Pedro Rangel Henriques Dep. de Informática - Universidade do Minho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Integração de informação proveniente da Web
Advertisements

O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
Como Viver em Paz no Século XXI.
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
06/01/10.
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Rational Unified Process
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE LONGO PRAZO Lurdes Saramago 25 de Novembro, 2002 Boas práticas Estratégias.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
A FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
INSPIRE Bases para a renovação da Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica Rui Pedro Julião Vice-presidente snig.igeo.pt.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
Apresentação do Projeto
A formação da RBJA e a construção do banco de informações:
Arquivo e Documentação
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Auditoria de Segurança da Informação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Arquivo atualizado em 29/set/13. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Sistemas Digitais I LESI - 2º ano Lesson 0 - Apresentação
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Buenos Aires, de Setembro de 1999 Sociedad de la Información en el Mercosur y América Latina 1 Sociedade da Informação: Prioridades para Portugal.
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Base Fundamental de um Bom Serviço
Economia de Comunhão 13 de Setembro de 2011.
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
1 ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRESENTA.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Sociologia – Unidade 3.
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Trabalho Realizado: Paulo Cruz 11ºD Nº2 Ricardo Moreira 11ºD Nº5
Gestão do conhecimento
Secretaria da Educação
Pesquisa realizada por:
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Salas de Matemática.
Ethos: Sistema Distribuído para Suporte ao Comitê de Ética em Pesquisa Autor: Rodrigo Stefani Domingues Orientador: Prof. Dr. Carlos M. T. Toledo Faculdade.
Desenvolvimento de um Telefone IP Baseado em um Processador Blackfin
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / FAMIPAR
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Programa Comenius Bilateral
GUIA DE OBSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO RURAL 4ª Sessão de Divulgação SARDOAL, 24/09/2010 JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante.
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
Método e processo de investigação  Objectivo: conhecer os museus enquanto organizações  Pesquisa na internet  Visitas ao ao museu  Entrevista com.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Breve notícia do trabalho desenvolvido no ANTT pela DTTDA no biénio Fátima Ó Ramos, chefe de Divisão | 27 de novembro | A TT ao Encontro.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Patrimônio cultural.
GRLibrelotto & JCRamalho & PRHenriques, XATA’06, Fevereiro Topic Maps aplicados ao Sistema de Informação do Museu da Emigração Giovani R. Librelotto.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A CIDADANIA EMRC E A CIDADANIA.
Transcrição da apresentação:

Pedro Rangel Henriques Dep. de Informática - Universidade do Minho Museu da Pessoa: uma metodologia e uma implementação para preservar a nossa herança cultural oral Ana Grudzinski Jorge Gustavo Rocha Pedro Rangel Henriques Susana Correia npMP Dep. de Informática - Universidade do Minho

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Motivação Apresentação de um projecto inédito em Portugal, que visa preservar a nossa Herança Cultural, transmitida por via oral, com base na captação e tratamento de Histórias de Vida, Que nos parece ter grande afinidade com este projecto de Memória das T e dos SI menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Organização Apresentação geral do np-MP Memória Oral e Histórias de Vida Metodologia Projectos Desenvolvidos Conclusão menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Quem somos? O Museu da Pessoa é um projecto de Memória Oral que se insere na actual corrente que defende a capacidade de intervenção social resultante da recuperação da identidade cultural inerente à preservação da tradição oral. menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Quem somos? O Museu da Pessoa é um Museu Virtual (suportado na Internet e na WWW) que mostra histórias de vida relacionadas entre si de diferentes formas (temas, eventos,…) menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Quem somos? O Núcleo Português do Museu da Pessoa (np-Mp), criado em 1999, por um grupo de docentes do Departamento de Informática da Universidade do Minho, é uma ramificação do Museu da Pessoa de São Paulo, Brasil, que foi fundado em 1992. menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Que fazemos? Recolhemos e tratamos depoimentos de pessoas, célebres e anónimas, para perpetuar a sua história, e devolver à própria sociedade a experiência de cada um. Interessamo-nos pelo “Eu”, pelo homem comum, pelas experiências e acontecimentos que cada um vive. menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) O que conseguimos? A partir da história do Indivíduo construimos: histórias das famílias, das instituições, das comunidades... Enfim, preservamos a memória! menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Organização Apresentação geral do NPMP Memória Oral e Histórias de Vida Metodologia Projectos Desenvolvidos Conclusão menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

Memória Oral e Histórias de Vida A História Oral baseia-se na pesquisa sobre material gravado, entrevistas de carácter histórico e documental, com testemunhas de acontecimentos, conjunturas, movimentos, instituições e modos de vida da história contemporânea. menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

Memória Oral e Histórias de Vida A utilização da Memória Oral, em tempo mais remotos, como meio de preservar a História e as tradições culturais dos povos. O objectivo de tornar a História uma disciplina científica, a partir do século XIX, fez com que a sua veracidade fosse questionada. No século XX, principalmente a partir dos anos 50, sentiu-se um crescente interesse pelo uso da História Oral, como metodologia de pesquisa histórica. menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

Memória Oral e Histórias de Vida A História de Vida refere-se a relatos de experiências vivenciadas por um sujeito individual. Os relatos de História de Vida não devem ser vistos como versão única da História, eles representam, como outras fontes históricas, pistas do passado... Como tal passará por uma intensa investigação e avaliação até se chegar a uma interpretação aproximada do que tenha ocorrido no passado. menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Organização Apresentação geral do NPMP Memória Oral e Histórias de Vida Metodologia Projectos Desenvolvidos Conclusão menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Metodologia 1ª Fase - Preparação Pesquisa Concepção do guião da entrevista menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Metodologia 2ª Fase - Aquisição Captação das Histórias de Vida Recolha de material anexo (fotografias, documentos, diplomas, objectos,...) menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Metodologia 3ª Fase - Tratamento das Histórias de Vida Transcrição da Entrevista Edição e Anotação da Entrevista Arquivo: catalogação (criação de índices) e armazenamento menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Metodologia 4ª Fase – Divulgação Distribuição em WWW Publicação em livro Etc... menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Organização Apresentação geral do NPMP Memória Oral e Histórias de Vida Metodologia Projectos Desenvolvidos Conclusão menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Que Desenvolvemos? Projectos de: Valorização de regiões, cidades, locais e comunidades; Valorização de ofícios e artes; Índole Pedagógica; Marketing institucional. menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

Projectos Desenvolvidos Memórias da Cidade do Porto – Porto 2001; Barroso e as suas histórias de vida; Projectos de Famalicão: Centro de Dia de Joane; Memórias da Universidade do Minho; Café A Brasileira, suas memórias; Percursos de Vida nos Transportes Colectivos do Porto – Museu do Carro Eléctrico; Vidas Galp – Galp Energia. menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Conclusão É importante alimentarmos o hábito de contar e ouvir Histórias e de as registarmos para que as gerações vindouras possam, indirectamente, “sentir e viver” experiências dos seus antepassados. Com a metodologia do np-MP é possível contribuir também para a memória das Tecnologias e Sistemas de Informação… menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Preservar o passado… …nas tecnologias do presente… …para relembrar no futuro! menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )

np do Museu da Pessoa ( DI/UM ) Contactos Núcleo Português do Museu da Pessoa Departamento de Informática Universidade do Minho Campus de Gualtar 4710 – 057 Braga Email: mp@museu-da-pessoa.pt Tel. : 253 60 44 57 Fax: 253 60 44 71 Web: www.di.uminho.pt/mp ou www.museu-da-pessoa.net menTSI / 2005.Jan.27 np do Museu da Pessoa ( DI/UM )