01) Abaixo, quatro das infinitas etapas da construção do fractal denominado Curva de Koch. Se a área do triângulo destacado inicialmente vale A e cada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

Professores: José Junior e Francisco Braga 8ª Série/9º Ano - EF
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
professor Dejahyr - CSDB
Funções Especiais Aula 3 – Prof Marli.
Desigualdades e inequações em R.
Ciclo Trigonométrico.
Função quadrática: a função geral de 2º grau
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
PROBABILIDADE → Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para.
Função 2º Grau.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Polinômios Prof. Marlon.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
Números Complexos 2 Prof. Marlon.
Para consertar uma engrenagem, é necessário substituir uma peça circular danificada por outra, cujo raio r, em u.c., deve satisfazer à relação.
QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.
Questão 1: O gráfico abaixo representa um polinômio P(x) de grau 4
Formulário de Matemática
Formulário de matemática
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Matemática II aula 20 Profª Débora Bastos.
Números Complexos Definição: Um número complexo z pode ser definido como um par ordenado (x, y) de números reais x e y, z = (x, y) (1) sujeito.
Números Complexos Definição: Um número complexo z pode ser definido como um par ordenado (x, y) de números reais x e y, z = (x, y) (1) sujeito.
Números Complexos Profª.: Juliana Santos.
Você e eu temos juntos R$ 535,00
Capítulo 6 Inequações slide 1
Grandezas Físicas Prof. Climério Soares.
Teorema do Confronto   Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Portfólio final Bom último trimestre.
Noções de trigonometria e funções trigonométricas
FUNÇÃO QUADRÁTICA (PÁGINA 135)
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
AGORA É COM VOCÊ... Resolva a equação do 2º grau.
Função do 2º grau ou Quadrática
Equação do 2º grau Conceitos Básicos.
Exemplo 01: Uma caixa foi montada a partir de um quadrado de papelão, de onde foram retirados quadrados de 2 cm de lado, um em cada canto, como mostra.
Capítulo 4 – Função do 2º Grau
Funções 01 - (UERJ) O conjunto solução da inequação é o seguinte intervalo: a) (- , -1] b) (- , ) c) [-1 , ] d) [-1 , ) e) ( , 1]   Gab: C.
FUNÇÃO DO 2.º GRAU.
REVISÃO FUNÇÃO DO 2º GRAU INEQUAÇÃO
De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.
Matemática Matriz Inversa
Função quadrática: a função geral de 2º grau
Tecnologias - Matemática Representação geométrica
2.3. Aplicações das Integrais Simples
INEQUAÇÕES FUNÇÃO QUADRÁTICA
FUNÇÃO DO 2º GRAU OU FUNÇÃO QUADRÁTICA.
Prof. Ilydio Pereira de Sá
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Professor Dejahyr Lopes Junior Quantas vezes, ao calcularmos o valor de Δ (b 2 - 4ac) na resolução da equação do 2º grau, nos deparamos com um valor negativo.
Portfólio De Matemática
Cálculo Diferencial e Integral I
FUNÇÃO QUADRÁTICA INEQUAÇAO.
Função de 1º Grau – (Reta)
1) O menor número inteiro e positivo que deve ser multiplicado por 2012 para que o resultado obtido seja um cubo perfeito é
GEOMETRIA ANALITICA VETORES.
Função 2º Grau.
Função quadrática: a função geral de 2º grau
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 1º ANO Análise do gráfico da função quadrática.
Regra de Cramer x + 2y – z =2 2x – y + z = 3
PONTO MÍNIMO e PONTO MÁXIMO
Transcrição da apresentação:

01) Abaixo, quatro das infinitas etapas da construção do fractal denominado Curva de Koch. Se a área do triângulo destacado inicialmente vale A e cada novo triângulo tem lado igual a 1/3 do lado do(s) triângulo(s) da etapa anterior, calcule a área obtida se o fractal for construído indefinidamente.

Um triângulo de área A. Área = 1 x A = A Para figuras semelhantes, se a proporção entre os lados for k, a proporção entre as áreas é k². 4 novos triângulos de área . Área = 16 novos triângulos de área . Área = Logo, a área desejada é dada por PG com razão

Tente entender o que acontece em um caso específico. 02) Qual a probabilidade de no lançamento de quatro moedas obtermos exatamente duas coroas e duas caras? CAU-TE-LA! Tente entender o que acontece em um caso específico. PCOROA.PCOROA.PCARA.PCARA É preciso considerar que podem aparecer duas coroas e duas caras em ordens diferentes, além desta! Anagramas com 4 “letras”, sendo duas duplas repetidas.

Tente resolver o caso contrário E qual a probabilidade de nesse lançamento obtermos pelo menos uma cara? NÃO INTERESSA: Tente resolver o caso contrário PCOROA.PCOROA.PCOROA.PCOROA Logo, 100%

03) Se |z| = e , sendo z um número complexo, calcule a área do triângulo de vértices nos afixos de z4 e z8 e na origem do plano complexo. FORMA TRIGONOMÉTRICA DE UM NÚMERO COMPLEXO Elevar o módulo Multiplicar o argumento

4 2 120º z4 (2; 120º) z8 (4; 240º)

04) Qual é o valor máximo da a função no intervalo O valor máximo de sen x e cos x é 1. Com isso, o valor máximo da função é (0, 1) sen x = 1 Porém, para tal valor de x temos que cos x = 0. Assim, é impossível que sen x e cos x sejam simultaneamente iguais a 1.

Relação Fundamental da Trigonometria Como , o produto proposto pode ser desenvolvido para Relação Fundamental da Trigonometria Logo, a função pode ser reescrita como

Imagem [-1, 1] g(x) = sen 2 x Período

Logo, o valor máximo de f(x) é 2. O gráfico de f(x) = 1 + sen 2x é obtido a partir de uma translação de 1 unidade do gráfico de g(x) no sentido vertical, para cima. Tem o mesmo período que g(x) e sua imagem passa de [-1, 1] para [0, 2]. 2 1 -1 Logo, o valor máximo de f(x) é 2.

+ < 0  b² - 4ac < 0 k² - 16 < 0 05) Para que valores inteiros de k a inequação x² - kx + 5 > 1 para qualquer valor de x? x² - kx + 5 > 1  x² - kx + 4 > 0 Ou seja, x² - kx + 4 é positiva para qualquer valor de x. + Duas raízes reais e distintas Δ > 0 Uma raiz real dupla Δ = 0 < 0  b² - 4ac < 0 k² - 16 < 0 Duas raízes complexas conjugadas Δ < 0 Observe que quando Δ < 0 f(x) é sempre positiva ou sempre negativa.

X k² - 16 < 0 k² < 16 k < 4 Inequação de 2º grau? Resolver graficamente! k² - 16 < 0 Parábola voltada para cima 4 e -4 são suas raízes 4 -4 + - -4 < k < 4  k pode valer -3, -2, -1, 0, 1, 2 ou 3

Inseguros???? Receosos???? OMG OMG OMG????

ENTÃO IMAGINA QUEM NÃO FEZ

POBRES CONCORRENTES!

COLE AQUI! COLE AQUI! COLE AQUI! COLE AQUI!

BOA PROVA! 2013 É NA UFRGS (E NO MUNDO!)