Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Advertisements

Projeto de Produto.
A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo
Serviço Social da Indústria - SESI
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
CICLO DE VIDA.
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
O papel estratégico do e-commerce
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
Quantitativa e Qualitativa Marketing/Produto/Serviço
O Boticário Novos Modelos de Empresas Aline Urlass Marcelo Estevez
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Marketing Internacional
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
Porque escolher a BESMAC?. O nosso expertise é criar e implementar com sucesso negócios na América do Sul, nomeadamente Brasil eColombia.
E-Business a Nova Economia
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
A VALORAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL DA EMPRESA NA AVALIAÇÃO DE PROJETOS PELO BNDES 64º Congresso da ABM Belo Horizonte 16/07/2009 João Carlos Ferraz.
Fundação de Pesquisa de Ferrovias CENTRO DE INTELIGÊNCIA DE FERROVIAS TECNOLOGIAS FERROVIÁRIAS Inovações Tecnológicas.
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Projeto Integrado de Negócios Monitoramento de mídias sociais
UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO Departamento de Economia, Sociologia e Gestão LICENCIATURA EM GESTÃO Inovação e Gestão da Mudança Discentes:
Planejamento Sadia Aluno: Antônio Nogueira Turma: 1 PP M.
Ciclo de vida do Produto
Start Ups Digitais Seminário Empreendedorismo e Inovação – 9 de Maio de 2014 Diogo Mercês de Mello – Managing Partner Performance Sales e L4S.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Ciclo de Vida do Produto e Promoção
AGÊNCIA TOP 3 EM COMUNICAÇÃO 470 PESSOAS ATUANDO NO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E BRASÍLIA AFILIADAS NAS PRINCIPAIS CAPITAIS ALIANÇA INTERNACIONAL COM A.
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia António José Marques Monteiro Prof. Carlos Filipe Gomes Bispo (Orientador) Prof. Francisco Pinheiro Veloso.
© Churchill&Peter Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio.
CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Iniciando na logística empresarial
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Novas tecnologias Introdução.. Novas tecnologias. O que é Inovação tecnológica? É a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou.
COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: EAPN Portugal no distrito de Vila Real Docentes: Artur Cristóvão e José Portela Discentes:
A Propaganda e Suas Características
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Economia e Gestão Prof. MSc. João Claudio T. Arroyo
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Marketing Carlos Freire.
Dar a conhecer novos talentos portugueses na área da pintura Transpor para peças decorativas obras de arte Permitir que o publico tenha acesso a obras.
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Biblioteconomia e Ciência da Informação Gestão de Processos para Geração de Produtos e Serviços de Informação Biblioteconomia e Ciência da Informação Gestão.
SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DE NÉGÓCIOS I PROFº ABIDERMAN COMPONENTES: ANTONIO FREITAS DARLAN ROCHA ARIANE LIMA FILIPE CRESPO DAYSE ASSIS GEIDSON COSTA.
Diferentes Visões da Concorrência
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 2012/2013 LABORATÓRIO DE GESTÃO DE PROJECTO Cliente TLANTIC Tlantic PromGame Mobile.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 2012/2013 LABORATÓRIO DE GESTÃO DE PROJECTO Cliente TLANTIC Tlantic PromGame Mobile.
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia - PROETA Banco Interamericano de.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Produto e desenvolvimento de novo produto
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Transcrição da apresentação:

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: Empresa Queijo Saloio Ana Rita Porto I Cristina Coimbra I Américo Guedes I Joana Ferreira I Nelson Aires

“A Excelência e o rigor do saber e do sabor”   (Guedes, Clara Moura 2010)

Síntese dos temas a abordar A origem e a evolução da empresa; Produtos da empresa Queijo Saloio; Concorrentes Nacionais/Internacionais; A difusão dos produtos; Prémios e Distinções; A importância social; A notícia origem do EC; Inovação A importância da Inovação na Saloio O ciclo de Inovação I&D na Empresa Saloio Trechos da entrevista com a Saloio

A origem e a Evolução da Saloio: Fundação em 1968 na região saloia; Começou por ser uma pequena exploração agrícola; Conceitos: Inovação e Tradição; Evolução no mercado nacional e internacional.

Apenas os Queijos mais vendidos pela Empresa Queijo Saloio: Produtos da Empresa: Apenas os Queijos mais vendidos pela Empresa Queijo Saloio:

Concorrentes Nacionais: Concorrentes Directos: Queijo Serra Dourada Queijo Paiva

Concorrentes Indirectos: Queijo Agros Queijo Alavão Queijo Castelinhos Queijo Castelões Queijo Gresso Queijo Limiano Queijo Loreto Queijo Mimosa Queijo Pastor Queijo Primor Queijo Terra Nostra

Concorrentes Internacionais: Queijos Italianos:

Queijos Franceses:

A difusão dos produtos: Intensas campanhas publicitárias: Jornais; Revistas; Rádio; Televisão; Rede Social, o Facebook; Youtube.

Prémios e Distinções: “World Cheese Awards” (2007) ao Queijo Sítio de Perdiz; “Melhos Queijo 2009” aos Queijos Palhais Rústico e Sítio de Perdiz; “Melhor Queijo 2011” ao Queijo Palhais Rústico e Três Igrejas .

Importância Social: Qualidade; Ambiente.

N O T Í C I A O R I G E M

INOVAÇÃO Inovação, novo produto Identificar oportunidades Contributo para o mercado e para o cliente Inovação, novo produto I&D interna, vários anos Inovação incremental Novos mercados e clientes antigos

Importância da Inovação Importância da inovação na empresa Saloio Inovação é motor estratégico Atitude mais inovadora Novos produtos todos os anos 3 “is” da inovação: Inspiração, Integração e Implementação

O Ciclo de Inovação Articulação com o Ciclo de Vida do Produto Inovação incremental na fase de maturidade Evitar / adiar o declínio e prolongar a rentabilidade

I&D na Empresa Saloio Competitividade – novos produtos Inovação contínua – evitar o declínio Criatividade – organização, clientes, fornecedores, parceiros de investigação “A inovação é o resultado de um processo interativo de transferência de conhecimento e tecnologia construída por uma rede de agentes” (Carla Susana Marques – Diapositivos de apoio a aulas 2012).

“A inovação é um dos vetores estratégicos da Saloio, sendo o motor de crescimento da marca, servindo de alavanca impulsionadora para nos destacarmos da concorrência e conquistar novos mercados. É através do acompanhamento próximo das tendências de consumo que se desenvolve todo o processo de investigação e desenvolvimento, com o intuito de colocar no mercado novas propostas de valor acrescentado para os consumidores e clientes.”

“A Gestão de desenvolvimento de um novo produto é realizada pelo Departamento de I&D da Saloio. Em termos gerais é seguido o ciclo de inovação de um produto, em que numa 1.ª fase há uma deteção das oportunidades, seguida da geração de ideias, desenvolvimento das ideias selecionadas, realização de testes (Ensaios à Escala Piloto, Ensaios à Escala Semi-Industrial e por fim Ensaios à Escala Industrial), introdução do produto no mercado. Estes projetos são todos acompanhados por equipas multidisciplinares da Saloio que incluem os diversos departamentos: I&D, Marketing; Produção, Qualidade, Embalagem e Vendas.”

Estudo de Caso Queijo Saloio Obrigado.