PROJETOS DE MOBILIDADE PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO Julio Lopes SECRETÁRIO DE TRANSPORTES GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Agosto 2013.

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Transcrição da apresentação:

PROJETOS DE MOBILIDADE PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO Julio Lopes SECRETÁRIO DE TRANSPORTES GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Agosto 2013

ESTRATÉGIA INICIAL Nossas Metas Copa das Confederações 2013 Copa do Mundo 2014 Olimpíadas Rio 2016 FOCO NOS CORREDORES ESTRUTURAIS RESTRIÇÃO SELETIVA AO TRANSPORTE INDIVIDUAL FOCO NO CIDADÃO (QUALIDADE, EFICIÊNCIA, CONVENIÊNCIA)

GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS Copa do Mundo 2014 Olimpíadas de 2016 Requalificação do sistema de trens e metrô para as Olimpíadas 2016 Nota 6 no quesito Transporte

MELHORIA NA GESTÃO DO SISTEMA Modernos Centros de Controle Operacional Metrô – Supervia - Barcas Mesmos Recursos Otimização Visão Sistêmica

Variação 2007-2012 TRANSPORTE DE PASSAGEIROS Todos os modais 2007 – 263.772.737 passageiros Todos os modais 2012 – 358.79854 passageiros Percentual de crescimento – 2007 a 2012 Metrô 36.174.937 80,58 % Trem 24.793.704 82,73 % Barcas 6.033.143 79,14 % Ônibus* 172.300.000 41,00 % * Estimativa 2012 (Rio + Região Metropolitana) Fonte: Agetransp (metrô, trens e barcas); Fetranspor/Detro (ônibus)

RENEGOCIAÇÃO DOS CONTRATOS Contrapartidas e Investimentos Metrô – R$ 1,2 Bi Supervia – R$ 1,2 Bi Barcas – R$ 400 Mi R$ 15 Bilhões em investimentos em Transportes no Estado do Rio de Janeiro

RENEGOCIAÇÃO DOS CONTRATOS Metrô – Linhas 1 e 2 Construção das estações Cidade Nova e Uruguai Construção da linha 1-A (Pavuna-Botafogo) Acessibilidade

RENEGOCIAÇÃO DOS CONTRATOS Metrô – Linhas 1 e 2 Compra de 19 composições (114 carros)

AUMENTO NA OFERTA DE TRANPORTES Supervia Compra de 120 trens Reforma de 91 trens

AUMENTO NA OFERTA DE TRANPORTES Trens Reforma de 99 Estações Estação Maracanã Integração trem e metrô

AUMENTO NA OFERTA DE TRANPORTES Barcas Reforma das Estações Praça XV e Araribóia Construção de novos Atracadouros Compra de 09 novas embarcações

AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE METRÔ Metrô – Linha 4 Ligação Barra da Tijuca - Zona Sul 16 km – 06 estações 300 mil passageiros/dia Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e N. S. Paz

AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE METRÔ Metrô – Linha 3 Conexão das cidades de Niterói e São Gonçalo 24 km – Seis estações 350 mil passageiros/dia Estações: Araribóia, Barreto, Vila Laje, Alcântara, Zé Garoto e Guaxindiba

INTEGRAÇÃO COM OUTROS MODAIS Construção de quatro sistemas de BRTs (Bus Rapid Transit) na Cidade do Rio de Janeiro TransCarioca TransOeste TransOlímpico TransBrasil

NOVOS COMBUSTÍVEIS E TECNOLOGIAS Biodiesel; Biodiesel + Etanol; Biodiesel + GNV; GNV + Diesel; Motores híbridos Diesel/Elétrico HÍBRIDO BIODIESEL GNV + DIESEL

NOVOS COMBUSTÍVEIS E TECNOLOGIAS Negociações iniciadas com a Coppe/UFRJ Parceria entre Setrans, Coppe/UFRJ, SMTR, Energiah, Fetranspor e Petrobras para desenvolver: Ônibus 100% elétrico - carregável diretamente da rede elétrica Ônibus híbrido elétrico-hidrogênio - tração elétrica e pilha a combustível alimentada com hidrogênio (pronto) Ônibus híbrido elétrico-álcool - tração elétrica e grupo motor-gerador a álcool – fase de desenvolvimento.

