Formação e uso do solo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

SOLOS E SUA CONSERVAÇÃO Arilson C. Silva
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
PEDOLOGIA.
Os solos e a agricultura
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Agentes externos 6º Ano.
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. Pedologia – ramo da geografia.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
RESULTADOS E DISCUSSÃO
AGENTES DO RELEVO.
Agricultura Prof. Cisso.
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE SOLOS
Adubação Verde Conservação e Manejo do Solo e da Água
Estrutura geológica Brasil
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
MODELANDO O RELEVO TERRESTRE.
Potássio no solo.
Ciências Naturais – 8.º ano
CLIMA e CLIMAS Fatores climáticos Elementos do clima Tipos de clima
Ciências Naturais – 8.º ano
Nascentes Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou de cursos d’água.
IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE
Ecossistemas brasileiros
Hidrografia GG.06- p.36.
Formação vegetal 6º Ano.
Agropecuária II GG.18 pag.7.
Clima 6º Ano.
Problemas Ambientais Urbanos
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
A VIDA NO SOLO Página 111.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Manejo de Solos Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
FLG 0608 – Introdução ao estudo dos solos
Legislação e Diretrizes para Projetos na Construção Civil Aspectos sociológicos do Plano Diretor Profª. Débora Siqueira.
As Paisagens do continente americano
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos
SOLOS Pedologia – ramo da geografia que estuda os solos
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Trabalhos marcantes sobre o comportamento dos solos já foram desenvolvidos em séculos passados, como os clássicos de Coulomb, 1773, Rankine, 1856 e Darcy,
Grupo: Luisa, Mafe Bergamo,Mafe França Trabalho de Geografia – 2 ano Colegio Palavra Viva.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.
A importância do solo na provisão
Enchentes e Deslizamentos de Terra
As rochas, o solo e os seres vivos
e suas características
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Proteção de nascentes e águas subterrâneas
Estrutura Geológica, Relevo e Solos
Agentes externos 6º Ano.
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
DEGRADAÇÃO DOS SOLOS.
Composição do Solo.
Separação dos Escoamentos Precipitação Efetiva Coeficiente de Escoamento Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista Universidade Federal de Campina Grande.
ENTENDER o sistema como um todo: –“o manejo da cultura realizado em uma safra se reflete comportamento da cultura nas safras seguintes” Reciclagem de.
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

Formação e uso do solo

Localização geográfica Formação do solo Relevo Vegetação Tempo Pedogênese Clima; Relevo; Vegetação; Tempo Clima: Decomposição Desagregação: Formado por minerais Localização geográfica Fragmentação em pedaços menores Umidade Transformação na sua composição química Fragmentação Pedaços relativamente grandes Oriundos do desgaste de rochas Forças exógenas Grãos de areais

Formação do solo

IMPACTOS AMBIENTAIS Lixiviação Erosão; Lixiviação; Desertificação; Salinização Arenização Erosão; Lixiviação; Desertificação; Arenização; Salinização; Erosão Transporte da parte solúvel do solo, seja no sentido horizontal ou vertical, isto é, para as camadas inferiores. Afeta, principalmente, a disponibilidade de nutrientes nos horizontes O e A, fundamentais para a agricultura É resultado da perda de umidade em uma grande área, o que se deve a mudanças climáticas, por sua vez, de origem local ou global É o acúmulo, no solo, de sais minerais acima do limite desejável, o que se deve à irrigação intensiva em áreas muito secas Muitas vezes confundida com a desertificação, na realidade limita-se à perda de matéria orgânica e dos grãos minerais menores, fazendo com que áreas de diferentes tamanhos se tornem bancos de areia Perda de solo, ou seja, transporte de variações de porções de solo para áreas mais baixas. Geralmente é causada pela chuva e pela enxurrada, mas também há a erosão eólica.

Manejo sustentável do solo Rotação de culturas Adubação verde Terraceamento e curvas de nível Planto direto; Terraceamento e curvas de nível; Rotação de culturas; Adubação verde; Plantio direto Quando, após a colheita de cereais, deixa-se a palha que resta destas plantas para proteger o solo da chuva e do sol intenso. O próximo plantio é realizado diretamente sobre a palha. Quando se varia o tipo de cultivo realizado em um solo, de modo que não esgote alguns nutrientes específicos, uma vez que diferentes cultivos apresentam também diferentes relações com o solo. Uso de plantas que tem a capacidade de recuperar nutrientes do solo, principalmente o nitrogênio e o carbono

As áreas de florestas tropicais são as que se localizam nas menores latitudes, ou seja, nas proximidades da Lina do Equador. Como pode-se observar no gráfico, em tais áreas o solo é mais profundo, o que se deve ao calor e à umidade, que contribuem para a decomposição do solo e sua transformação em rocha.

A infiltração é a penetração da água no solo em direção às camadas inferiores. O interessante deste processo é que ele contribui com a expansão do solo para baixo, devido ao aumento da intemperização da rocha. O escoamento superficial, por sua vez, é o transporte de água sobre a superfície do solo, sem penetrá-lo, o que contribui com a erosão.

O horizonte C tem características muito próximas das da rocha original que gerou o solo em questão, sendo normalmente composto por pedaços dessa mesma rocha

B) O plantio em curvas de nível altimétrico é uma técnica de conservação de solos, dificultando a erosão pela diminuição da velocidade de escoamento da água, ajudando na retenção do solo. A) A lixiviação pode ser descrita como um processo de “lavagem” horizontal e vertical do solo pelas águas correntes, em que as ‘camadas de solo são carregadas e depositas em corpos hídricos. A laterização é a formação de crosta ferruginosa ou canga laterítica a partir de hidratação e oxidação de elementos minerais, com formação de hidróxido de ferro, resultando em uma camada endurecida na superfície do solo

A cobertura vegetal protege o solo da erosão porque não permite que a água percorra a sua superfície com grande velocidade, que poderia acarretar o transporte de sedimentos das áreas de encosta Com o desmatamento, este processo pode acontecer e causar grandes danos ao solo do local

Erro da primeira: a agroecologia é, justamente, um conjunto de técnicas que visa, entre outras coisas, a preservação do solo