CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

Conceito de Filosofia TÍTULO Sérgio Biagi Gregório 20/3/2012
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Filosofia Profª Yama Elice
FILOSOFIA.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
SOCIOLOGIA E ÉTICA - ZOOTECNIA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Teorias do Conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Filosofia
Origem e nascimento da Filosofia: histórico grego
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
A atitude e a experiência filosófica
Professora Suraia Rahmé
Revisão para Avaliação I
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Teorias do conhecimento
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Conhecimento.
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
Pontos de Vista e Modos de consciência para a Filosofia
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Ideologia um conceito complexo
Sistema Piaget de Ensino
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
A formação da sociedade moderna.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
Inteligência emocional
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
FILOSOFIA.
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
O que é Conhecimento Aula nº1.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
Filosofia Conceitos gerais.
Platão.
O que é Ciência.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
SOCIOLOGIA E ÉTICA - AGRONOMIA
Immanuel Kant
Professor: Suderlan Tozo Binda
O que é Sociologia?.
FILOSOFIA.
Período sistemático Aristóteles
Surgimento do pensamento filosófico
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
A Filosofia A Palavra Filosofia. ‘A palavra filosofia é grega’ É composta por duas outras: –Philos e Sophia Philo deriva-se de philia, que significa:
História da Filosofia Moderna I Prof. Suderlan Relação de: Sujeito e objeto Realista: Consciência = substância = sujeito (em si) capta o significado do.
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
O despertar da consciência critica e a teoria do conhecimento.
COLÉGIO NOMELINI PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. O INÍCIO DA FILOSOFIA Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século.
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA

O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA Consciência – o desenvolvimento dessa característica mental nos permite estar no mundo com algum saber – “com-ciência”.

Biologia classifica o homem atual como homo sapiens sapiens – ser que sabe que sabe, ou seja, o homem toma posse de seu próprio saber. O homem, portanto, é um ser aberto, relacionando-se com o mundo e consigo mesmo.

Consciência pode centrar-se no próprio sujeito - interioridade ou sobre os objetos exteriores – alteridade Há duas dimensões no processo de conscientização: a consciência de si e a consciência do outro

Consciência de si = concentração nos estados interiores do sujeito – exige reflexão (falar, criar, afirmar, propor, inovar) Consciência do outro = concentração nos objetos exteriores – exige atenção (escutar, absorver, reformular, rever, inovar.

Despertar da consciência crítica ou senso crítico depende do harmonioso crescimento dessas duas dimensões – a reflexão sobre si e a atenção sobre o mundo

O principal veículo do processo de conscientização é o PENSAMENTO. Etimologicamente, PENSAR significa avaliar o peso de alguma coisa – o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade. É a FILOSOFIA que possibilita esse pensar crítico – desejar a verdade, amar a sabedoria.

FILOSOFIA Afinal o que é a filosofia? “A filosofia é o desenvolvimento e uso do saber em benefício do homem” Platão Etimologicamente é formada por dois termos gregos: filos, que traduz a idéia de amor, amizade, e sofia, que significa sabedoria.

O que é senso comum? “Consiste em uma série de crenças admitidas por um determinado grupo social e que seus membros acreditam serem compartilhados por todos os homens” Chaim Perelman

Muitas das noções do senso comum escondem idéias falsas, parciais, preconceituosas (ditados populares). Outras podem revelar uma profunda visão de vida – sabedoria popular. Principal característica do senso comum – FALTA DE FUNDAMENTAÇÃO, isto é, as pessoas não sabem o porquê dessas noções.

O PAPEL DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO O saber filosófico designava desde a Grécia Antiga, a totalidade do conhecimento racional desenvolvido pelo homem – INTERESSAVA CONHECER TODA A REALIDADE SEM DIVIDÍ-LA EM OBJETOS ESPECÍFICOS DE ESTUDO.

Idade Moderna – Amplo campo filosófico entrou num processo de redução. A realidade a ser conhecida passou a ser dividida, recortada, despertando estudos especializados. Era a separação entre ciência e filosofia. Muitas ciências se desprenderam do tronco comum da árvore abrangente da filosofia.

Ao se constituirem por um processo de especialização, essas ciências passaram a direcionar suas investigações a certos campos delimitados – Matemática, Biologia, Física, Sociologia, Psicologia, Antropologia...

Os dias atuais caracterizam-se como a “era dos especialista” O problema da especialização extrema é que ela conduz a uma pulverização do saber, à perda da visão mais ampla do conhecimento humano.

Neste contexto, a Filosofia passou a ter um papel, entre outros, de recuperar a unidade do saber, questionar a validade dos métodos e critérios adotados pelas ciências, isto é, desenvolver o trabalho de reflexão sobre os conhecimentos alcançados por todas as ciências.

A Filosofia procura as respostas à finalidade, ao sentido e ao valor da vida e do mundo. Pertence à Filosofia o estudo geral dos seres, do nosso conhecimento do valor das coisas – fundamentos do saber científico, lógica, política, ética, estética, etc.