TREM DE ALTA VELOCIDADE Demanda: 32 milhões de passageiros/ano Extensão: 518 km Velocidade: 280 km/h Percurso: 80 minutos Estação Terminal no RJ na Leopoldina - Estação Barão de Mauá

TREM DE ALTA VELOCIDADE Opção estratégica pela ligação triangular RJ / SP / MG Custo obras civis: R$ 99 bi (1.577 km) RJ BH SP CONFIGURAÇÃO ORIGINAL BH RJ SP Custo obras civis: R$ 55 bi (879 km) Resende / Barra Mansa CONFIGURAÇÃO PROPOSTA A partir de estudos em parceria com a ANTT e o BNDES para definição de traçado e paradas, a Setrans propõe: Que o Centro de Manutenção Pesada seja implantado no sul do RJ; Que o IME abrigue o Centro Tecnológico de Alta Velocidade.

BONDES DE SANTA TERESA Modernização completa do Sistema de Bondes de Santa Teresa Aquisição de novos Bondes Recuperação da Via Permanente Modelagem para concessão ou transferência ao Município do Rio

VISÃO ESTRATÉGICA DOS TRANSPORTES PDTU 2013 Revisão do Plano Diretor de Transportes Urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro Região Metropolitana 20 municípios 12 milhões de habitantes

OUSADIA E INOVAÇÃO Teleférico do Alemão Mais de 5 milhões de passageiros transportados desde julho/2011 12 mil passageiros/dia O sistema conecta o alto do morro à estação de trens de Bonsucesso, com 3,5 km e seis estações.

OUSADIA E INOVAÇÃO Elevador Rubem Braga Liga a Estação Cantagalo do Metrô ao alto do Morro 10 mil pessoas beneficiadas

OUSADIA E INOVAÇÃO Rio Estado da Bicicleta Estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte complementar e alternativo

RIO ETADO DA BICICLETA Bicicletários implantados Estação das Barcas Praça XV - Centro 40 vagas Complexo Rubem Braga - Ipanema 24 vagas Comunidade Pavão-Pavãozinho - Ipanema 10 vagas Teatro Gláucio Gill - Copacabana 14 vagas Sec. de Transportes RJ - Copacabana Casa de Cultura Laura Alvim - Ipanema 22 vagas Parque Lage - Jardim Botânico 30 vagas Estação Supervia - Realengo 450 vagas Estação Supervia - Bangu Estação Supervia - Santa Cruz 500 vagas Estação das Barcas - Niterói 88 vagas Estação das Barcas - Charitas 100 vagas Terminal Rodoviário de Maricá 20 vagas Estação Supervia Eng. Pedreira/Japeri 900 vagas Estação Supervia - Japeri 1.000 vagas Estação Supervia - Lages/Paracambi 140 vagas Estação Supervia Saracuruna - D. Caxias 700 vagas Total na Região Metropolitana RJ 4.502 vagas Bicicletários implantados

JUSTIÇA SOCIAL - BILHETE ÚNICO Primeiro sistema de Bilhete Único implantado em Região Metropolitana do País; Abrange 20 municípios da RMRJ; Redução de 74 para 12 tarifas de ônibus na RMRJ; Primeiro sistema, no mundo, que vincula o subsídio ao CPF do usuário.

JUSTIÇA SOCIAL - BILHETE ÚNICO 1,2 bilhão de viagens realizadas 2,29 milhões de usuários cadastrados 329,4 mil usuários /dia (média) 915,3 mil viagens/dia (média) Subsídio médio usuário/dia = R$ 2,98 Subsídio total = R$ 1,3 bilhão Fev/2010 a ago/2013 (Fonte: Coord. B.U. – 06/09/2013)

JUSTIÇA SOCIAL – VALE SOCIAL JAN 2007 25 mil processos em atraso; Sistema de cadastramento precário; Dificuldade extrema para obter o benefício; Nenhum convênio com municípios. HOJE 117,3 mil beneficiários ativos; Rigoroso controle da concessão (por CPF); Critérios médicos previstos na legislação; Conforto, comodidade e agilidade para os usuários; Convênios com 21 municípios (Duque de Caxias, Japeri, São Gonçalo, Itaboraí, Vassouras, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Magé, Trajano de Moraes, Belford Roxo, Nilópolis, Maricá, Mesquita, Três Rios, Saquarema, Seropédica, Arraial do Cabo, Paty do Alferes, Laje do Muriaé, Iguaba Grande e Niterói.). Fonte: Coord. Vale Social – Set 2013

Obrigado! CONTATOS juliolopes@transportes.rj.gov.br 55 21 2333-9100