Arquivo Público do Estado de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
1.
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Portal da Transparência Estadual
Levantamento, construção e diagnóstico
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Estratégias do Ministério da Saúde para a Gestão do Trabalho
Componentes Arthur H. do Patrocínio Pós Ciências Sociais CUFSA Felipe Roman de C. Silva Pós Ciências Sociais CUFSA José Luiz Pereira Junior Pós Ciências.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ Cidade, Trabalho e Técnica
Arquivo e Documentação
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO CASA CIVIL
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
Comissão Permanente de Avaliação de Documentos
SEÇÃO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS
Instituto de Educação Profissional do Estado de Alagoas
AUDITORIA INTERNA ORIENTA
Arquivística Unifai – Biblioteconomia Maria Cecília Rizzi Lima
2009.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
SUPERVISÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
A FUNÇÃO E O PAPEL DO SECRETÁRIO GERAL DA UNIDADE ESCOLAR
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

Ministério da Cultura.
PROGRAMA ACOLHER.
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO

1 III Jornada de Trabalhos Lei Maria da Penha Conselheira Andréa Pachá.
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Instituto Nacional de Identificação
Uma visão dos arquivos do Poder Executivo face às demandas da sociedade Cristiane Basques Julho, 2008.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
Prof. Mário Vasconcellos
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
Estrutura Administrativa
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA SOBRE AS OPERAÇÕES BÉLICAS NA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA QUANDO O BRASIL FOI À GUERRA: OS BASTIDORES DA GUERRA.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Financiamento da educação superior estadual no Brasil: mapeamento da vinculação de recursos e da evolução dos gastos Cristina Helena Almeida de Carvalho.
As crianças atendidas nas Obras Sociais Senhora de Pompéia podem ter um amigo Você! E não precisa pagar nada por isso.
Os Arquivo(s) do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça Paulo Tremoceiro Técnico Superior 12015|Dezembro|17 Fundo MNEJ | Paulo Tremoceiro|
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
Administrador Público – CRA/DF
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
Advocacia-Geral da União Secretaria-Geral Coordenação-Geral de Documentação e Informação Subcomissão SIGA/AGU Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
NÚCLEO IV Luiz Henrique Bonatelli Julho de ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.
GESTÃO DE DOCUMENTOS LEGISLAÇÃO SUELY FERREIRA DA SILVA.
Central: Secretaria de Estado da Administração. Normativo: Diretoria de Gestão Patrimonial. Setorial Regional: Gerências de Administração ou equivalentes.
Transcrição da apresentação:

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Ação Educativa Elaborar programas no sentido de aproximar a Unidade do Arquivo Público do Estado de instituições educacionais e da sociedade; Promover oficinas de qualificação técnica e pedagógica; Divulgar o Arquivo e os serviços oferecidos; Desenvolver um trabalho de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico documental;

Unidade de Arquivo Público do Estado de São Paulo É um órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP) com as seguintes atribuições: Formular e implementar a política estadual de arquivos, por meio, da gestão, do recolhimento, da preservação e da difusão do patrimônio documental do Estado. Orientar o desenvolvimento, a implementação e o aperfeiçoamento de sistema informatizado unificado de gestão arquivística de documentos e informações. RECOLHER, GERIR, PRESERVAR, DIVULGAR, DIFUNDIR E DISPONIBILIZAR O PATRIMÔNIO DOCUMENTAL

histórico I origens – 1721 – desmembramento das capitanias de São Paulo e Minas Gerais – arrolamento dos papéis oficiais para organização administrativa da capitania junto à Secretaria e Governo criação legal – 1842 – Lei nº20 de 8 de março, é criado o Arquivo Público Provincial funcionamento –1891 – Repartição de Estatística e do Archivo do Estado subordinação – até 1891 – Secretaria de Governo – depois de 1891 – Secretaria do Interior e Justiça, Educação e Saúde; Cultura; – desde 2007 – Casa Civil

histórico II Palácio do Governo de São Paulo (até 1906) Fundos da Igreja Nossa Senhora dos Remédios (1906 a 1912) Av. Rio Branco, esquina com a Rua Timbiras (1912 a 1949) Prédio de armazéns da rede ferroviária Sorocabana (1951 a 1953) Manufatura de Tapetes Santa Helena (1953 a 1997)

