Linguagem verbal midiática Textos verbais e produção gráfica
Materiais gráficos Caráter intersemiótico. Linguagem simples, direta, objetiva, informativa. Linguagem criativa, poética, bem-humorada.
Release Matéria-prima para a imprensa. Despertar a atenção de jornalistas.
Release Deve responder às perguntas: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Contato.
Release É matéria-prima, não produto final.
Para a produção gráfica Criatividade na construção (diagramação, uso da cor, formato, escolhe do papel). Texto em consonância / diálogo com o material gráfico.
Exemplos de uso do release: Lançamentos de produtos. Evento cultural. Evento social. Tudo que possa despertar a atenção como notícia.
Press kit Kit de divulgação para a imprensa.
Material gráfico O mais criativo possível. Composto de vários itens. Outros materiais promocionais: camisetas, agendas, chaveiros, etc...
Burger King Material Promocional Camisas do Getafe time de futebol espanhol. patrocinada pelo Burger King
Cola-Cola Garrafa promocional para o seriado americano Ugly Betty
Clearasil Material Promocional para remédio dose única contra espinha
Convite Formal: temos a honra de... Informal: temos o prazer... RSVP
Pesquisa e produção Entrega em trios: finalização e apresentação do trabalho: na próxima aula. TPM (tensão pré-menstrual) – obter informações sobre o que é / indicações. Criar um Kit TPM composto de 5 itens – usar humor, poesia ou cientificismo.
Release Construir um release para a imprensa para o lançamento do kit, que deverá ter nome e marca.
Convite Lançamento do produto em um evento criativo para homens e mulheres.
Press Kit Para editores de revistas, sites e suplementos femininos.
Estampa para camiseta Utilizando uma das três possíveis relações entre texto e imagem, criar estampa bem-humorada com o tema TPM.