Tens estado a prestar atenção…

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Plano de Formação para os professores nas escolas
WEB 2.0 VAI TER DINHEIRO PRÁ TODO MUNDO. WEB 2.0 Especialistas usam esse termo para descrever o que se chama de segunda geração da WWW (World Wide Web).
Bill Gates. Dono da maior fortuna pessoal
Apresentando.
Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Salir
Tipologia proposta por Wesley Fryer
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...
O que é a Internet e o que podemos lá fazer
Janeiro, Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação.
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Unicamp 2012 – Prova de Redação
Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “
São 11 regras que os alunos não
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
secundária sobre 11 coisas
Aqui estão alguns sábios conselhos que Bill Gates recentemente enumerou, a pedido, em uma conferência. São sobre onze coisas que estudantes não Aprenderiam.
ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 regras.
Bom dia….. ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Uma aula de introdução à História
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
MESTRADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Comunicação Coordenada
LD de LE e o letramento digital do aluno: sintonia ou ruptura?
Tema:Tema(s): Os itens lexicais e seu contexto imediato de uso.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
TESTES DO CÉREBRO.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Eis alguns conselhos que Bill Gates recentemente deu numa conferência que proferiu numa escola secundária. Tão só 11 pequenas coisas que os estudantes.
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não Aprenderiam.
Mestrado em Estudos de Linguagens Disciplina: Ambientes sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Edson de Freitas Pinto Sérgio José Batista.
A Web 2.0 e as Tecnologias Móveis
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS PROFA. DRA. VANI M. KENSKI
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
Ambientes Virtuais na Educação
Media Digitais e Socialização
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
Você é do tipo que presta atenção?. Como seus estudantes aprendem?
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não Aprenderiam.
By Búzios Slides O que a Escola não Ensina Automático.
Prof. Aron Roberto Ferreira
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia Media Digitais e Socialização Universidade Aberta Abril 2011 Este trabalho fez-se a pensar no “alvo” – os.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Nome: Ruben Ferreira Turma: 8.8 Nº17 Ano letivo: 2013/2014.
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
BiTE – Funchal, 29 Nov José Lagarto. poder posso, mas não é a mesma coisa !!!
Identificação da atividade e do aluno
CURSO - LIVRO DIGITAL.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Tens estado a prestar atenção…

a como os teus alunos aprendem?

Serão eles…

interpessoais,

lógicos,

espaciais,

intrapessoais,

musicais,

linguísticos,

naturalistas,

ou aprendentes cinestésico-corporais?

Sim! Gardner, H. (1983). Frames of Mind

Mas, maioritariamente, eles são…

Aprendizes Digitais!

Eis porquê…

Actualmente, um aluno que frequente o ensino secundário, gastou, em média:

Mais de 10.000 horas a jogar videojogos… Interactive Videogames, Mediascope, Junho 1996

Mais de 10.000 horas a falar ao telemóvel… Prensky, M. (2001), Digital Natives, Digital Imigrants.

E mais de 20.000 horas a ver televisão. Prensky, M. (2001), Digital Natives, Digital Imigrants.

As crianças e adolescentes passam 2,75 horas por semana a usar os seus computadores em casa. Prensky, M. (2001), Digital Natives, Digital Imigrants.

60% das nossas crianças entre os 4 e os 6 anos já usaram um computador.

Cerca de 68% das crianças com menos de dois anos usam um ecrã multimédia, numa média de cerca de duas horas por semana (2:05). Kaiser Family Foundation, 2003

Porquê?

“Riqueza.” Bill Gates, descrevendo um de muitos produtos da Microsoft

Quanta Riqueza oferece o currículo escolar?

Conseguirão os alunos…

Relembrar…

compreender…

aplicar…

analisar…

avaliar…

e criar? Anderson, L.W. & Krathwol, D. (Eds.) (2001). A Taxonomy for learning, teaching and assessing: A revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives

O que é que os teus alunos criam?

“Estes alunos que nasceram num mundo digital esperam ser capazes de criar, consumir, misturar e partilhar materiais com outros.” Lee Rainie, Director, Pew Internet and American Life Project

Estás a conseguir chegar aos teus alunos?

“Nós aprendemos a ‘brincar à escola’ “Nós aprendemos a ‘brincar à escola’. Estudamos na noite anterior aos testes para obter o resultado que nos faça ter o nível suficiente para sermos considerados alunos de sucesso.” Aluno do Secundário

“Não é Déficit de Atenção. Apenas não estou a ouvir!” Frase inscrita numa T-Shirt

Estás a envolvê-los?

“Quando vou para a Escola, tenho de ‘desligar’.” Aluno do Secundário

Um investigador refere que, em média, os alunos em sala de aula, têm oportunidade de perguntar apenas uma vez…

…a cada 10 horas! Graesser, A.C. & Pearson, N.K. American Educational Research Journal

Porque não paramos as próximas 10 horas, para ver como eles se sentem?

Algum dos teus alunos usa o Google?

Sabias que, por mês, há mais de 2 Sabias que, por mês, há mais de 2.7 mil milhões de pesquisas feitas no Google? ComScore Network. Resultados em Abril de 2006

Para quem eram estas questões dirigidas A.G.? (Antes do Google)

Porque não usar a Tecnologia de que os alunos gostam, para criar mais eficazmente?

Porque não usar a Tecnologia de que os alunos gostam, para aceder mais eficazmente?

Porque não usar a Tecnologia de que os alunos gostam para os envolver mais eficazmente?

