Mídia e suas publicidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Você conhece o Rafinha? Você consegue se comunicar com ele?
Advertisements

A INTERNET MERECE SER VISTA COM MAIS ATENÇÃO. ATUALIZE SEU CONHECIMENTO SOBRE O MEIO NOS SLIDES SEGUINTES.
A Sombra do Imposto.
APRESENTAÇÃO Onda Média (A.M.) ZYK – KHZ Watts.
FUTEB L 2007 Jornadas Esportivas.
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual
RÁDIO GAÚCHA: 1° LUGAR NA AUDIÊNCIA DO AUTOMÓVEL
IBOPE – Rádios AM de Campinas
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Exemplo de campanha com enfase em midia.
24% do PIB brasileiro A cobertura do Canal Rural atinge
Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor.
O grande momento da Qualidade
Target Group Index.
Mídia-kit e Proposta Comercial Programa Cases.
Por que investir? 09 de junho de 2010
Profª. Patrícia A. de Lima
Profª. Patrícia A. de Lima
Aula 7: Portais de Noticias
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Preparado para Crescer Min. Guido Mantega
CRONOGRAMA Pós-Produção: setembro a dezembro – finalização, mixagem, cópias. Lançamento: verão 2007.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
PLANEJAMENTO #1 Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias Wallyson de Oliveira Sousa 1ºPP Manhã
Mídia na Tv e Intenet.
EDIÇÃO 2013.
Redes Sociais e Mídias na Educação
Lançado no Brasil em Fevereiro de Para reposicionar a marca no mercado, depois do tropeço das vendas do 407. Fabricado na Argentina Substitui.
A realidade de estudar no exterior Jeferson Viana
A Revolução das Mídias Sociais
OBJETIVO DE DESEMPENHO
A Indústria Cultural no Brasil
A GVT gera competição e qualidade em telecomunicações no Brasil
A EXPANSÃO DA RADIODIFUSÃO E A RESTRIÇÃO DO DIREITO À INFORMAÇÃO DO CBT/1962 À ELABORAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988.
Comunicação Empresarial
Agosto 2009 Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS VIA WEB.
Soluções em Comunicação Social
PERFIL DOS MEIOS SEXO IDADE CLASSE SOCIAL 2
Ações propostas para o cenário Propaganda Como funciona essa empresa?
Prof. Cárbio Almeida Waqued
INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO TV GLOBO
PROPAGANDA & PUBLICIDADE
POSICIONAMENTO DAS RÁDIOS LOCAIS FRENTE A CONCORRÊNCIA EXTERNA PESQUISA DE MERCADO AGOSTO/SETEMBRO/2002 COMO & PORQUE – PESQUISAS DE MERCADO.
Distribuição Nacional e Internacional
Coordenadoria Regional Extremo Oeste
Jovens Talentos da Literatura Popular
Como funciona a imprensa
Conhecer o volume de investimentos em veiculação publicitária e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina, em 2008 OBJETIVO DA PESQUISA.
10ª edição ª edição MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA, EM 2013 Esta pesquisa, realizada pelo Instituto MAPA, levanta.
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO VAREJO José Roberto Resende – julho/09.
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
2º PAINEL DE PROPAGANDA Apresentação feita com exclusividade para a FAAP Setembro de 2008.
MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA EDIÇÃO 2012.
OBJETIVO DE DESEMPENHO
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Editora coordenadora do G1 e GE.com
Para responder a esta pergunta, o Instituto MAPA, levantou o volume de faturamento com veiculação publicitária junto aos veículos de comunicação dos meios:
# REDES SOCIAIS. REDES SOCIAIS NA INTERNET* São as relações entre os indivíduos na comunicação mediada por computador. *Wikipedia #
Heap Sort. OBJETIVO DA PESQUISA Conhecer o volume de investimentos em VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina,
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
A Propaganda e Suas Características
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Indicadores COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007. Introdução Comprovando as projeções otimistas da entidade o número de usuários residenciais de internet.
BMG Crédito Consignado 2010
Administração de Publicidade e Propaganda
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
CIÊNCIA NAS NUVENS MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS. POLÍTICA NA REDE RECORDE DE INTERAÇÕES NAS REDES NO BRASIL CIÊNCIA NAS NUVENS MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS.
Transcrição da apresentação:

