Tens estado a prestar atenção…
a como os teus alunos aprendem?
Serão eles…
interpessoais,
lógicos,
espaciais,
intrapessoais,
musicais,
linguísticos,
naturalistas,
ou aprendentes cinestésico-corporais?
Sim! Gardner, H. (1983). Frames of Mind
Mas, maioritariamente, eles são…
Aprendizes Digitais!
Eis porquê…
Actualmente, um aluno que frequente o ensino secundário, gastou, em média:
Mais de 10.000 horas a jogar videojogos… Interactive Videogames, Mediascope, Junho 1996
Mais de 10.000 horas a falar ao telemóvel… Prensky, M. (2001), Digital Natives, Digital Imigrants.
E mais de 20.000 horas a ver televisão. Prensky, M. (2001), Digital Natives, Digital Imigrants.
As crianças e adolescentes passam 2,75 horas por semana a usar os seus computadores em casa. Prensky, M. (2001), Digital Natives, Digital Imigrants.
60% das nossas crianças entre os 4 e os 6 anos já usaram um computador.
Cerca de 68% das crianças com menos de dois anos usam um ecrã multimédia, numa média de cerca de duas horas por semana (2:05). Kaiser Family Foundation, 2003
Porquê?
“Riqueza.” Bill Gates, descrevendo um de muitos produtos da Microsoft
Quanta Riqueza oferece o currículo escolar?
Conseguirão os alunos…
Relembrar…
compreender…
aplicar…
analisar…
avaliar…
e criar? Anderson, L.W. & Krathwol, D. (Eds.) (2001). A Taxonomy for learning, teaching and assessing: A revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives
O que é que os teus alunos criam?
“Estes alunos que nasceram num mundo digital esperam ser capazes de criar, consumir, misturar e partilhar materiais com outros.” Lee Rainie, Director, Pew Internet and American Life Project
Estás a conseguir chegar aos teus alunos?
“Nós aprendemos a ‘brincar à escola’ “Nós aprendemos a ‘brincar à escola’. Estudamos na noite anterior aos testes para obter o resultado que nos faça ter o nível suficiente para sermos considerados alunos de sucesso.” Aluno do Secundário
“Não é Déficit de Atenção. Apenas não estou a ouvir!” Frase inscrita numa T-Shirt
Estás a envolvê-los?
“Quando vou para a Escola, tenho de ‘desligar’.” Aluno do Secundário
Um investigador refere que, em média, os alunos em sala de aula, têm oportunidade de perguntar apenas uma vez…
…a cada 10 horas! Graesser, A.C. & Pearson, N.K. American Educational Research Journal
Porque não paramos as próximas 10 horas, para ver como eles se sentem?
Algum dos teus alunos usa o Google?
Sabias que, por mês, há mais de 2 Sabias que, por mês, há mais de 2.7 mil milhões de pesquisas feitas no Google? ComScore Network. Resultados em Abril de 2006
Para quem eram estas questões dirigidas A.G.? (Antes do Google)
Porque não usar a Tecnologia de que os alunos gostam, para criar mais eficazmente?
Porque não usar a Tecnologia de que os alunos gostam, para aceder mais eficazmente?
Porque não usar a Tecnologia de que os alunos gostam para os envolver mais eficazmente?
Porque não usar a Tecnologia de que os alunos gostam para os ensinar mais eficazmente?
Sabias que os nossos Aprendizes Digitais enviam ou recebem mais de 200 Sabias que os nossos Aprendizes Digitais enviam ou recebem mais de 200.000 mensagens de correio electrónico ou de texto…
até ao momento em que acabam o Secundário! Prensky, M. (2001), Digital Natives, Digital Imigrants.
Nós acusamo-los de não lerem…
Mas 200.000 mensagens escritas de certeza que são muito tempo passado com os 3 R’s!
Rigor, Relevância e Relacionamento Dagget, W. (2005). Successful Schools. From research to Action Plans
Como estás a usar o novo WWW para ensinar os teus alunos?
WWW: Whatever (O que quer que seja) Whenever (Quando quer que seja) Wherever (Onde quer que seja)
Considera estas formas de usar a Internet no ensino…
Blog…
Wikis…
Podcasts…
Colaboração on-line…
Testes on-line…
Aprendizagem on-line…
Câmaras Web…
GPS…
GeoCatching…
GIS…
Google Earth…
Webquests…
E-Portfolios…
Viagens virtuais…
Escrita…
Leitura…
Reflexão…
E aqueles temíveis telemóveis?
