INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
Políticas Públicas e Álcool
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Camila Terumi Ariki- 6°ANO GRUPO C
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
PROJETO SAÚDE.
Audiência Pública Senado Federal 12 de maio de 2010 Maria M. Malta Campos Fundação Carlos Chagas CTC – EB, CAPES PUC/SP.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
Prevenindo a Hipertensão
Ten BM Nut Denise Giannini
Estudo de coorte retrospectivo
Lucimar Fossatti de Carvalho – ICEG/UPF Elisandra L. Possan – ICEG/UPF
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
VIII Congresso Mineiro de Nefrologia
A Nutrição no Câncer de Cabeça e Pescoço
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Validade das medidas auto-referidas de peso e estatura para o diagnóstico do estado nutricional de adolescentes José Cazuza de Farias Júnior Revista Brasileira.
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Profa. M.Sc. Dinara Hansen
CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS “Parceiros da Saúde”
Transmissão Mãe – Filho
MENSAGEM DO DIA.
The New England Journal of Medicine (04 janeiro de 2001)
Suplementação e Saúde Boa noite a todos!! O objetivo dessa apresentação é falar não de um produto ou de uma indicação específica de suplementação, mas.
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
O USO DE ERVAS AROMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA NA DIMINUIÇÃO DO CONSUMO DE SAL NA DIETA DE ADULTOS E IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Caxias do Sul, Encontro PAIUNG em 31 de Agosto de 2009.
Política Nacional de Saúde do Idoso
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
Fulano da Silva 1,2 *; Beltrano da Silva 1 ; Ciclano da Silva 1 ; Fulano Pereira 1 ; Beltrano Pereira 1,3 1.Graduação de Medicina da Universidade do Sul.
Pediatrics 2009 (Number 3,september); 124:e
um novo caminho para você…
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
Nutrição do Trabalhador
ENSP FIOCRUZ SAÚDE PDSD SAÚDE PDSDSAÚDE PDSD Pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD) Módulo SAÚDE Institutos do Milênio – Edital CNPq.
Alimentação e Nutrição do Idoso
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
Padrões da Alimentação do Brasileiro na atualidade
AULA 6 DIABETES E DESNUTRIÇÃO 3º MEDICINA 2003.
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Raquel Adriana M. Salinas S. Takeguma Orientador: Dr. Jefferson A. P. Pinheiro Brasília, 06 de dezembro de ARTIGO DE MONOGRAFIA.
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
TEORIA DE BARKER Carlos Arcanjo
EXAMES LABORATORIAIS GLICEMIA
Medicamentos no contexto local indígena Guarani (Litoral de SC)
Avaliação e Orientação Nutricional de Nutrizes
Saúde do adolescente Nutrição na adolescência
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
OBESIDADE, DIABETES & Cª NUTRIÇÃO NA SÍNDROME METABÓLICA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
OBESIDADE.
Índice H (último autor):
Distúrbios Nutricionais: um Problema de Saúde publica no Pais
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Liga de Oncologia Alimentando Saúde Uma alimentação saudável deve ser: Variada:
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
Este trabalho testou alimentos ricos em proteínas, de baixo custo (CMS) afim de serem incorporados às merendas escolares como medida para promover práticas.
Efeitos nos níveis pressóricos comparando dieta com restrição de sódio e a dieta DASH Jamile Carolina Guadagnucci.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA: IMPACTO EM INDICADORES DE PROGRESSÃO E RECORRÊNCIA DA DOENÇA E NA QUALIDADE DA VIDA Coordenadora: Profa. Patricia Faria Di Pietro, Dr. Equipe:

Introdução Câncer de Mama: causa mais frequente de morte por câncer em mulheres no mundo e também no Brasil Sobrevida: Países em desenvolvimento: 60% Países desenvolvidos: 85% FERLAY et al, 2008; BRASIL, 2011; ACS, 2010; HANF; GONDER, 2005.

