Ações do Ministério Público de Santa Catarina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Advertisements

Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
CAOP-Consumidor (MPPE)
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Educação Permanente em Saúde :
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Vamos usá-lo ou Trabalhar mais?
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Estatuto da Criança e do Adolescente
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Instruções para preenchimento do Plano de Providência.
POR UMA REDE DE PROTEÇÃO EM CASCAVEL
AÇÃO EM REDE NO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI.
OS DESAFIOS DO PODER PÚBLICO NO CUMPRIMENTO DOS PRECEITOS LEGAIS
Histórico/ Evolução da EaD
Modelo anterior de atendimento
CENTRAL DE PROJETOS PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. A Central de Projetos é um sistema que tem como objetivo o apoio ao Governo do Estado de Minas Gerais,
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Ajude a realizar sonhos!
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Enfermagem em Trauma e Emergência
Escritório de Projetos
FESPSP - Pós Gestão Pública. Equipe :Adriana de Matos Carolina Nóbrega Lília Ramadan V.
CIJ – Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Associação Brasileira
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA PONTA TUTORES : CLARA ALVINO E RAFAEL HERDY Belém-Pará 13 e 14/12/12.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
O papel pedagógico do órgão gestor
O QUE É? - É um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos Direitos Fundamentais preconizados no Estatuto.
III FÓRUM UNDIME REGIÃO SUL XXVII FÓRUM DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL P ORTO A LEGRE, 12 DE ABRIL DE 2016.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Transcrição da apresentação:

Ações do Ministério Público de Santa Catarina 1

O FLUXO BÁSICO DA REDE DE COPRODUÇÃO APOIA APOIA 2

Mudanças no Novo APOIA Sistema informatizado que substituirá as fichas de papel até então utilizadas Ampliação da abrangência do Programa para estudantes de 4 a 17 anos Assinatura de novo Termo de Cooperação em consonância com as mudanças oriundas dessa informatização Criação do Fórum Estadual Permanente Criação do Grupo de Trabalho dedicado ao aprimoramento do rendimento escolar

Vantagens do Sistema APOIA online O sistema é essencial porque poderá fornecer dados confiáveis, bem como será possível  por meio dele facilitar o fluxo de informações, já que os formulários físicos até então utilizados se encontram defasados, vez que não acompanharam as inovações tecnológicas, desestimulando assim a utilização do Programa.  Mostrará ainda por meio desses dados extraídos do Sistema APOIA online a transformação social propiciada pelo Programa

Relatórios consolidados e estatísticos O sistema deve permitir números consolidados de APOIAs pelos seguintes filtros: • Número de APOIAs por localização, status, justificativa e período. • Porcentagem de APOIAs com sucesso por período e local (indicador do PE) • Relatório por prazo (tempo de atraso, status, etc.).

Vantagens do Sistema APOIA online Objetivo: ser uma ferramenta de coleta e processamento de dados visando: Aumentar a eficiência do processo Aumentar a confiabilidade dos dados Fornecer informações de gestão para apoiar a tomada de decisão sobre a execução de ações que maximizem o alcance dos objetivos do Programa.

Vantagens do Sistema APOIA online Medidas adotadas poderão ser verificadas: Medidas possíveis de serem adotadas pela escola: a) Orientação, apoio e acompanhamento do estudante pela própria escola b) Orientação da família pela própria escola c) Outros. Quais? (Preencher o campo “Observações”

Vantagens do Sistema APOIA online Medidas possíveis de serem adotadas pelo Conselho Tutelar: a) Advertência aos pais e orientação da família pelo próprio Conselho Tutelar b) Orientação, apoio e acompanhamento do estudante pelo próprio Conselho Tutelar c) Encaminhamento do estudante ao CRAS d) Encaminhamento do estudante ao CREAS e) Encaminhamento do estudante ao CAPs f) Encaminhamento da família ao CRAS g) Encaminhamento da família ao CREAS h) Encaminhamento da família ao CAPs i) Encaminhamento do estudante para outro tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico j) Encaminhamento de membro da família para outro tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico k) Encaminhamento da família a cursos ou programas de orientação

Vantagens do Sistema APOIA online Medidas possíveis de serem adotadas pelo Ministério Público: a) Advertência aos pais b) Orientação, apoio e acompanhamento do estudante pelo próprio Ministério Público c) Encaminhamento do estudante ao CRAS d) Encaminhamento do estudante ao CREAS e) Encaminhamento do estudante ao CAPs f) Encaminhamento da família ao CRAS g) Encaminhamento da família ao CREAS h) Encaminhamento da família ao CAPs i) Encaminhamento do estudante para outro tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico j) Encaminhamento de membro da família para outro tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico k) Encaminhamento da família a cursos ou programas de orientação l) Oferecimento de denuncia pelo crime de abandono intelectual (art. 246, Código Penal) m) Oferecimento de representação pela prática da infração administrativa de descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar (art. 249, Estatuto da Criança e do Adolescente).

Vantagens do Sistema APOIA online Causas da Evasão Escolar no Estado de Santa Catarina: Dificuldades de aprendizagem Desistência em razão de trabalho Envolvimento com drogas Falta de transporte Resistência do aluno Problemas de saúde Relacionamento com estudantes Relacionamento com professores Problemas familiares Distorção idade-série Carência de material Gravidez na adolescência Casamento ou união estável

Processo Principal

Informações Gerenciais sobre APOIAs Filtros: • Número do APOIA • Nome do aluno/Matricula • Status • Local (escola, município, comarca e estadual) • Período • Medidas • Justificativas

Exemplos Relatório sobre os motivos principais de evasão escolar por região num determinado período Relatório identificando em quais instâncias os APOIAs são mais frequentemente resolvidos Relatórios sobre progresso da redução da evasão escolar por região do Estado.

Implantação Primeira etapa: Projeto Piloto (outubro/2013) Escola Estadual Henrique Stodieck - Florianópolis Escola Estadual Padre da Ré - Criciúma Escola Estadual Jorge Augusto Neves Viana - Lages Escola Estadual Válter Fontana - Concórdia

Implantação Segunda etapa (até maio 2014): implantação nas outras escolas estaduais, municipais, federais e particulares Implantação por meio de capacitações e webconferência com o apoio da Secretaria da Educação e colaboração dos Conselhos Tutelares para capacitação dos colaboradores Confecção e distribuição de cartilhas Vídeos de capacitação dos parceiros Veiculação de propaganda do APOIA em redes de rádio e televisão

Implantação Terceira etapa (março e abril de 2014): implantação nas escolas municipais, federais e particulares por meio de capacitações a serem realizadas em parceria com a Secretaria de Estado e Educação, em 10 polos do Estado e após a conclusão dessa capacitação pretende-se realizar uma webconferência para capacitar os gestores das escolas estaduais

Link do Vídeo do APOIA http://www.youtube.com/watch?v=rrJyTi_Vt_Y &feature=youtu.be

OBRIGADO PELA ATENÇÃO Dúvidas ????