A poesia brasileira contemporânea

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA LITERATURA
Advertisements

POESIA MARGINAL Material: Estudo de textos Autora Cláudia Regina Silveira ANTOLOGIA : Ana Cristina César, Cacaso, Chacal, Francisco Alvim, Paulo Leminski.
O romantismo I – Contexto Histórico.
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
Nome: Tatiele n 22 Professora: Liani
ARTE CONCEITUAL A Arte Conceitual, define-se como o movimento artístico moderno ou contemporâneo que defende a superioridade das ideias veiculadas pela.
SOPHIA DE MELLO BREYNER
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Prof.Orientador: Profª Drª.Lílian Lisboa Miranda
Elisabeth Scaramussa Correia
Rio de Janeiro.
DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I
Oswald de Andrade.
ONDJAKI.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
MODERNISMO.
Diálogo entre dois mundos perceptivos
Reflete a modernidade: - Industrialização acelerada - Vida urbana
O diálogo em textos narrativos
Arte e representação.
OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da.
INDÚSTRIA CULTURAL.
António Torrado 1.
Dissertação Redação.
O Brasil que se vê Suzana Lopes Salgado Ribeiro. Textos Informativos: – Cinema – história do cinema Conjunto de títulos que merecem ser vistos Contexto.
Geração de 1945.
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
CRôNICA.
Professora: Aíla Rodrigues
Crônica Um gênero do cotidiano.
Ari Barroso.
Arte e representação.
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
Usos dos tempos verbais
A importância do ato de Ler
Conotação de Denotação
Luana Mattos e Beatriz– 9M1
Ritmos poemaspoemas. Cada época tem seu ritmo A própria origem da palavra arte implica uma atividade transformadora realizada pelo homem. Esta atividade,
O fazer literário Prosa e poesia.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Tenho a nítida impressão de que quando o aniversário da gente Se aproxima vamos ficando mais saudosistas, talvez seja uma Estratégia cerebral para nos.
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
Cidades Inventadas Ferreira Gullar Aos trancos e barrancos
Antologia Poética do Romantismo
Robert Chartier. Inventários por morte/ catálogos de venda das bibliotecas; A descoberta de uma quantidade razoável entre artesãos e comerciantes;
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Ruptura e Inovação Na Literatura
Crônica.
“OS NOSSOS TRISTES ASSUNTOS”
Crônica Professora Raysa.
METAPOESIA É a poesia em sua essência, o conhecimento do fazer poético e de suas intrincadas engrenagens, a poesia que fala da poesia, a poesia que descreve.
Vanguardas E tendências contemporâneas
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O universo do cinema mudo no teatro
RAP POESIA MUSICADA.
2ª geração - Casimiro de Abreu
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
Hídrias Dora Ferreira da Silva.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
TRABALHO COLABORATIVO
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
PARNASIANISMO LITERATURA.
PLANO DE AULA Série: 2ª série do ensino médio TEMA: Poesia.
Transcrição da apresentação:

A poesia brasileira contemporânea

A poesia dos anos 1970 Com a promulgação do AI 5, em 1968, a produção cultural do país entrou em recesso por tempo indeterminado. A poesia marginal foi uma forma de resistência ao autoritarismo. Diferentemente da prosa de ficção do mesmo período, a poesia marginal não era memorialista. Assim, ocupava-se dos temas do cotidiano, privilegiando o corriqueiro, o trivial, o que não parece ser digno de ser lembrado e mencionado.

A poesia dos anos 1970 “É uma poesia rápida e rasteira”, como bem afirma Chacal, integrante do movimento poético marginal. O poema marginal passa a ser um espaço de expressão do eu-poético que, por sua vez, era referencial ao próprio autor do texto, como ocorre com as cartas pessoais e diários. O autor oferece ao leitor a chance de se reconhecer no espelho-poema, passando a ser um confidente do eu que fala.

A poesia dos anos 1970 Estabelece-se, desse modo, o diálogo direto com o leitor, geralmente em tom informal, íntimo como a fala dos diários e das confidências. Aos poemas são incorporadas as referências à mídia. Elementos que são do conhecimento do leitor, a saber, programas de rádio, novelas e artistas da televisão, manchete de jornais populares, personagens de gibis, canções, compositores de sucesso, etc.

A poesia dos anos 1970 A poesia dos anos 1970 lembra bastante a de 1922, haja vista que é curta, irônica e também desbocada. Os poemas desse período são marcados também por: brincar com a poesia canônica, flertar com alguns elementos do Concretismo, misturar prosa e verso e trabalhar bastante com elementos intertextuais.

A poesia dos anos 1970 Na década de 1970, a poesia feminina ganha força através de Adélia Prado, Ana Cristina César, dentre outras. No final da década de 70, alguns poetas, antes marginais, passam a fazer uma poesia mais reflexiva (chamada de poesia de descarte, segundo Flora Sussekind) sobre temas mais sérios, tais como: a vida, o mundo, as questões ecológicas, etc. Ficaram com um pé na filosofia e outro na literatura.

A poesia dos nos 1970 Poema Sujo, de Ferreira Gullar, foi uma das obras mais importantes do período, haja vista que mesclou memórias de infância e questionamento político num texto altamente elaborado, mas de expressão natural.

A poesia contemporânea A poesia tem refletido as revoluções e crises que marcaram a segunda metade do século XX. Poesia de subjetividades marcadas e identificável quanto ao gênero, à sexualidade e à etnia. A linguagem passa longe do formalismo, incorporando gírias e vocabulários chulos da geração 70. Versos curtos, em grande parte das obras. Uso do pastiche.

Poemas “Papo de Índio”, de Chacal. Veiu uns ômi di saia preta cheiu di caixinha e pó branco qui eles disserum qui chamava açucri aí eles falarum e nós fechamu a cara depois eles arrepitirum e nós fechamu o corpo aí eles insistirum e nós comemu eles.

Poemas “Prezado Cidadão”, de Chacal. Colabore com a Lei Colabore com a Light mantenha luz própria. “Rápido e Rasteiro”, de Chacal. Vai ter uma festa que eu vou dançar até o sapato pedir pra parar. aí eu paro tiro o sapato e danço o resto da vida.