Introdução Fatores de Risco: Hereditariedade: Mulheres que apresentam mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 (breast cancer 1 e 2) têm 85% de chance de desenvolver câncer de mama antes dos 70 anos 5-10% de todos os casos Fatores externos: forte impacto Alimentação: um dos mais importantes fatores externos ACS, 2008; HANF; GONDER, 2005

Câncer de Mama (recidiva) Introdução A alimentação também pode contribuir para a diminuição do risco de recidiva do câncer de mama através do efeito de alimentos saudáveis* sobre a modulação do estado de estresse oxidativo e controle do peso corporal *Frutas, legumes e verduras (FLV) = atividade antioxidante e baixa densidade calórica Estresse Oxidativo (EO): Desequilíbrio celular, no qual oxidantes predominariam sobre os antioxidantes, podendo ocasionar um potencial dano oxidativo Carnes vermelhas: em excesso  elevação em biomarcadores de danos oxidativos (gordura saturada e compostos químicos) Aumento de peso: pacientes acima do peso ou que ganham peso após o diagnóstico, apresentam maior risco de recidiva e morte Tratamento: efeitos antitumorais através de aumento na formação de espécies reativas T THOMSON et al, 2007; ROSSI et al, 2009 Câncer de Mama (recidiva) Estresse Oxidativo

Proteção Recidiva Introdução World Cancer Research Fund (2007) Mínimo 400g de FLV/dia Menos de 500g/semana de carnes vermelhas ou processadas

Teoria social cognitiva: Intervenção Nutricional Educativa Nutrição é uma questão social complexa e não apenas um desafio biológico ou técnico  abordagem da intervenção foi uma etapa muito importante desta pesquisa É necessário compreender a dinâmica de mudança na alimentação para criar dinâmicas de aprendizagem BANDURA, 2005; MCLACHLAN E GARRETT, 2008 Teoria social cognitiva: Agir para o autodesenvolvimento, a adaptação e a mudança Segundo essa visão, as pessoas são auto-organizadas, proativas, autorreguladas e autorreflexivas, contribuindo para as circunstâncias de suas vidas, não sendo apenas produtos dessas condições

Objetivo Geral Analisar o impacto da intervenção nutricional educativa durante o tratamento antineoplásico de mulheres com câncer de mama sobre o estado nutricional e estresse oxidativo

Objetivos Específicos Avaliar, durante o tratamento: Alterações no consumo alimentar O impacto sobre o peso corporal, IMC e o estado de estresse oxidadivo O efeito da intervenção sobre alterações de consumo alimentar, estado nutricional e o quadro de estresse oxidadivo

Edital Universal do CNPq, MCT/CNPq 14/2008 Metodologia Desenho do estudo Ensaio clínico não randomizado controlado com avaliação basal e após 12 meses de intervenção, no Município de Florianópolis, Santa Catarina – Brasil. “Influência do consumo alimentar no estresse oxidativo de mulheres com câncer de mama” Edital Universal do CNPq, MCT/CNPq 14/2008 EO – Biomarcadores: Oxidação lipídica e protéica Antioxidantes por glutationa reduzida e potencial antioxidante redutor férrico

Teoria social cognitiva Metodologia Teoria social cognitiva

Teoria social cognitiva Metodologia

Resultados e Discussão Estudos epidemiológicos, em grandes amostras de pacientes com câncer de mama, relataram mudanças dietéticas semelhantes ao de nosso estudo: Não é de nosso conhecimento estudos de intervenção imediatamente após o diagnóstico cirúrgico da doença, conforme realizamos  Dificulta a comparação com outros estudos, considerando que o diagnóstico de uma doença como o câncer altera profundamente as funções físicas, o bem-estar psicológico e a vida social dos pacientes VELENTZIS ET AL, 2011; CARO, LAVIANO ,PICHARD, 2007, PIERCE ET AL, 2002

Resultados e Discussão Características basais: O GI e o GC não apresentaram diferenças estatisticamente significativas para: Idade: -51,8 (DP±11,0) e 49,6 (DP±10,7) anos; Escolaridade: 8 anos de estudo; Renda per capta: 1,1 (0,7; 1,9) e 1,3 (1,0; 1,8) SM Nível de atividade física: sedentárias; Fumo: não; Uso de suplementos alimentares: não Uso de bebidas alcoólicas: não; Cor da pele: branca A maioria carcinoma ductal infiltrante e os estadios I e II (A e B); a maioria das pacientes foi submetida à quimioterapia e à radioterapia Análises: Qui-quadrado, Test-t ou Mann-Whitney