Organização do APESP Departamento de Preservação e Difusão de Acervo - Centro de Acervo Permanente - Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico - Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa - Centro de Preservação Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos - Centro de Gestão Documental - Centro de Protocolos Estaduais - Centro de Arquivo Administrativo - Centro de Assistência aos Municípios

Gestão Integral dos Documentos 3 idades: corrente – intermediária - permanente Fundações Autarquias Secretarias Transferência Arquivo Intermediário Arquivos Privados Recolhimento Doação Compra Arquivo Permanente

acervo textual público CONJUNTOS DOCUMENTAIS: Agricultura e Imigração, Autos Crimes, Maços de População, Sanatório Pinel, Polícia, Inventários e Testamentos, Ofícios Diversos, Instrução Pública, Serviço da Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo, Registros de Terras, Sesmarias, Obras Públicas, Deops etc. acervo textual público

Fontes para Pesquisa Genealógica do APESP Poder Executivo: Correspondências, Ofícios e Requerimentos, Listas Nominativas, Matrículas de Classificação de Escravos, Lista de Qualificação de Votantes, Documentos sobre Imigração e Núcleos Coloniais, Matrícula de Frequencia de Alunos, Documentação Policial, Documentos sobre Obras Públicas e Documentos sobre Terras. Poder Judiciário: Inventários e Testamentos e Autos Cíveis.

Listas Nominativas – Maços de População (1765-1850) Essa série compreende informações de todas as localidades da Capitania e da Província de São Paulo. Incluindo informações sobre a localidade de Santa Catarina e Paraná Informações: Nome, idade, grau de parentesco ou de relação com o chefe do domicílio, ocupação, renda e produção.

Listas de Qualificação de Votantes – Negócios eleitorais (1847-1975) Informações referentes à família dos eleitores e elegíveis Inserção política dos imigrantes europeus

Inventários e Testamentos – (1578-1801) Conjunto documental pertencente aos Fundos: Juízo de Órfãos e Juízo de Resíduos. Podemos encontrar as séries documentais como: Defuntos, Autos de Contas de Testamento, Ausentes e Ordinários, Carta de Sentença etc. Informações: Registro das últimas vontades do indivíduo; Descrição dos bens; Destinação: auxílio aos filhos, parentes ou conhecidos. Publicação: 47 volumes publicados entre 1921 e 1998; 677 documentos transcritos.

Documentação Cartorial – (1685 – 1982) Conteúdo: procurações, escrituras, autos de devassa, compra e venda de terras, inventários, livros de notas, livros de registro geral de escravos, escrituras, medição de terras e cartas de sesmarias. Cartoriais no acervo do APESP: 1º Cartório de Mogi da Cruzes (1689-1982); 2º Cartório de Mogi da Cruzes (1618-1936); 2º Tabelião de Notas da Capital (1742-1936); 1º Cartório de Registro de Imóveis da Capital (1865-1941). Autos Cíveis (1621-1900): Sorocaba e Atibaia

Arquivo Público do Estado de São Paulo www.arquivoestado.sp.gov.br Novo site do Arquivo Público do Estado de São Paulo Dez/2009 33 mil acessos ao mês 220 mil imagens

3 novas páginas temáticas

Imigração em São Paulo Destaques: 44 mil imagens do fundo Secretaria de Agricultura pesquisáveis por nome de imigrante Diversos jornais da imprensa imigrante Listas de bordo de navios de imigrantes Relatórios da Secretaria da Agricultura

Viver em São Paulo Destaques: Maços de População – 12 mil imagens disponíveis; mais 38 mil em breve Ofícios Diversos de São Paulo – 30 mil imagens disponíveis; mais 60 mil em breve

Arquivo Público do Estado de São Paulo Novas instalações Arquivo Público do Estado de São Paulo

Casa Civil - Arquivo Público do Estado de São Paulo consulta@arquivoestado.sp.gov.br Av. Cruzeiro do Sul, 1777 – Santana (Metrô Tietê) Tel: 2089-8100