Mídia e suas publicidades E a relação com tecnologia e desenvolvimento Rafael Morimoto Nosaki Roberto Carlos de Souza Júnior
Sumário Definição Histórico Mídia Relações: Perguntas Referências Informativa Publicitária Social Relações: Tecnologia Consumo Educação Perguntas Referências
Definição Mídia Termo derivado do latim media, que significa “meio” ou “forma” Canais ou ferramentas para armazenamento e transmissão de informação
Histórico Escrita pictográfica Pinturas rupestres Primeira forma de registro histórico
Histórico Escrita ideográfica Utilização de símbolos para representar uma palavra ou conceito abstrato
Histórico Escrita alfabética Utilização de símbolos para representar fonemas
Histórico Impressão 1439 - Johannes Gutenberg – Prensas mecânicas para impressões de texto Disseminação da aprendizagem em massa Livros, jornais
Histórico Comunicação por aparelhos elétricos Internet Rádio Televisão 1896 – Gluglielmo Marconi Televisão 1920 – John L. Baird Internet
Mídia Classificação Informativa Publicitária Social
Mídia Informativa Comunicação com caráter informativo – Imprensa Divulgação e relatos de fatos (notícias) em geral Comunicação unidirecional Necessita de emprego de aparelhos para divulgar e arquivar informações Formadora de opinião
Mídia Informativa
Tipos de Mídia Informativa Custos de Produção - Confiabilidade Internet – Mídias Impressas – TV Imparcialidade - Independência
Mídia Publicitária Publicidade: termo derivado do latim publicus, que significa “tornar público” Divulgação de uma mensagem com uma finalidade comercial, a fim de divulgar algum produto, serviço, marca ou organização a um determinado público-alvo Objetivo de seduzir o público-alvo
Mídia Publicitária Ramo de empresas que mais receberam dinheiro com publicidade em 2011: Televisão - R$ 46.377.453,000,00 - 53% Jornal - 17.252.925.000,00 - 20% Revista - 7.259.055.000,00 - 8% TV por assinatura - 7.466.361.000,00 - 8% Internet - 5.393.712.000,00 - 6% Radio - 3.659.343.000,00 - 4%
Mídia Publicitária Empresas que mais investiram em publicidade em 2011: Casas Bahia - R$ 3.371.015.000,00 Unilever Brasil – R$ 1.930.001.000,00 Ambev – R$ 1.241.776.000,00 Reckitt Benckiser – R$ 1.179.321.000,00 Hyundai Caoa – R$ 1.098.751.000,00 Cervejaria Petrópolis – R$ 1.097.790.000,00 Caixa (GFC) – R$ 1.092.777.000,00
Mídia Publicitária Mais de US$ 1 bilhão (R$ 2 bilhões) foram gastos em publicidade na atual campanha presidencial dos Estados Unidos. Desse total, apenas US$ 700 milhões (R$ 1,4 bilhões) foram investidos em campanhas publicitárias para televisão. De janeiro a junho, União desembolsa média de R$ 24,3 mi por mês contra R$ 12,3 mi dos três anos anteriores O governo federal turbinou seus gastos publicitários nos meses anteriores à disputa presidencial de 2010. A média mensal dos valores pagos entre janeiro e junho de 2010 dobrou, em comparação com a média do mesmo período de 2009, 2008 e 2007. COMERCIAL vs REDAÇÃO
Mídia Publicitária Gastos durante o governo Dilma até Setembro de 2012 TVs: Globo Comunicação e Participações S.A – R$ 50.029.241,00 Rádio e Televisão Record – R$ 23.390.960,00 TV SBT Canal 4 de São Paulo – R$ 19.394.613,00 Rádio e Televisão Bandeirantes – R$ 6.328.810,00 TV Ômega (RedeTV!) – R$ 3.197.261,00
Mídia Publicitária Rádios Jornais Rádio Panamericana (Jovem Pan) – R$ 1.396.541,00 Rádio Excelsior – R$ 1.129.999,00 Rádio Globo de São Paulo – R$ 730.475,00 Jornais Infoglobo Comunicação e Participações – R$ 927.474,00 Estado de S.Paulo – R$ 656.394,00
Mídia Publicitária Internet Microsoft Informática – R$ 1.285.962,00 Globo Comunicação e Participações – R$ 952.950,00 Universo Online (UOL) – R$ 892.553,00 Yahoo do Brasil Internet – R$ 712.296,00 Terra Networks Brasil – R$ 651.662,00
Mídia Publicitária Revistas Editora Abril – R$ 1.296.649,00 Editora Globo – R$ 479.060,00 Três Editorial (Isto É) – R$ 266.201,00 Editora Confiança (CartaCapital) – R$ 118.794,00
Mídia Social Produção de conteúdo de forma descentralizada Crescimento por meio da internet Tipos Comunicação (Blogs, Twitter, Facebook) Multimídia (Flickr, Youtube) Entretenimento (Jogos online) Colaborativas (Wikipédia)
Mídia Social Internet como forma de mídia: Prós Contras Grande independência Meio Aberto, livre de concessões públicas e custos de impressão e distribuição. Contras Baixa Confiabilidade. Volume excessivo de informações.