Resultados e Discussão Análises: Regressão Linear Análises ajustadas para consumo energético e valor ao início do estudo  GI sobre GC: de 50% no consumo de Frutas, Legumes e Verduras* de 60% no consumo de carnes vermelhas ou processadas* 30% Glutationa Reduzida (GSH)*  possui papel central na defesa das células contra o estresse oxidativo *Resultados significativos

Resultados e Discussão Sobreviventes do câncer têm maior probabilidade de desenvolver cânceres secundários e comorbidades crônicas  mudanças observadas neste estudo são propensas a ter um impacto positivo não na prevenção da recorrência, mas também de outras comorbidades associadas à dieta Aconselhamento por telefone pode ser uma boa estratégia para atingir os pacientes, principalmente considerando que as mulheres encontravam-se em tratamento antineoplásico DEMARK-WAHNEFRIED et al, 2008; POMERLEAU et al, 2005

Resultados e Discussão Estudos demonstram GSH diminuída durante estágios iniciais do câncer de mama Nossos resultados não são conclusivos quanto ao EO Há uma diversidade de fatores que influenciam no desenvolvimento de um quadro de EO de diferentes formas (tipo de tratamento)

Resultados e Discussão Análises: Test-t pareado ou Wilcoxon Diferenças entre o final e o início da pesquisa: GI teve uma redução média significativa de 720,7 Kcal/dia (DP±1104,8) na ingestão calórica total Redução lipídios totais (saturados e monoinsaturados) e em carnes vermelhas e processadas Aumento no consumo de FLV

Resultados e Discussão GI não alterou o peso corporal e o IMC entre os tempos, enquanto o GC aumentou significativamente. Fibra: GC 24,3 g/dia e GI 29,6 g/dia (adequado) WCRF/AICR (2007) - 25 g /dia.

Impactos do Projeto – Científico Instituições envolvidas: Maternidade Carmela Dutra, certificada pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência Estadual em Saúde da Mulher, além de título de Hospital de Ensino do Sistema Único de Saúde Universidade Federal de Santa Catarina Beneficiou: 1 mastologista, 3 professores, 1 aluna de pós-doutorado, 4 alunas de mestrado, 4 alunas de graduação e uma nutricionista voluntária, interação e crescimento do GENEO Novos conhecimentos publicações realizadas e em andamento difusão nacional e internacional

Impactos do Projeto – Econômico/Social Social: Pretende-se contribuir cientificamente na reflexão de políticas públicas que valorizem o atendimento nutricional a pacientes com câncer de mama, destacando a importância desse durante o tratamento antineoplásico possibilitando maior tolerância ao tratamento, e assim, maior sobrevida e qualidade de vida a mulheres portadoras dessa doença Econômico: Reduzir custos com tratamento e recidiva. “Dados da OMS revelam que o impacto global do câncer mais que dobrou nos últimos 30 anos e que o contínuo crescimento populacional, bem como seu envelhecimento, afetará de forma significativa as consequências do câncer no mundo. Esse impacto recairá principalmente sobre os países de baixo e médio desenvolvimento, como o Brasil” (World Cancer Report, 2008)

Aplicabilidade para o SUS A execução da presente intervenção não requer mudanças estruturais dentro dos padrões econômicos e sociais das pacientes e que os resultados apresentados neste artigo podem contribuir para a reflexão de políticas públicas de intervenção nutricional voltadas a pacientes durante o tratamento antineoplásico

