sexual em Meio Escolar - Linhas Orientadoras», que contêm as linhas gerais sobre a Educação Sexual na Escola (objectivos, conteúdos por idades, e uma lista de materiais para que os professores possam preparar as aulas). Esta publicação resulta da actualização, reformulação a adaptação do documento «Orientações Técnicas sobre Educação Sexual em Meio Escolar - contributos das equipas do projecto», publicado em Fevereiro de 1999 pelo Programa de Promoção a Educação para a Saúde, a Direcção-Geral da Saúde e a Associação para o Planeamento da Família (APF) Foi distribuída por todas as escolas pelo Ministério da Educação a partir de Outubro de 2000.

O Ministério da Educação torna, assim, possível e obrigatório que os nossos filhos assistam a estas “aulas” dadas por um qualquer professor, sobre o que ele quiser, sem que possamos dizer: Autorizo / Não Autorizo

Quem paga o Ministério da Educação são os Pais Portugueses Quem paga o Ministério da Educação são os Pais Portugueses! Quem está a pagar este protocolo com esta associação APF, são os Pais Portugueses!

Vivemos num País livre e democrático há 30 anos Vivemos num País livre e democrático há 30 anos! Como Pais, contribuintes e cidadãos livres queremos poder dizer: Autorizo / Não Autorizo que o meu educando frequente estas “aulas”

Como Pais, contribuintes e cidadãos livres queremos poder dizer: Não queremos pagar a esta associação APF para “espalhar” as suas ideias pelos nossos filhos!

Não fique indiferente. Informe-se Não fique indiferente! Informe-se! Veja mais partes dos livros, depoimentos pessoais e como tudo se passa em www.move.com.pt Assine a Petição online! Imprima a versão em papel e recolha assinaturas! Divulgue! Temos uma palavra a dizer! Isto NÃO!