Professora Paula Melo Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I – GASES Universidade Federal do Espírito Santo
Advertisements

PROPRIEDADES DOS GASES
Os gases.
Química Aplicada /2012 Professor Valentim Nunes, Departamento de Engenharia Química e do Ambiente Gabinete: J207 – Campus.
GASES QUIMICA IIa Unidade.
Farmácia Professor: Breno Nonato Dezembro/2012
CLIQUE O MOUSE PARA NOVAS INFORMAÇÕES
Equação de estado para um gás perfeito
Mecânica dos Fluidos Problemas resolvidos
FÍSICA X SAIR Capítulo 1: Estudo dos gases Capítulo 2:
FÍSICO-QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA
E suas características
Gases Equação dos Gases Perfeitos e Constantes dos Gases Perfeitos
Estudo dos Gases Chaos = caos
ESTUDO DOS GASES O estado físico de um gás qualquer pode ser descrito a partir de quatro grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA (T); Quantidade.
Termodinâmica Gases.
GASES.
GASES prof. YOSHIO.
Ibrahim Pedro Henrique Yuri 16986
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Caderno 2 Capítulo Os gases perfeitos
Gases Ideais Prof Leonis Lourenço.
Estudo dos Gases Gases são fluídos facilmente compressíveis:
GASES ERIKA SOUZA VIEIRA.
ESTUDO DOS GASES O estado físico de um gás qualquer pode ser descrito a partir de quatro grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA (T); Quantidade.
TRANSFORMAÇÕES PARTICULARES
GASES PROFESSOR : BRUNO PEREIRA DINIZ.
Universidade Federal de Itajubá Química Geral Qui-102 Gases
I – GASES Universidade Federal do Espírito Santo
QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição
O estado gasoso Gases Química.
ESTUDO DOS GASES.
AULA 01 É NA ADVERSIDADE QUE CONHECEMOS NOSSOS AMIGOS
GASES Capítulo 10 Seminário de Química
ESTUDO DOS GASES O estado físico de uma determinada massa de qualquer gás pode ser descrito a partir de tres grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA.
GASES.
GASES Guilherme Pego de Andrade Rafael Silva de Almeida 14243
TERMODINÂMICA Estudo dos gases
Estudo dos Gases Profª.:Patrícia Regina de S.Carneiro
GASES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
CAPÍTULO 10 – GASES Michel Francisco Nagme Rachid Costa – 14459
ESTUDO DOS GASES.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA 1º CURSO INTER-SEMESTRAL Físico-Química.
A teoria cinética dos gases
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 6
Lab. Dias 19 e 21 de agosto Lei de Boyle.
AULA 01 É NA ADVERSIDADE QUE CONHECEMOS NOSSOS AMIGOS
LEI DOS GASES. ATIVIDADE PARA PRÓXIMA SEMANA ENG Gestão do Recurso Ar Turma: A01 - ATIVIDADE SOBRE LEGISLAÇÃO 1)Acessar o site
Gases.
I. Gás Ideal ou Gás Perfeito
Universidade Federal do Acre PET-Agronomia Rio Branco, Acre 2010 Petiano: José Ricardo Alves Pontes Tutor: Prof. Dr. José Ribamar.
Não esqueçam, por favor, de organizar os grupos para a terceira etapa do trabalho de CTSA.
FÍSICA X SAIR Capítulo 1: Estudo dos gases Capítulo 2:
Aula 3: Equações de Estado e Misturas de Gases. Sumário 1.0 Revisão 2.0 Gás Real 2.1 Gás de Van der Walls 2.2 Coeficientes do Virial.
Gases Capítulo 5.
Site: Capítulo 22 Estudo dos Gases.
MASSAS MEDIDAS.
ESTUDO DOS GASES PROF. SILVIO.
Gases Bruno Santana lima.
Soluções e Gases Gases.
ESTUDO DOS GASES O estado físico de uma determinada massa de qualquer gás pode ser descrito a partir de tres grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA.
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
Propriedades dos estados da matéria
Matéria Eduardo Custodio Teixeira. Matéria Eduardo Custodio Teixeira.
Estudo dos Gases Ao nos referirmos a uma substância na fase gasosa, devemos sempre fazer uso das grandezas : volume, pressão e temperatura. x 103 x 103.
Estado gasoso Miguel Neta, dezembro de 2018
GASES QUIMICA IIa Unidade.
 Cálculo estequiométrico
GASES ERIKA SOUZA VIEIRA.
Transcrição da apresentação:

Professora Paula Melo Silva Gases Ideais Professora Paula Melo Silva

Gás  Vapor Gás Substância que normalmente se encontra no estado gasoso à temperatura e pressão ambiente. (Hélio, Hidrogénio, Oxigénio, entre outros) Vapor a forma gasosa de uma substância que normalmente é um líquido ou um sólido à temperatura e pressão ambiente. (Água)

As Propriedades dos Gases Para descrever o estado gasoso são necessárias quatro grandezas. Pressão Temperatura Volume Quantidade química

Pressão: Força por unidade de área. Aparelho usado para medir pressão: Barómetro Unidades: mmHg (também chamada de torr), atmosfera (atm) que se define por: 1 atmosfera padrão = 1 atm = 760mmHg * A Unidade do SI (Sistema Internacional) é o pascal (Pa).

Leis dos Gases - Lei de Boyle A Compressibilidade dos Gases Robert Boyle estudou a compressibilidade dos gases e observou que o volume de uma massa fixa de um gás, numa dada temperatura, é inversamente proporcional à pressão do gás. Dada uma massa de gás numa temperatura constante, o produto de pressão pelo volume é constante. P1V1 = P2V2

Lei dos Gases - Lei de Charles Efeito da temperatuda sobre o Volume do Gás O volume de uma quantidade constante de gás, sob pressão também constante, aumenta com a elevação da temperatura. Enunciado da lei Se uma massa constante de gás for mantida a presão constante, o seu volume é diretamente proporcional à Temperatura Absoluta (Temperatura em Kelvin)

Lei Geral dos Gases Combinação das Leis de Boyle e Charles; O volume de um gás é inversamente proporcional a sua pressão, a temperatura constante (Lei de Boyle) e diretamente proporcional à temperatura absoluta (TºK) a pressão constante (Lei de Charles). P1 x V1 = P2 x V2 T1 T2 Essa equação é frequentemente chamada de Lei Geral dos Gases. Ela se aplica especificamente a equações onde a quantidade de gás permanece constante.

Lei de Avogadro Enunciado do Princípio de Avogadro: Volumes iguais de gases, nas mesmas condições de temperatura e pressão, têm o mesmo número de moléculas. Lei de Avogadro: o volume de um gás, a uma certa temperatura e pressão, é diretamente proporcional à quantidade do gás V = Cα x n Onde V é o volume do gás, n é o número de moles e Cα é a constante de proporcionalidade.

Lei do Gás Ideal PV = nRT Descreve o estado de um gás “hipotético”. Um Gás Ideal não existe. Entretanto, os gases reais, na pressão atmosférica ou em pressão mais baixa e nas temperaturas ambientes, comportam-se como gases ideais, com boa aproximação, e a Lei dos Gases Ideais é portanto um modelo adequado. Na CNTP, a 0ºC ou 273,15K e sob pressão de 1atm – um mol de gás ocupa o volume de 22,414L, e este volume e chamado de volume molar nas CNTP e R é igual a 0,082.

Densidade dos Gases d = m = PM V RT