Produção Científica CESA, Cecilia. Intervenção Nutricional Educativa em mulheres com câncer de mama: efeito sobre fatores nutricionais e biomarcadores de estresse oxidativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Programa de pós-graduação em Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. DI PIETRO, P.F; CESA, C.; CECCATTO, V.; VIEIRA, F.G.K.; CARDOSO, A.L.; SABEL, C.; LIZ, S.; MENDES, B.C.; QUINTINO, M.; CRIPPA, C.G.; SILVA, E.L. Ações de intervenção nutricional educativa em mulheres com câncer de mama durante o tratamento antineoplásico. In: Encontro SBAN, Nutrição Clínica, Natal, 2012. LIZ, S.; CESA, C.; CARDOSO, A.L.; ENGEL, R.; CECCATTO, V.; SILVA, G.; MENDES, B. C.; QUINTINO, M. C.; SABEL, C.; DI PIETRO, P.F. Intervenção nutricional em pacientes com câncer de mama: impacto em indicadores de progressão e recorrência da doença e na qualidade de vida. In: Semana da Nutrição VIII, Semana Científica da Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. p. 32. CESA, C.; KOIDE, H.; CECCATTO, V.; CARDOSO, A.L.; GALVAN, D.; LIZ, S.; HEINECK, M.; SABEL, C.; SILVA, G.; CRIPPA, C.G.; DI PIETRO, P.F. Intervenção nutricional em mulheres com câncer de mama: resultados preliminares. In: Semana da Nutrição VIII, Semana Científica da Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. p. 48. CESA, C.; CECCATTO, V.; KOIDE, H.; CARDOSO, A.L.; HEINECK, M.; LIZ, S.; SABEL, C.; SILVA, G.; SILVA, E.L.; CRIPPA, C.G.; DI PIETRO, P.F. Estudo de intervenção nutricional em mulheres com câncer de mama: metodologia e caracterização da amostra. In: XI Semana da Nutrição e VIII Semana Científica da Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. p. 108. CESA, C. ; KOIDE, H. ; CECCATTO, V. ; CARDOSO, A. L. ; DI PIETRO, P. F. ; CHICA, D. A. G. ; GALVAN, D. ; HEINECK, M ; LIZ, S. ; SILVA, G. ; ABEL, C. ; CRIPPA, C. G. Estudo de intervenção nutricional em mulheres com câncer de mama: metodologia e caracterização da amostra. In: XI Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição SBAN, Fortaleza, 2011. p. 81.

Produção Científica CESA, C. ; KOIDE, H. ; DI PIETRO, P. F. ; CECCATTO, V. ; CARDOSO, A. L. ; GALVAN, D. ; LIZ, S. ; Heineck, M ; SILVA, G. ; ABEL, C. ; CRIPPA, C. G. . Intervenção nutricional em mulheres com câncer de mama: resultados preliminares. In: XI Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição SBAN, Fortaleza, 2011. p. 13. KOIDE, H. ; CARDOSO, A. L. ; GALVAN, D. ; CESA, C. ; SABEL, C. ; AMBROSI, C;; VIEIRA, F. G. K.; CRIPPA, C. G. ; DI PIETRO, P. F. Consumo de carnes vermelhas em mulheres com diagnóstico de câncer de mama: uma comparação com a recomendação. In: XI Semana da Nutrição - VII Semana Científica da Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. CARDOSO, A. L.; GALVAN, D. ; AMBROSI, C; KOIDE, H. ; SABEL, C. ; CESA, C. ; CRIPPA, C. G. ; Di Pietro PF. Consumo de frutas e verduras em mulheres com diagnóstico de câncer de mama: uma comparação com a recomendação. In: XI Semana da Nutrição - VII Semana Científica da Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. CESA, C. ; CECCATTO, V. ; KOIDE, H. ; CARDOSO, A. L. ; GALVAN, D. ; SABEL, C. ; DI PIETRO, P. F. Intervenção nutricional em pacientes com câncer de mama: como buscar a adesão?. In: XI Semana da Nutrição - VII Semana Científica da Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. GALVAN, D. ; KOIDE, H. ; CARDOSO, A. L. ; SABEL, C. ; CESA, C. ; DI PIETRO, P. F. Elaboração de registro alimentar qualitativo e boletins informativos utilizados no projeto de intervenção nutricional para mulheres com câncer de mama. In: XI Semana da Nutrição - VII Semana Científica da Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina.

Considerações Finais Foi possível confirmar a hipótese inicial:  A intervenção, promovendo o aumento do consumo de FLV e a redução do consumo de carnes vermelhas ou processadas, durante o tratamento antineoplásico adjuvante para o câncer de mama, foi capaz de contribuir para melhorar o consumo alimentar e manter o peso corporal No entanto, com relação ao estresse oxidativo sugere-se que mais estudos

OBRIGADA