Porque não usar a Tecnologia de que os alunos gostam para os ensinar mais eficazmente?

Sabias que os nossos Aprendizes Digitais enviam ou recebem mais de 200 Sabias que os nossos Aprendizes Digitais enviam ou recebem mais de 200.000 mensagens de correio electrónico ou de texto…

até ao momento em que acabam o Secundário! Prensky, M. (2001), Digital Natives, Digital Imigrants.

Nós acusamo-los de não lerem…

Mas 200.000 mensagens escritas de certeza que são muito tempo passado com os 3 R’s!

Rigor, Relevância e Relacionamento Dagget, W. (2005). Successful Schools. From research to Action Plans

Como estás a usar o novo WWW para ensinar os teus alunos?

WWW: Whatever (O que quer que seja) Whenever (Quando quer que seja) Wherever (Onde quer que seja)

Considera estas formas de usar a Internet no ensino…

Blog…

Wikis…

Podcasts…

Colaboração on-line…

Testes on-line…

Aprendizagem on-line…

Câmaras Web…

GPS…

GeoCatching…

GIS…

Google Earth…

Webquests…

E-Portfolios…

Viagens virtuais…

Escrita…

Leitura…

Reflexão…

E aqueles temíveis telemóveis?

Sabias que mais de 1.5 mil milhões de pessoas, em todo o mundo, carregam no bolso e nas malas, poderosos computadores? Prensky, M. (2004), What Can You Learn From A Cell Phone?.

“Quando perdes o teu telemóvel, perdes parte do teu cérebro!” Aluno Japonês

“Os telemóveis tornaram-se umas hábeis e interessantes ferramentas “Os telemóveis tornaram-se umas hábeis e interessantes ferramentas. Inventadas para nos ligarem uns aos outros, são agora muito mais do que isso…” Warlick, D. (2007). At Your Service.

Se os alunos já sabem como usar esta tecnologia, porque não estás a usá-la para ensinar?

Pensa nas formas em como poderás usar o telemóvel para ensinar…

Linguagem…

Literatura…

Oralidade…

História…

Conto…

Geografia…

Escrita…

As mensagens de texto (SMS) podem também ser usadas para…

Pop Quizes…

Sondagens…

Experiências matemáticas…

Experiências científicas…

Recensões literárias…

Tutorias…

Apresentações.

Imagina atribuir à turma a seguinte tarefa:

“Turma, têm 10 minutos para receber uma mensagem de texto de alguém que esteja fora da escola…”

“… e descubram: O que foi o seu (dele) pequeno-almoço; Como está o clima onde ele está; A última coisa que comprou…”

“Haverá bónus para quem receber mensagens de outros países…”

“…e que usem outras línguas que não o português.”

Fala sobre “aquisição de dados/informação pertinente”…

que pode ser usada numa qualquer aula…

e para ensinar um vasto leque de competências…

Informação gráfica…

Nutrição…

Previsão económica…

Telemóveis para Ensinar?

Absolutamente!

Sabias que…

Apenas cerca de 20% dos alunos do 12º ano acreditam que o trabalho escolar é…

Significativo! American Center for Education Statistics, 2006

21% acredita que os seus cursos são interessantes…

e uns meros 39% acreditam que o trabalho escolar terá alguma importância na sua vida futura. American Center for Education Statistics, 2006

E estas são as opiniões dos alunos que concluem o seu curso!

O que pensarão da escola os mais de 50% de alunos que não os concluem?

Não os enraiveças. Envolve-os!

Talvez eles não odiassem a escola se pudessem usar os seus iPod nas aulas…

Há mais de 90.000.000 iPod por aí… (possivelmente já viste uns fios a cair dos ouvidos de alguns dos teus alunos…) Apple Press Release, Janeiro 2007

iPod + Podcast = Aprendizagem em qualquer momento!

Sabias que existem mais de 90 Sabias que existem mais de 90.000 podcasts, vídeos e áudios exclusivos, disponíveis para mais de 1.2 milhões de subscritores? www.feedburner.com

Se não consegues chegar aos teus alunos falando directamente para eles…

Ensina-os via Podcast!

Porque não? Principalmente quando há centenas deles disponíveis para que os uses… Vê no iTunes a lista interminável…

em cada conteúdo que imagines.

Até sobre “Cestaria”! Fashiontribes fashion podcast: Basketweaving 101

“Se não os podes vencer, junta-te a eles!”

Em conclusão, esperemos que estejas a chegar lá…

Prestando atenção às riquíssimas experiências dos alunos!” “Como transformamos as nossas salas de aula em ‘motores de aprendizagem’? Prestando atenção às riquíssimas experiências dos alunos!” Warlick, D. (2006). Teaching and Learning on the Edge of Change

Se ainda não usas blogues para ensinar,

Se ainda não usas e-mail para ensinar,

Se ainda não usas GPS para ensinar,

Se ainda não usas wikis para ensinar,

Se ainda não usas webquests para ensinar,

Se ainda não usas a internet para ensinar,

Se ainda não usas telemóveis para ensinar,

Se ainda não usas podcasting para ensinar,

Se ainda não usas tecnologia para ensinar,

Devias!

Mas, mais uma vez, já sabias isso…

E os teus alunos também!

Para te tornares um melhor docente Presta atenção a http://jordandistrict.org Para te tornares um melhor docente Adaptado para português por Henrique Santos, a partir do vídeo “Pay Attention” disponível em http://www.youtube.com/watch?v=aEFKfXiCbLw