Relação com a tecnologia Publicidade e Gastos com Mídia Concorrência Disputa pelo mercado Qualidade dos Produtos
Relação com o consumo Publicidade e Gastos com Mídia Concorrência Promoções e Ofertas de Crédito Consumo
Relação com o consumo Seriam estes ciclos virtuosos ou viciosos? Prós: Expansão da economia, geração de empregos, aumento do consumo, melhor qualidade de vida Contras: Degradação do meio-ambiente, criação de uma mentalidade consumista (auto-estima dependente do consumo), manipulação de comportamento. É necessário obter um equilíbrio.
Relação com a educação A mídia educa as pessoas ou a educação da população influencia a mídia? Programação de baixo nível é uma exclusividade brasileira? Formatada para agradar o público-alvo (horário e dia da semana) Canais dependem da audiência para vender seus anúncios Constantes pesquisas para saber a opinião dos Espectadores
Relação com a educação Análise de uma programação típica de um dia de semana na TV Manhã: Programas de Culinária/Variedades. Alvo: Donas de Casa Desenhos. Alvo: Crianças
Relação com a educação Análise de uma programação típica de um dia de semana na TV Almoço Jornais Locais/Nacionais. Alvo: Adultos.
Relação com a educação Tarde: Variedades/Fofocas/Reprise de Novelas. Alvo: Donas de Casa. Filmes “Sessão da Tarde”. Alvo: Crianças e Jovens
Relação com a educação Noite: Jornais Locais/Nacionais. Alvo: Adulto Novelas/Humor. Alvo: Família
Relação com a educação Madrugada: Jornais voltados aos negócios. Alvo: Empresários e Executivos, Formadores de Opinião Programas de entrevista. Alvo: Classe Média.
Perguntas Quais são os prós e contras da Internet como meio de comunicação? Há alienação das pessoas por parte da mídia, ou o gosto da maioria da população é que define o tipo de programas exibidos? O conteúdo dos programas deve ser censurado? É possível praticar um jornalismo responsável e imparcial, recebendo incentivos financeiros por parte das grandes empresas e governos? O consumo e o desenvolvimento de novas tecnologias, é difundido e incentivado atualmente através da mídia e suas ferramentas como publicidade e propaganda. Quais seriam os pontos positivos e negativos deste sistema?
Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9dia_(comunica%C3%A7%C3%A3o) http://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_de_comunica%C3%A7%C3%A3o_social http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/a-invencao-da-televisao.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg http://www.pdvativo.info/2008/12/top-100-das-empresas-que-mais.html http://www.correiodoestado.com.br/noticias/com-us-1-bilhao-gastos-em-publicidade-campanha-nos- eua-bate_165273/ http://sul21.com.br/jornal/2012/09/globo-lidera-ranking-dos-investimentos-de-publicidade-do- governo-federal/ http://www.jornalpequeno.com.br/2010/7/4/governo-federal-duplica-gastos-com-publicidade- 123278.htm