SISTEMA GESTEC - NIT Sistema Fiocruz de Gestão de Tecnologia

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Transcrição da apresentação:

SISTEMA GESTEC - NIT Sistema Fiocruz de Gestão de Tecnologia Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Recursos Orçamentários para Implantação e Projetos e Processos de Gestão de Inovação Reuniões Periódicas do Comitê Gestor Capacitação em Propriedade Intelectual/ Busca Banco de Dados Parceria MIT / Convênio INPI Estruturação dos NITs por UTC/UT – descentralização Coordenação do REPICT – Rede de Propriedade Industrial e Comercialização de Tecnologia

Coordenação de Gestão Tecnológica e Inovação/ GESTEC Missão Contribuir para aprimorar a política e pesquisa e desenvolvimento tecnológico Instituição, utilizar estrategicamente os mecanismos do Sistema Internacional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, com vistas a efetiva incorporação pela sociedade dos resultados de sua pesquisa.

Marco Legal da Inovação Lei Patentes - participação % do pesquisador

Cenário 1- O que é o NIT? Evento: Reunião do Comitê Gestor do Sistema GESTEC-NIT/ UTCs Fiocruz Atribuições básicas a serem divididas entre a GESTEC e as Unidades: 1. Propriedade Intelectual/ Patente 1.1. Livro de Registro do Laboratório 1.2.Notificação da Invenção (NI) 1.3. Decisão quanto a proteção Patentária 1.4. Elaboração do documento de Patente 1.5. Deposito e tramitação do pedido no Brasil e no Exterior 2.Propriedade Industrial/ Marca/ Desenho Industrial 2.1.Decisão quanto à proteção/ registrabilidade da marca 2.2. Deposito e tramitação do pedido no Brasil e no Exterior 3.Propriedade Intelectual/ Direito Autoral e software 3.1. Decisão quanto à proteção/ registrabilidade autoral/ software 3.2.Elaboração Contratual 3.3.Tramitação dos pedidos de registro junto às repartições oficiais 3.4.Identificação de parcerias

Cenário 1 Evento: Reunião do Comitê Gestor do Sistema GESTEC-NIT/ UTCs Fiocruz: Atribuições básicas a serem divididas entre a GESTEC e as Unidades: 4.Informação Tecnológica 4.1.Busca em Base de Dados de Patentes 4.2.Monitoramento da Informação Tecnológica 5.Transferência de Tecnologia 5.1.Contratação tecnológica/ Negociação Tecnológica 5.2.Contratação tecnológica/ Gerenciamento de contratos 5.3.Interação com a industria/ estudo de viabilidade – EVE 5.4.Interação com a indústria/ Prospecção de parcerias 5.5.Interação com a Indústria/ Marketing

Cenário 1 Evento: Curso de Capacitação Introdução à Propriedade Intelectual (PI) em 17de maio de 2007 PI = Direitos Autorais (Lei 9610) + Propriedade Industrial (Lei 9279) O Direito de Autor protege texto, imagem, musica, etc. A Propriedade Intelectual protege Ç Invencao ou Modelo de Utilidade;Desenho Industrial; Marcas; Indicaçòes Geográficas Requisitos para Patente em cada categoria LOGICA do sistema de Propreiedade Intelectual: Disseminaçao do conhecimento Maior numero de produtores Superação do conflito entre a cópia e o investimento em desenvolvimento

Cenário 1 Evento: Reunião do Comitê Gestor do Sistema GESTEC-NIT/ UTCs Fiocruz Apresentação e discussão dos docs. de Procedimento Oper. Padrão - POP: - Estudo de Viabilidade Patentária Objetivo: Sistematizar as ações necessárias à notificação das invenções - Proteção da Informação Objetivo: Definir os mecanismos e os procedimentos de controle para proteção das informações geradas no da Fiocruz Uso do Livro de Registro Livro Verde – Experimentação/ objetivo: Rastreabilidade dos dados Livro Bordô – Gestão - Notificação da Invenção

Cenário 2 Evento: VI ENITEC – Encontro Nacional de Inovação Tecnológica Desenvolvimento Tecnológico Acelerado definindo a Competitividade Econômica de Paises e Blocos; Desindustrialização brasileira: menor participação das industrias de alto valor tecnológico agregado ao produto na produção industrial nacional ao longo dos últimos anos PARADOXO: desenvolvimento do APARATO LEGAL E INSTITUCIONAL de apoio a Inovação Tecnológica em alta, apontada por: Agências de Fomento: Finep/ CNPq; Associações de promoção: Protec; Senai; Sebrae Lei da Inovação (10.973/ 2004) Lei de Propriedade Intelectual – Patentes & Direito Autoral Sistemas estaduais de apoio: FAPESP; FAPERJ; FAPESB; FAPEMIG, p. ex.

Cenário 2 Programas de governo MCT: RETS – Rede de Entidades Técnicas Setoriais PAPPE: Programa de Apoio a Pesquisa em empresa Finep: Pró-inovação (Programa de Incentivo a Inovação nas Empresas Brasileiras); Programa Juro zero (Peq&med Empr.) PNI ( incubadoras e Parques Tecnológicos) ; Projeto Inovar (Fórum Brasil de Inovaçao); PROGEX ( Apoio Tecnológico a Exportaçao) M Saúde: Conferencia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde Plano estratégico Fiocruz 2005/ 2008 MME: PROMINP – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural

Cenário 2 Ministério Saúde Conferencia Nacional de Ciencia, Tecnologia e Inovaçao em Saúde Plano estratégico Fiocruz 2005/ 2008 Consolidação da Gestec Vice- presidência de Pesquisa e Inovação presente no ENITEC R$10 bilhoes de compras/ ano 25%...

