CENTRO DE VALORIZAÇÃO DO LIXO PLÁSTICO EM MAPUTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos na região de Visconde de Mauá Microbacia do Alto Rio Preto.
Advertisements

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. A META foi constituída há mais de 25 anos e tem sua sede em São Paulo – Brasil. Nos propomos a constituir SPE (Sociedade por.
Projeto Sacola Verde.
Índice Introdução Como começou? O que é?
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Reciclagem e reutilização
Jogo do Ambiente.
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
Ciclo de vida do produto
Gestão Ambiental.
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
L. F. Diaz CalRecovery, Inc. Concord, California, USA Projeção em 2009.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
O Vidro.
Resíduos.
Resíduos.
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO SOCIO-AMBIENTAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008
Reciclagem de EPS em países com dimensões continentais
O que é o papel? O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção.
Trabalho de Área de Projecto – 8ºB
A ÁGUA: UM TESOURO A PRESERVAR
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Campanha São Luís lixo orgânico zero Moisés Matias
Resíduos Hospitalares
Reciclagem de Embalagens.
Protege a Natureza! Recicla.
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia WASTENET Mercado de resíduos Apresentação Por : Ana Sofia Mascarenhas José Mangueira Inovação e Transferência.
Gerenciamento de resíduos sólidos
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Segurança geral e pessoal
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO PODER JUDICIÁRIO JUS-SGA.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Av. Joaquim Chissano 1616 Maputo Cel Fax
CIPA 2013/2014.
Cooperativa de Reciclagem de Paulínia
CTR Nova Iguaçu.
A poluição Os impactes da poluição Os impactes da poluição.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Lixo Brasileiro.
RECICLAGEM.
A Evolução da Reciclagem no Brasil
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Seminários Uso Sustentável de PF
Reduzir, reutilizar e reciclar
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH NOVEMBRO/
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DO LIXO PLÁSTICO EM MAPUTO

Caritas Moçambicana e Italiana ORIGEM PROJECTO PILOTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO DO BAIRRO HULENE B DE MAPUTO- MOÇAMBIQUE OBJECTIVOS: Reciclagem do lixo plástico: criacao da Estação de Tratamento RECICLA Educação ambiental parceiros: AGRESU Regione Veneto Caritas Moçambicana e Italiana Município de Maputo

Problemas Elevada quantidade de resíduos sólidos urbanos produzidos juntamente com as dificuladades de gestão do lixo provoca: poluição do ambiente sobrecarga da lixeira más condições de salubridade para a população Difícil condição socio-económica, de “trabalho” e qualidade de vida dos “catadores”

RECICLA foi criada para: RECICLA é gerida por um grupo de 16 pessoas formadas no processo de tratamento do lixo plástico RECICLA foi criada para: Incentivar o desenvolvimento de um mercado de reciclagem em Maputo Capacitar o sector informal para a sua integração na economia local Reduzir o volume de lixo plástico e salvaguardar o ambiente

SEPARAÇÃO COMPRA CORTE VENDA LAVAGEM MOAGEM Na RECICLA o lixo plástico é comprado, separado, cortado, lavado, moido e vendido CORTE VENDA LAVAGEM MOAGEM

COMPRA RECICLA compra o plástico por quilo à população que o recolhe na cidade. RECICLA compra a cada mês cerca de 12 T de plástico, contribuindo assim para a salvaguarda do ambiente e oferecendo uma oportunidade de rendimento à população. TIPOS DE PLÁSTICO COMPRADOS POLIETILENO (PEHD e PELD): Frascos, bidões, caixas, bacias POLIPROPILENO (PP): Cadeiras, mesas, baldes, utensílios domésticos, termos, tampas 4 2 5

SEPARAÇÃO Para garantir a qualidade do produto e para satisfazer as exigências dos seus clientes, RECICLA separa o plástico em função da sua tipologia e cor, graças a uma formação específica que os trabalhadores receberam. CORTE Depois da separação, o plástico é cortado para facilitar a lavagem final e é colocado nos tanques de pré-lavagem.

LAVAGEM O plástico, assim seleccionado e cortado, é lavado manualmente utilizando escovas e sabão liquido para oferecer uma melhor qualidade do produto final MOAGEM A ultima fase consiste na moagem do plástico graças ao uso de uma máquina moageira. O plástico moído é embalado em sacos de 25kg em função das cores e do tipo de plástico e por fim vendido às empresas.

PLÁSTICO COMPRADO (desde Março de 2006 até Abril de 2008) QUANTIDADE TOTAL DE PLÁSTICO COMPRADO 226.753 Kg NUMERO TOTAL DE VENDEDORES 7.747 Pessoas VALOR TOTAL DISTRIBUÍDO 348.481,00 MZN

Sujo selecçionado (kg) PLÁSTICO PROCESADO (desde Março de 2006 até Abril de 2008) Lavado (kg) Sujo selecçionado (kg) Total (kg) 65.956,00 105.015,00 170.971,00 PRODUTO “ A ” Plástico cortado e lavado separado por tipo e cor PRODUTO “ B ” Plástico lavado moído e separado por tipo e cores PRODUTO “ C ” Plástico sujo misturado

PLÁSTICO VENDIDO (desde Março de 2006 até Abril de 2008) Plástico lavado Plástico sujo seleccionado Moído TOTAL Quantidades (kg) 20.706,5 105.249,5 34.956,3 160.912,3 Por um valor total de 1.476.292,19 MZN

PRODUÇÃO RECICLA (desde Março de 2006 até Abril de 2008)

PRODUTOS RECICLADOS

O FUTURO DO CENTRO RECICLA RECICLA nasceu como projecto de desenvolvimento e geração de rendimento RECICLA depois de pouco mais de 2 anos de funcionamento consegue suportar as suas despesas e ter os lucros suficientes para garantir um trabalho dignitoso aos trabalhadores RECICLA encontra-se actualmente num processo de formação e capacitação para se tornar numa cooperativa

Onde fica o Centro? CONTACTOS: RECICLA +258 82 4838600 CARITAS MOÇAMBICANAS +258 82 3124850 L.V.I.A +258 82 2812660 GTZ-AGRESU +258 82 3231350 DSMSS +258 21 322762

NOVOS DESAFIOS PARA A GESTÃO DOS RESIDUOS A ONG L.V.I.A., em colaboracao com o Municipio de Maputo e a Caritas Moçambicana está actualmente implementando um projecto piloto para a Realização de uma Estação para a Experimentação da Produção de Composto a partir dos resíduos sólidos orgânicos recolhidos no Mercado de Xiquelene

Obrigado pela atenção