Acção de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo

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Transcrição da apresentação:

Acção de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo Formando: Joaquim Lizardo Formadora: Fernanda Matias

Percursos Curriculares Alternativos PROJECTO “Electrificação dos candeeiros do pátio da Escola” (armações nos candeeiros) 6º F Percursos Curriculares Alternativos

Caracterização da Turma 12 alunos (início do ano lectivo) 8 alunos (final do ano lectivo) 6 alunos assíduos

Idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos Retenções repetidas no 1º e 2º Ciclos Forte desmotivação face à Escola Elevada falta de assiduidade Baixa auto-estima

Actividade desenvolvida numa aula de 90 minutos Finalidade: Introduzir o conceito – Perímetro do Círculo Relacionar o Diâmetro do Círculo com o seu Perímetro

Objectivos: Recolher e interpretar dados; Desenvolver a competência para a resolução de problemas; Efectuar medições rigorosas; Relacionar o perímetro com o diâmetro “in situ”; Tirar conclusões de experiências relacionadas com a vida real.

Material utilizado (para simular a electrificação) Fita métrica; Calculadora; Rolo de corda; Cabo de exterior com 3 fios de 2,5mm de secção; Giz; Bloco de notas; Caixa de derivação (cartolina); Ficha de trabalho.

Descrição da actividade 1º - Colocação da caixa de derivação (sala 17); 2º - Colocação do cabo condutor, desde a sala de aula até aos dois candeeiros situados no exterior; 3º - Utilização do rolo de corda e da fita métrica para descobrir o comprimento do cabo a utilizar;

Dois alunos fizeram as medições necessárias.

O aluno regista os dados no bloco de notas.

Registo e análise dos dados obtidos

Questões colocadas aos alunos:  Encontrar o valor correspondente aos metros de cabo eléctrico necessários para electrificar os dois candeeiros do pátio.  Calcular o custo do cabo, sabendo que cada metro custa 2,45 €.

Um aluno coloca uma dúvida: -“Então, como é Um aluno coloca uma dúvida: -“Então, como é? O Fábio diz que o diâmetro do candeeiro são quase 10 cm e o meu dá- -me quase 15 cm.”

Depois de esclarecidas todas as dúvidas, os alunos efectuaram os cálculos, para encontrar os metros de arame necessários para as armações dos candeeiros. Imaginação: ← Novo suporte para a calculadora

Custo do Projecto: Análise e discussão dos resultados obtidos

Perante o método baseado na resolução de problemas, os alunos: ► foram estimulados na abordagem de novas situações; ► encontraram respostas para questões mais complexas; ► elaboraram estratégias de pensamento; ► desenvolveram espírito crítico face a novas situações.

Tenho plena consciência de que nem tudo foi perfeito mas, em questão de pedagogia nada é imutável, tudo se questiona e reformula. Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Básica 2, 3 Pedro Nunes 6 de Julho de 2007