Mídia e suas publicidades E a relação com tecnologia e desenvolvimento Rafael Morimoto Nosaki Roberto Carlos de Souza Júnior

Sumário Definição Histórico Mídia Relações: Perguntas Referências Informativa Publicitária Social Relações: Tecnologia Consumo Educação Perguntas Referências

Definição Mídia Termo derivado do latim media, que significa “meio” ou “forma” Canais ou ferramentas para armazenamento e transmissão de informação

Histórico Escrita pictográfica Pinturas rupestres Primeira forma de registro histórico

Histórico Escrita ideográfica Utilização de símbolos para representar uma palavra ou conceito abstrato

Histórico Escrita alfabética Utilização de símbolos para representar fonemas

Histórico Impressão 1439 - Johannes Gutenberg – Prensas mecânicas para impressões de texto Disseminação da aprendizagem em massa Livros, jornais

Histórico Comunicação por aparelhos elétricos Internet Rádio Televisão 1896 – Gluglielmo Marconi Televisão 1920 – John L. Baird Internet

Mídia Classificação Informativa Publicitária Social

Mídia Informativa Comunicação com caráter informativo – Imprensa Divulgação e relatos de fatos (notícias) em geral Comunicação unidirecional Necessita de emprego de aparelhos para divulgar e arquivar informações Formadora de opinião

Mídia Informativa

Tipos de Mídia Informativa Custos de Produção - Confiabilidade Internet – Mídias Impressas – TV Imparcialidade - Independência

Mídia Publicitária Publicidade: termo derivado do latim publicus, que significa “tornar público” Divulgação de uma mensagem com uma finalidade comercial, a fim de divulgar algum produto, serviço, marca ou organização a um determinado público-alvo Objetivo de seduzir o público-alvo

Mídia Publicitária Ramo de empresas que mais receberam dinheiro com publicidade em 2011: Televisão - R$ 46.377.453,000,00  -  53% Jornal - 17.252.925.000,00  -  20% Revista - 7.259.055.000,00  -  8% TV por assinatura - 7.466.361.000,00  -  8% Internet - 5.393.712.000,00  -  6% Radio - 3.659.343.000,00  -  4%

Mídia Publicitária Empresas que mais investiram em publicidade em 2011: Casas Bahia - R$ 3.371.015.000,00 Unilever Brasil – R$ 1.930.001.000,00 Ambev – R$ 1.241.776.000,00 Reckitt Benckiser – R$ 1.179.321.000,00 Hyundai Caoa – R$ 1.098.751.000,00 Cervejaria Petrópolis – R$ 1.097.790.000,00 Caixa (GFC) – R$ 1.092.777.000,00

Mídia Publicitária Mais de US$ 1 bilhão (R$ 2 bilhões) foram gastos em publicidade na atual campanha presidencial dos Estados Unidos. Desse total, apenas US$ 700 milhões (R$ 1,4 bilhões) foram investidos em campanhas publicitárias para televisão. De janeiro a junho, União desembolsa média de R$ 24,3 mi por mês contra R$ 12,3 mi dos três anos anteriores O governo federal turbinou seus gastos publicitários nos meses anteriores à disputa presidencial de 2010. A média mensal dos valores pagos entre janeiro e junho de 2010 dobrou, em comparação com a média do mesmo período de 2009, 2008 e 2007. COMERCIAL vs REDAÇÃO

Mídia Publicitária Gastos durante o governo Dilma até Setembro de 2012 TVs: Globo Comunicação e Participações S.A – R$ 50.029.241,00 Rádio e Televisão Record – R$ 23.390.960,00 TV SBT Canal 4 de São Paulo – R$ 19.394.613,00 Rádio e Televisão Bandeirantes – R$ 6.328.810,00 TV Ômega (RedeTV!) – R$ 3.197.261,00

Mídia Publicitária Rádios Jornais Rádio Panamericana (Jovem Pan) – R$ 1.396.541,00 Rádio Excelsior – R$ 1.129.999,00 Rádio Globo de São Paulo – R$ 730.475,00 Jornais Infoglobo Comunicação e Participações – R$ 927.474,00 Estado de S.Paulo – R$ 656.394,00

