PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
  Ana Carolina Castelli da Silva
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
Liliani Lecco Dettogni
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
De Marina Menna Barreto
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Conhecendo a estrutura
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
Coleção Vitória-Régia
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Dominando as práticas pedagógicas
Química Orgânica Reações de Oxidação
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
2ª Aula –Projetos de Ensino de Física
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
FÍSICA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Iniciação Científica º Série/EM.
Matemática Financeira
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Matemática Financeira
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Antônio Arnot Crespo 14ª edição |2009| Matemática Financeira Fácil Capa da Obra.
Clóvis Danilo Emanuel Fábio. Projeto Inicial x Execução.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Matemática Financeira
Por Elizandro de Almeida Esquiam
Matemática Financeira
Análise da Pesquisa de Campo Cristina Martins Giselle Massaro Márcia Leão Suelen Lemos Abril/2011.
Edição de livros didáticos Um compartilhar da matemática Igor Nóbrega.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
APRESENTAÇÃO DO FOLHAS O Projeto Folhas objetiva viabilizar meios para que os professores da Rede Pública Estadual do Paraná pesquisem e aprimorem seus.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Área de Ciências da Natureza
Metodologia Científica
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
DESIGN DIDÁTICO DIGITAL Profª Dra. Vani M. Kenski 2016 Grupo 2.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
A Natureza da Ciência e seu Ensino: o papel do experimento Dr. Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA Aluno: Carlos Alberto O. Gomes

A OBRA Benigno Barreto Filho e Claudio Xavier da Silva Física aula por aula, obra seriada em 3 volumes fig. 1. Fonte: http://www2.ftd.com.br/hotsite/PNLD/2011/img/25067COL22.gif

OS AUTORES Benigno Barreto Filho Licenciado na área de Ciências em Física. Mestre em Educação pela Unicamp – SP. Pós-graduado na área de Educação em Física pela Unicamp-SP. Assessor de Física e Matemática em Escolas públicas e particulares. Professor de Física e Matemática das redes Estaduais e particulares de São Paulo. Atuou na Oficina Pedagógica da rede Estadual de São Paulo.

Cláudio Xavier da Silva Licenciado na área de Ciências em Matemática. Pós- graduado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros-MG. Assessor de Física e Matemática em escolas públicas e particulares. Professor das faculdades Pitágoras de Montes Claros. Atuou como professor e coordenador pedagógico na rede particular de ensino de São Paulo.

1.Correção e atualização de conceitos. A obra contempla todos os programas exigidos nos principais exames vestibulares do Brasil. A proposta do uso do livro é a de valorização dos conceitos Físicos que o aluno possui; O tecnicismo prevalece em toda obra (cálculos e questões objetivas de vários exames); O aprofundamento dos conceitos e teorias são prejudicado; As informações são trabalhadas gradualmente em pequenos subtítulos; Há uso da linguagem científica embora os conceitos sejam bem elementares;  

2. Contextualização do conteúdo. A obra apresenta uma contextualização muito limitada, visando apenas a apresentar problemas com o mau uso da Física e suas consequências; Limita-se apenas a imagens de fenômenos e acidentes para explicar um assunto. A contextualização estão muito distante da realidade do aluno; Os trabalhos experimentais não são prioridades embora haja algumas sugestões de trabalhos para casa

3. Apresentação de exercícios e problemas de modo claro. Os exercícios são claros, não deixando dúvida de resolução de suas questões porém, prioriza a pratica da técnica em detrimento teoria; A obra presentam uma série de questões distribuídas em duas seções denominadas “Elabore as questões” e “Elabore em casa”; As questões são variadas de caráter técnico e teórico, subjetivas e objetivas selecionadas de diversos vestibulares; A didática dos exercícios apresentam diversos níveis de resolução, questões de respostas simples, encontradas no texto ou através de cálculos, além de exercícios que levam o aluno a realizar um resgate histórico acerca de temas da Física; Não apresentam sugestões para a realização de trabalho e avaliações em grupo.

4. Uso da história e filosofia da ciência. na primeira unidade e em cada volume, encontra-se o título Os caminhos da Física que apresenta um pouco da evolução dessa Ciência e alguns físicos renomados Porém, esse assunto é muito resumido, sem o devido aprofundamento. O texto não apresenta um histórico de seus assuntos principais.