TEORIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS Prof. Ronny Diogenes
TEORIAS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS ORALISMO COMUNICAÇÃO TOTAL EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA BILINGUISMO
ORALISMO Consistia em articular corretamente cada som. Usava-se a repetição até conseguir o efeito desejado e uma estratégia era o uso do tato, ou seja, o uso das mãos sobre o local de articulação do som no aparelho fonador.
COMUNICAÇÃO TOTAL A Comunicação Total inclui uma gama de instrumentos lingüísticos, ou seja: língua de sinais, língua oral, gestos, fala, leitura labial, alfabeto manual, leitura da escrita, ritmo, dança.
EDUCAÇÃO ESPECIAL Nela os surdos são colocados entre aqueles sujeitos nomeados como normais, como deficientes (auditivos, visuais, mentais entre outros).
EDUCAÇÃO INCLUSIVA É o processo de inclusão de alunos com deficiência em salas regulares.
EDUCAÇÃO BILÍNGUE O bilingüismo surge inicialmente da idéia usada em educação de surdos que sugere a necessidade de os sujeitos surdos serem instruídos em duas línguas.