Mídia Publicitária Internet Microsoft Informática – R$ 1.285.962,00 Globo Comunicação e Participações – R$ 952.950,00 Universo Online (UOL) – R$ 892.553,00 Yahoo do Brasil Internet – R$ 712.296,00 Terra Networks Brasil – R$ 651.662,00

Mídia Publicitária Revistas Editora Abril – R$ 1.296.649,00 Editora Globo – R$ 479.060,00 Três Editorial (Isto É) – R$ 266.201,00 Editora Confiança (CartaCapital) – R$ 118.794,00

Mídia Social Produção de conteúdo de forma descentralizada Crescimento por meio da internet Tipos Comunicação (Blogs, Twitter, Facebook) Multimídia (Flickr, Youtube) Entretenimento (Jogos online) Colaborativas (Wikipédia)

Mídia Social Internet como forma de mídia: Prós Contras Grande independência Meio Aberto, livre de concessões públicas e custos de impressão e distribuição. Contras Baixa Confiabilidade. Volume excessivo de informações.

Relação com a tecnologia Publicidade e Gastos com Mídia Concorrência Disputa pelo mercado Qualidade dos Produtos

Relação com o consumo Publicidade e Gastos com Mídia Concorrência Promoções e Ofertas de Crédito Consumo

Relação com o consumo Seriam estes ciclos virtuosos ou viciosos? Prós: Expansão da economia, geração de empregos, aumento do consumo, melhor qualidade de vida Contras: Degradação do meio-ambiente, criação de uma mentalidade consumista (auto-estima dependente do consumo), manipulação de comportamento. É necessário obter um equilíbrio.

Relação com a educação A mídia educa as pessoas ou a educação da população influencia a mídia? Programação de baixo nível é uma exclusividade brasileira? Formatada para agradar o público-alvo (horário e dia da semana) Canais dependem da audiência para vender seus anúncios Constantes pesquisas para saber a opinião dos Espectadores

Relação com a educação Análise de uma programação típica de um dia de semana na TV Manhã: Programas de Culinária/Variedades. Alvo: Donas de Casa Desenhos. Alvo: Crianças

Relação com a educação Análise de uma programação típica de um dia de semana na TV Almoço Jornais Locais/Nacionais. Alvo: Adultos.

Relação com a educação Tarde: Variedades/Fofocas/Reprise de Novelas. Alvo: Donas de Casa. Filmes “Sessão da Tarde”. Alvo: Crianças e Jovens

Relação com a educação Noite: Jornais Locais/Nacionais. Alvo: Adulto Novelas/Humor. Alvo: Família

Relação com a educação Madrugada: Jornais voltados aos negócios. Alvo: Empresários e Executivos, Formadores de Opinião Programas de entrevista. Alvo: Classe Média.

Perguntas Quais são os prós e contras da Internet como meio de comunicação? Há alienação das pessoas por parte da mídia, ou o gosto da maioria da população é que define o tipo de programas exibidos? O conteúdo dos programas deve ser censurado? É possível praticar um jornalismo responsável e imparcial, recebendo incentivos financeiros por parte das grandes empresas e governos? O consumo e o desenvolvimento de novas tecnologias, é difundido e incentivado atualmente através da mídia e suas ferramentas como publicidade e propaganda. Quais seriam os pontos positivos e negativos deste sistema?

Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9dia_(comunica%C3%A7%C3%A3o) http://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_de_comunica%C3%A7%C3%A3o_social http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/a-invencao-da-televisao.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg http://www.pdvativo.info/2008/12/top-100-das-empresas-que-mais.html http://www.correiodoestado.com.br/noticias/com-us-1-bilhao-gastos-em-publicidade-campanha-nos- eua-bate_165273/ http://sul21.com.br/jornal/2012/09/globo-lidera-ranking-dos-investimentos-de-publicidade-do- governo-federal/ http://www.jornalpequeno.com.br/2010/7/4/governo-federal-duplica-gastos-com-publicidade- 123278.htm