Quatro Padrões de Fomento segundo Prof. Roberto Nicolsky* Subsídio Público (quebra de paradigma) Incentivos Fiscais (sustentaçao do crescimento economico e regulaçao patentária; p.ex.) Compras Governamentais;(ver MME:PROMINP – Programa de Mobilizaçao da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural); Apoio Tecnológico (normas; laboratórios; consultoria; e outros)

Inovação tecnológica Aplicação do conhecimento e de competências tecnológicas (e complementares) acumuladas pela empresa e seus parceiros para criar novos produtos, processos e serviços, portanto, parte do processo de gestão da tecnologia. (...) a concepção de novo efetivo ganho de produto ou processo de fabricação, bem como agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que impliquem em melhorias incrementais de qualidade e produtividade, resultando maior competitividade no mercado.” (lei 11.196/ 2005)

Inovação tecnológica Inovação Tecnológica Incremental (ITI) Programa de ITI citado no ENITEC: estruturar as áreas de inovação; elaborar projetos de inovação; construir indicadores de inovação; Inovação Radical: mudança de paradigma; Inovação Tecnológica com valor espaço-temporal definido; Inovação Tecnológica Social: produtos e processos de baixo custo de produção ( não necessariamente de pesquisa) e alto impacto sobre situações – problema.

Gestão da Inovação como Processo O Processo de Inovação Tecnológica envolve: Gestão da Propriedade Intelectual (gestão e proteção da informação) e, Gestão de Projetos de Inovação integradores de várias funções e parceiros: internos: direção, P&D, marketing, operações, RH, financeiro; Externos: clientes, fornecedores, concorrentes, instituições de pesquisa, instituições de fomento, etc.

Etapas da Inovação Tecnológica Agente Primário Usuário   Fabricante Etapa do Processo de Inovação Identificação da Necessidade Pesquisa e Desenvolvimento Construção de Protótipo Aplicação Comercialização Difusão da Inovação

Fluxograma da Inovação Parcerias e Compromissos entre Desenvolvimento e Introdução da Inovação Tecnológica nas Cadeias de Produção Setoriais INVENÇÃO TÉCNICA CENTROS DE PESQUISA EVENTO TECNICO INOVAÇÃO TÉCNICA EMPRESAS MERCADO

Metodologia Lançamento Gestão: Funil de inovação idéias capacitação viabilidade capacitação implementação Lançamento Portão do projeto contrato Lancamento

Modelo de Estratégia de Inovação Alinhada Ferramentas de seleção e alinhamento Estratégia de Inovação Estratégia competitiva integrada Gerenciamento de portfólio de produtos Seleção de parceiros (fornecedores) de co-design Gerenciamento de portfólio de projetos tecnológicos: in-house em cooperação Gerenciamento de contratos aquisição / transferência de tecnologia Gerenciamento projetos relacionados com pesquisa básica: Internos cooperação científica Gerenciamento das competências de inovação tecnológica Estratégia de desenvolvimento: produtos, processos, categorias e negócios Estratégia tecnológica Tecnologias críticas Pesquisa tecnológica Cooperação tecnológica Licenciamento/aquisição construção de conhecimento crítico Competências Essenciais Tecnologias Core Produtos e Negócios Fonte:Quadros (2004) Ruy Quadros – GEMPI/DPCT/Unicamp

Competência organizacional crítica A competência crítica da gestão da inovação tecnológica: coordenar e mobilizar recursos junto aos parceiros internos e externos a fim de explorar oportunidades tecnológicas e de mercado, alinhadas às prioridades estratégicas

Atalho para: http://www.portalinovacao.info/ISPublish/inovacao/portal/ http://www.finep.gov.br/premio/index.php?_c=estatico&_a=downloads http://www.cidades.gov.br http://www.cidades.gov.br/pbqp-h/projetos_sinat.php http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/descricaoOrgs.asp#laboratorio http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/dirEstrategica/diretrizesEstrategicas_11_02_2003.pdf international.cstb.fr/frame.asp?URL=News/default.asp http://www.inmetro.gov.br/apls/noticias/conferenciaii.asp http://www.inmetro.gov.br/gestao/iniciativa_estrategica.pdf http://www.batweb.be/annuaire/search.php http://webzine.cstb.fr/sante/webzine/default.asp?main=19 http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/8477.html http://www.redetec.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home http://www.cdc.gov/od/science/ http://www.cstb.fr/app/formation/fiches/ENV24_42.pdf http:// http://international.cstb.fr/frame.asp?URL=/docs/default.asp?lang=GB http://international.cstb.fr/frame.asp?URL=overview/policy.asp

Núcleo de inovação Escritório de Negócios em Propriedade Intelectual A disseminação de uma cultura de valoração, proteção e utilização da Propriedade Intelectual no âmbito da Universidade, a exemplo do que foi feito com a cultura do empreendedorismo, em benefício da Instituição, da Academia e da Sociedade; A criação de um ambiente favorável à conversão dos resultados de pesquisas, realizadas, em inovações tecnológicas, ou em bens de valor econômico passíveis de comercialização; A realização de um levantamento e diagnóstico do acervo de conhecimento gerado   nos últimos anos com vistas  a proceder à sua valoração,  proteção, divulgação e comercialização; A implementação de ações na interface da Universidade, com empresas ou entidades industriais, comerciais e prestadoras de serviços, assessorando e intermediando o estabelecimento de joint ventures, o licenciamento e a comercialização de patentes, marcas e direitos autorais, com a finalidade de gerar ganhos de imagem para a Universidade e seus colaboradores, além do retorno financeiro e das parcerias que viabilizem a sustentabilidade da pesquisa, a geração de emprego e renda.