Sabias que mais de 1.5 mil milhões de pessoas, em todo o mundo, carregam no bolso e nas malas, poderosos computadores? Prensky, M. (2004), What Can You Learn From A Cell Phone?.
“Quando perdes o teu telemóvel, perdes parte do teu cérebro!” Aluno Japonês
“Os telemóveis tornaram-se umas hábeis e interessantes ferramentas “Os telemóveis tornaram-se umas hábeis e interessantes ferramentas. Inventadas para nos ligarem uns aos outros, são agora muito mais do que isso…” Warlick, D. (2007). At Your Service.
Se os alunos já sabem como usar esta tecnologia, porque não estás a usá-la para ensinar?
Pensa nas formas em como poderás usar o telemóvel para ensinar…
Linguagem…
Literatura…
Oralidade…
História…
Conto…
Geografia…
Escrita…
As mensagens de texto (SMS) podem também ser usadas para…
Pop Quizes…
Sondagens…
Experiências matemáticas…
Experiências científicas…
Recensões literárias…
Tutorias…
Apresentações.
Imagina atribuir à turma a seguinte tarefa:
“Turma, têm 10 minutos para receber uma mensagem de texto de alguém que esteja fora da escola…”
“… e descubram: O que foi o seu (dele) pequeno-almoço; Como está o clima onde ele está; A última coisa que comprou…”
“Haverá bónus para quem receber mensagens de outros países…”
“…e que usem outras línguas que não o português.”
Fala sobre “aquisição de dados/informação pertinente”…
que pode ser usada numa qualquer aula…
e para ensinar um vasto leque de competências…
Informação gráfica…
Nutrição…
Previsão económica…
Telemóveis para Ensinar?
Absolutamente!
Sabias que…
Apenas cerca de 20% dos alunos do 12º ano acreditam que o trabalho escolar é…
Significativo! American Center for Education Statistics, 2006
21% acredita que os seus cursos são interessantes…
e uns meros 39% acreditam que o trabalho escolar terá alguma importância na sua vida futura. American Center for Education Statistics, 2006
E estas são as opiniões dos alunos que concluem o seu curso!
O que pensarão da escola os mais de 50% de alunos que não os concluem?
Não os enraiveças. Envolve-os!
Talvez eles não odiassem a escola se pudessem usar os seus iPod nas aulas…
Há mais de 90.000.000 iPod por aí… (possivelmente já viste uns fios a cair dos ouvidos de alguns dos teus alunos…) Apple Press Release, Janeiro 2007
iPod + Podcast = Aprendizagem em qualquer momento!
Sabias que existem mais de 90 Sabias que existem mais de 90.000 podcasts, vídeos e áudios exclusivos, disponíveis para mais de 1.2 milhões de subscritores? www.feedburner.com
Se não consegues chegar aos teus alunos falando directamente para eles…
Ensina-os via Podcast!
Porque não? Principalmente quando há centenas deles disponíveis para que os uses… Vê no iTunes a lista interminável…
em cada conteúdo que imagines.
Até sobre “Cestaria”! Fashiontribes fashion podcast: Basketweaving 101
“Se não os podes vencer, junta-te a eles!”
Em conclusão, esperemos que estejas a chegar lá…
Prestando atenção às riquíssimas experiências dos alunos!” “Como transformamos as nossas salas de aula em ‘motores de aprendizagem’? Prestando atenção às riquíssimas experiências dos alunos!” Warlick, D. (2006). Teaching and Learning on the Edge of Change
Se ainda não usas blogues para ensinar,
Se ainda não usas e-mail para ensinar,
Se ainda não usas GPS para ensinar,
Se ainda não usas wikis para ensinar,
Se ainda não usas webquests para ensinar,
Se ainda não usas a internet para ensinar,
Se ainda não usas telemóveis para ensinar,
Se ainda não usas podcasting para ensinar,
Se ainda não usas tecnologia para ensinar,
Devias!
Mas, mais uma vez, já sabias isso…
E os teus alunos também!
Para te tornares um melhor docente Presta atenção a http://jordandistrict.org Para te tornares um melhor docente Adaptado para português por Henrique Santos, a partir do vídeo “Pay Attention” disponível em http://www.youtube.com/watch?v=aEFKfXiCbLw