O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM, COMO SÃO CLASSIFICADOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Advertisements

APRENDENDO A PLANEJAR Para qualquer atividade que se pretenda desenvolver, é importante realizar um planejamento para se ter clareza de onde se quer chegar,
CULINÁRIA.
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
1 Reis 17,7-16 Naqueles dias, secou a torrente do lugar onde Elias estava escondido, porque não tinha chovido no país. Então a palavra do Senhor.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior –PIBIC
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Algas Trabalho realizado por Soeirinho 1 Ana Rita Marques
Formas de Representação de Algoritmos
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
“Explorando grandezas e medidas: Experiências práticas”
Rotina na Alfabetização:
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
Linguagem, alfabetização e letramento
BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
BOLO DE CASCA DE BANANA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
7º encontro 06/10/2009 Registrado por: Janaína.
Planejamento PNAIC 2014.
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Gêneros textuais: definição e usos
Uma pergunta, uma senhora resposta... Pergunta:
Pudim de Morango com Gengibre
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Deus é como Açúcar! "Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a Bíblia, perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus?
,     .     Letícia Aquele que está esperando uma resposta de Deus deve aprender a olhar com mais insistência para dentro do próprio coração.  A cada manhã.
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
Leia o texto abaixo e responda as questões que seguem.
Gêneros do discurso Profa. Marilene Garcia.
Nome: Leticia de Deus Data: 13/08/2014 Ano:4ºano Integral
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
GÊNEROS TEXTUAIS e ESFERAS SOCIAIS
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
Informações implícitas
AÇÚCAR.
A c u c a r By Jorge Corrêa.
Estrutura do documento:
Açúcar.
FESTA DE SÃO JOÃO.
GÊNEROS TEXTUAIS SUZETE BEPPU.
A Carta do ex-marido para ex-mulher...
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Texto prescritivo Receita.
Escrita e Práticas Comunicativas
Escrita e Práticas Comunicativas
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Projeto Novos Talentos Oficina 2
Nosso último encontro... Começou, é claro, com uma leitura de fruição: Muito divertida e propícia para a época... Fica aqui a sugestão de leitura: o texto.
Leitura e interpretação de texto
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
BOLO DE CHOCOLATE COM PUDIM DE LEITE EM BANHO-MARIA
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Gêneros Textuais Toda atividade humana está relacionada ao uso da língua, que se efetiva por meio de enunciados orais e escritos. O Homem comunica-se por.
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Gostosuras da Matemática
Receitas da Maria Espero que gostem.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Tipologia Textual: Textos Instrucionais Definição Exemplos 1/2
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Transcrição da apresentação:

O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM, COMO SÃO CLASSIFICADOS GÊNEROS TEXTUAIS O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM, COMO SÃO CLASSIFICADOS

Observe o texto 1: Dilbert 14/01/09 - Negação - http://uninuni

Texto 2: Bolo de milho no liquidificador Ingredientes 1 lata de milho verde 3 ovos inteiros 8 colheres de sopa de fubá 1 copo e 1/2 de açúcar 1/2 copo de óleo de soja 1 copo de leite Modo de Preparo Bater todos os ingredientes no liquidificador Untar uma forma redonda com margarina e polvilhar com farinha de trigo, facilita para desenformar depois de frio . Leve em forno moderado por aproximadamente 40 minutos. Bom apetite!

Texto 3: Manuel acorda o seu chefe e diz: - Está na hora de tomar o remédio de dormir O português entra no restaurante e pede: - Por favor, me dá uma bacalhoada! Ao que o atendente pergunta: - Já sei! O senhor é português?! - Como descobriste? Foi por causa do meu sotaque ou pelo fato de eu ter pedido a bacalhoada? - Nem um, nem outro, é que aqui é o Mc Donald's!

Considerações Todos nós construímos, ao longo da nossa existência, uma competência para reconhecer o que é típico em certas práticas comunicativas e, por conseguinte, saber escolher o que produzir textualmente nas diversas situações comunicativas em que participamos. Por isso não contamos piada em velório, não cantamos o hino de um time numa conferência acadêmica; nem fazemos preleções em uma mesa de bar.

Definição de Gênero Todas as nossas produções, quer orais, quer escritas, se baseiam em formas-padrão relativamente estáveis de estruturação de um todo. Essas práticas comunicativas são (re)modeladas em processos interacionais dos quais participam os sujeitos de uma determinada cultura. KOCH, I.V & ELIAS, V. M. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

Mais definição de gênero... Fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social... Que contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. et al. Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

Para que servem? Para estabelecer a comunicação. De acordo com Marcuschi (2002), é impossível pensar em comunicação a não ser por meio dos gêneros textuais. Conforme Koch (2009), os indivíduos adquirem uma competência (metagenérica) que lhes possibilita interagir de forma conveniente, na medida em que se envolvem nas diversas práticas sociais.

CLASSIFICAÇÃO DOS GÊNEROS PRIMÁRIOS (ESFERAS SOCIAIS COTIDIANAS) Ex: DIÁLOGO, CARTA, BILHETE, RECEITA, PIADA SECUNDÁRIOS (ESFERAS PÚBLICAS MAIS COMPLEXAS) Ex: TESE, MONOGRAFIA, RESENHA, EDITAL

OBSERVE O TEXTO A SEGUIR GOTA QUE FALA GOTA QUE RI GOTA QUE NÃO GOTA QUE CHORA GOTA QUE PASSA GOTA QUE PASSA LÁ NO PORTÃO GOTA QUE VAI GOTA QUE ESFREGA GOTA QUE ENXERGA GOTA QUE NÃO GOTA QUE NÃO GOTA QUE SOBE GOTA QUE PASSA NO ESCADÃO LÁ NO PORTÃO Leonardo Campos Yunes Elias, 6 anos, Escola Pueri Regnum

QUE GÊNERO É O TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER? FOI FÁCIL IDENTIFICAR? POR QUE?

RESPOSTA O gênero poema foi de fácil reconhecimento não só por sua forma de estruturação, mas também por seu estilo e função. Além disso, pelo fato de você já ter sido exposto a esse gênero. O que possibilitou à criança a produção do poema? As situações em que foi exposta a esse gênero possibilitaram-lhe a construção de um “modelo” que ativa na escrita e na leitura, ainda que não tenha consciência disso.

PRESSUPOSTOS Escritores produzem textos com base em “modelos” construídos socialmente; Os modelos são constituídos e reconstituídos ao longo de nossa existência em decorrência das inúmeras práticas sociais de que participamos.