GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço Farmácia I.F.F./FIOCRUZ
Advertisements

AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Carlos Alberto Pereira Gomes Gerente de Assistência Farmacêutica
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
DTS/Aids/Hepatites Virais
Saúde e Prevenção nas Escolas
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
PROJETO SUPORTE Projeto de Estruturação e Qualificação dos Serviços Pré-existentes de Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação Pós-operatória no âmbito.
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
Estado da Paraíba com a classificação dos Municípios de acordo com a cobertura populacional do PSF. Paraíba, municípios sem PSF 9 municípios com.
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
HOMEOPATIA NO SUS.
Prefeitura Municipal de Lajeado Secretaria Municipal da Saúde
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
II Encontro de Educação e Saúde
Fórum experiências exitosas em 2013
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
A PRÁTICA DA FITOTERAPIA EM PINHAL DA SERRA
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Projeto Farmácias Vivas
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Panorama da Saúde no Brasil
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Política Estadual para as Terapêuticas não Convencionais no SUS em MG I Simpósio Mineiro de Homeopatia Walcymar Leonel Estrêla Coordenação Estadual de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS:
Seminário Estadual do Projeto QualiSUS Rede Subprojeto da Região de Entre Rios/PI 23 de abril de 2015.
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
FONAPRACE – SE - abril/2014. ◦ Reformulação do questionário do perfil dos RUs 1. Criação do grupo no facebook para acompanhamento e discussão das propostas;
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE
PROJETO MULTISSETORIAL PARA DESENVOLVIMENTO DO PARANÁ/SAÚDE TREINAMENTO MACRORREGIONAL DE SERVIDORES DE PREFEITURAS MUNICIPAIS E DA SESA QUANTO À OBSERVÂNCIA.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
CRIAÇÃO DO NASF.
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Seminário Nacional de Disseminação de Experiências Inovadoras no SUS Fomentação para Implantação da Fitoterapia na Rede de Atenção Básica em Saúde no Estado da Paraíba

Sensibilização - Evento Dez/1998 para instrumentalizar a SES/PB PROACHA - Programa de Alternativas Alimentares, Terapias Complementares, Homeopatia e Acupuntura Apresentação Histórico Sensibilização - Evento Dez/1998 para instrumentalizar a SES/PB Norteou a legitimação do Programa das Terapias não convencionais Estabelecimento de parcerias Montagem da estrutura

Criação do Programa Pt 74, 18/03/99 PROACHA - Programa de Alternativas Alimentares, Terapias Complementares, Homeopatia e Acupuntura Portarias: Criação do Programa Pt 74, 18/03/99 Criação do Grupo Consultivo Interinstitucional - GCI: Pt 76, 19/03/99 (SES/PB, UFPB, UEPB, Centro de Defesa do Saber Popular em Saúde, Sociedade Médica de Acupuntura, Sociedade Paraibana de Homeopatia, Pastoral da Criança, Programa de Cidadania, EMATER, EMBRAPA, COPASEMS) - Designação do Grupo Técnico de Condução - GTC Pt 75, 18/03/99 (VISA, NCT, NAN, NES, NSM, CS) Elaboração de normas e diretrizes Elaboração do Regimento Interno pelo GCI

PROACHA - Programa de Alternativas Alimentares, Terapias Complementares, Homeopatia e Acupuntura Objetivo Implantar e normatizar nos serviços públicos de saúde ações relativas a Alternativas Alimentares, Terapias Complementares, Homeopatia e Acupuntura como estratégia de contribuição para uma melhor qualidade de vida da população.

PROACHA - Terapias Complementares FITOTERAPIA OBJETIVOS ESPECIFICOS Garantir o acesso e uso racional das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos Estimular a produção estadual de medicamentos fitoterápicos validados cientificamente Capacitar e qualificar recursos humanos Resgatar o uso popular de plantas medicinais

Estratégias de Implantação Sensibilização Regulamentação PROACHA - Programa de Alternativas Alimentares, Terapias Complementares, Homeopatia e Acupuntura Estratégias de Implantação Sensibilização Regulamentação Elaboração de Normas e Diretrizes Realização de Diagnóstico Situacional das Ações Planejamento das Ações Programação das Atividades

PROACHA - Terapias Complementares FITOTERAPIA Fase Um Parceria da SES/PB – EMATER – SEBRAE – UFPB – IBAMA – SAIA Implantação Sensibilização / Divulgação Eventos com Gestores Participação no “Vivendo Saúde e Cidadania na Feira” Treinamento de 12 Farmacêuticos Aquisição de Fitoterápicos - 14 itens Atenção Básica (UFPB / NEPHF e Farmácia Escola)

PROACHA - Terapias Complementares FITOTERAPIA - Criação dos canteiros/cultivo de plantas medicinais - Adoção da Farmácia Viva na dieta dos pacientes (preparações caseiras e dieta hospitalar) - Sensibilização e capacitação de profissionais do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira - Implementação da Oficina de Manipulação de Fitoterápicos - Aquisições de equipamentos, vidraria e insumos - Terapia Ocupacional para pacientes nas diversas fases da fitoterapia: cultivo, manipulação

PROACHA - Terapias Complementares FITOTERAPIA Fase Dois - Projeto Fomento / REFORSUS Utilização da Fitoterapia na prática assistencial dos serviços de saúde Utilizada como estratégia para incrementar a participação popular nos serviços de saúde Projeto constituiu-se em uma iniciativa de expandir a utilização da Fitoterapia na atenção à saúde, visando facilitar o acesso da população à assistência farmacêutica.

PROACHA - Terapias Complementares FITOTERAPIA Operacionalização Divulgação Eventos da Saúde Produção de Folder / Cartilha / Banner Estruturação de capacitação com objetivo direcionado à Atenção Básica Manipulação de Fitoterápico pela SES/PB (Tintura de Alho e Xarope de Saião)

PROACHA - Terapias Complementares FITOTERAPIA Estruturação do Laboratório Estadual de Produção de Fitoterápicos Treinamento em Fitoterapia – PSF Matéria Prima Farmacêutico

Oh! Doce e excelsa natureza, deixa-me seguir tuas pegadas!...” OBRIGADA “Há um grande tesouro de bençãos escondidos nas plantas e ocultos nas pedras. Oh! Doce e excelsa natureza, deixa-me seguir tuas pegadas!...” Conde de Stolberg / 1775 www.saude.pb.gov.br E-mail: cafpb@saude.pb.gov.br usp@saude.pb.gov.br Rosinéa Lins de Araújo Carneiro Marta Rejane Montenegro Batista